Connect with us


Agro

Na Blue Zone, Fávaro apresenta Caminho Verde Brasil como iniciativa para impulsionar produção sustentável

Publicado em

Na Blue Zone da COP30, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentou nesta quarta-feira (19) o Caminho Verde Brasil como o principal programa nacional dedicado à recuperação de áreas degradadas e ao crescimento sustentável da agropecuária. A iniciativa reforça a estratégia do Brasil de ampliar a produção sem abrir novas áreas, ao mesmo tempo em que fortalece a segurança alimentar e a preservação ambiental.

Fávaro enfatizou que o programa combina responsabilidade ambiental com forte atratividade econômica para investidores e produtores. “É um belíssimo investimento. Todos aqueles que tiverem a oportunidade de investir no Caminho Verde Brasil voltarão sempre”, afirmou.

O ministro explicou que o Caminho Verde Brasil estabelece regras rígidas de proteção ambiental, garantindo que o crescimento aconteça sobre bases sustentáveis. “Nenhum produtor que for captar os recursos, ao assinar uma cédula contratando esses recursos, pode desmatar uma árvore sequer, mesmo que tenha direito. Por 10 anos, mesmo que tenha direito pelo Código Florestal, ele vai abrir mão de desflorestar para poder acessar esse recurso”.

Leia mais:  Exportações de café caem no início da safra, mas receita é recorde; preços sofrem forte volatilidade nas bolsas internacionais

O programa concentra investimentos na recuperação de áreas já antropizadas, estimulando práticas que devolvem fertilidade, matéria orgânica e produtividade a solos degradados. Esse modelo reduz a pressão por abertura de novas áreas, eleva a eficiência produtiva e consolida um caminho de desenvolvimento rural alinhado às demandas climáticas globais.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Na ocasião, também foi lançado a RAIZ (Resilient Agriculture Investment for Net Zero Land Degradation), iniciativa conduzida pela presidência da COP30, voltada à promoção de práticas sustentáveis em escala internacional. Saiba mais aqui.

Com resultados crescentes e forte adesão de produtores, o Caminho Verde Brasil se posiciona como uma das principais estratégias do Brasil para unir produção, conservação e regeneração de solos, projetando o país como referência mundial em agricultura sustentável.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook

Agro

Brasil habilita 21 novos estabelecimentos para exportar carne e miúdos bovinos à Indonésia

Published

on

Novos estabelecimentos brasileiros foram habilitados para exportar carne e miúdos bovinos para a Indonésia. Ao todo, 21 unidades foram aprovadas após auditoria presencial realizada pela autoridade sanitária indonésia, entre 27 de junho e 5 de julho de 2026, articulada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As novas unidades habilitadas estão localizadas nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Com este resultado, o total de frigoríficos brasileiros autorizados a atender o mercado indonésio saltou de 52 para 73.

A aprovação dos estabelecimentos auditados reflete o rigor do sistema de defesa agropecuária do Brasil, além de consolidar uma relação de alta confiança com as autoridades sanitárias da Indonésia. É uma conquista estratégica que gera emprego e renda em dez estados brasileiros.

MERCADO

Com mais de 280 milhões de habitantes, a Indonésia tem se destacado como um mercado de relevância para a pecuária brasileira. Em 2025, o Brasil exportou 31.511 toneladas de carne bovina para o país asiático. O ritmo se mantém em 2026: apenas no primeiro semestre, o volume exportado já atinge 17.461 toneladas.

Leia mais:  Julgamento no STF sobre cooperativas pode redefinir tributação e impactar o agronegócio brasileiro

O segmento de miúdos bovinos, cuja abertura de mercado é recente, também demonstra rápida ascensão. Apenas nos primeiros seis meses de 2026, os embarques brasileiros de miúdos para a Indonésia somaram 21.191 toneladas. Hoje, a Indonésia já o segundo maior mercado para os miúdos bovinos do Brasil.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262