Paraná
MPPR emite recomendação administrativa para que o Estado do Paraná ofereça em 2024 turma de ensino médio regular noturno em Moreira Sales
O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Goioerê, no Centro Ocidental do estado, expediu recomendação administrativa destinada à Secretaria de Educação do Paraná e ao Núcleo Regional de Educação de Goioerê para que instituam no ano letivo de 2024 turma de ensino médio regular noturno no Município de Moreira Sales, que integra a comarca.
Conforme aponta o MPPR no documento, não há turma de ensino médio noturno regular no município – que tem 11.175 habitantes, conforme o Censo de 2022 –, e, por conta disso, a Promotoria de Justiça da comarca tomou conhecimento de diversas situações de evasão escolar, especialmente de adolescentes em idade para trabalhar.
O ensino médio noturno regular é um direito previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O Ministério Público aponta nesse caso a ocorrência de omissão do Estado do Paraná e do Núcleo Regional de Educação quanto à efetivação do direito fundamental social à educação.
Os destinatários têm o prazo de 20 dias para informar se cumprirão a recomendação.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.