Connect with us


Paraná

MIS-PR leva mostra em homenagem Tiomkin ao Festival de Cinema da Lapa

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) estará no 14º Festival de Cinema da Lapa com a exposição “Homenagem a Tiomkin através de suas lentes”. A mostra presta uma homenagem ao cineasta Oswald Dias de Siqueira Filho, o Tiomkin, que deixou um impacto significativo na indústria cinematográfica paranaense. A exposição estará aberta ao público de sexta-feira a domingo (28 a 30), na Casa da Música, com entrada gratuita.

O MIS-PR, com o compromisso em preservar e promover a cultura audiovisual paranaense, leva aos visitantes do Festival essa exposição em homenagem à vida do produtor curitibano, que por 24 anos foi dedicada ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, contribuindo com o setor de pesquisa da instituição cultural. Dentre os destaques, estão alguns objetos pessoais de Tiomkin e que hoje fazem parte do acervo do MIS-PR, após o falecimento do cineasta em janeiro de 2021. Esses itens oferecem uma perspectiva íntima e enriquecedora da vida e do trabalho do cineasta, em uma conexão mais próxima com seu legado.

Leia mais:  Unicentro e Unespar ofertam 564 bolsas para estudantes de graduação

O acervo cuidadosamente selecionado também é composto por fotografias do homenageado, temáticas releituras de filmes clássicos, como “O Grande Gatsby” e “La Dolce Vita”. A exposição destaca a trajetória de Tiomkin na indústria cinematográfica, revelando ao público um olhar aprofundado sobre suas produções no cinema.

FESTIVAL – O 14º Festival de Cinema da Lapa, que acontece na cidade histórica do Paraná, começa nesta quinta-feira (27) com programação que inclui exibição de filmes brasileiros, realização de oficinas e a entrega do Troféu Tropeiro. Nesta edição, a primeira totalmente presencial desde a pandemia, a atriz Nívea Maria será homenageada. Ela será apresentadora do evento, ao lado do ator Gustavo Piaskoski. O evento é promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa neste ano tem programação também em Curitiba, em parceria com o Cine Passeio. 

SERVIÇO

Homenagem a Tiomkin através de suas lentes

De 28 a 30 de julho

Festival de Cinema da Lapa – Casa da Música

Rua Cel. Francisco Cunha s/n, Centro Histórico – Lapa

Entrada gratuita.

Leia mais:  Juízo da Comarca de Arapoti/PR defere a habilitação para o casamento de brasileira com médico cubano participante do Programa do Governo Federal Mais Médicos para o Brasil.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Procurador-Geral de Justiça do Paraná participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

Published

on

PGJ participa de reunião no STF sobre enfrentamento do crime organizado

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou de reunião com o Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (10/11), em Brasília, para discutir ações conjuntas de enfrentamento do crime organizado e estratégias de cooperação entre instituições. 

O encontro teve como pauta a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas, e a implementação de estratégias conjuntas para intensificar o combate às facções criminosas e garantir o cumprimento das determinações do STF sobre a realização de operações policiais em comunidades vulneráveis.

Protagonismo do MP

Francisco Zanicotti enfatizou que o Ministério Público precisa ser o protagonista nas discussões envolvendo o combate ao crime organizado, o controle externo da atividade policial e a segurança pública, o que foi acolhido pelo Ministro Alexandre de Moraes. “Essa é uma responsabilidade que nos cabe como titular exclusivo da ação penal pública em nome da sociedade brasileira”, afirmou Zanicotti.

O encontro contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, dos demais Procuradores-Gerais de Justiça dos estados e do Distrito Federal e do Procurador-Geral do Ministério Público Militar.

Leia mais:  MPPR, PM e Polícia Civil deflagram Operação Justo Pó, com cumprimento de ordem judicial e prisão de procuradora Jurídica de Formosa do Oeste

O Ministro Alexandre de Moraes destacou que o combate ao crime organizado exige planejamento, integração, uso de inteligência e maior eficiência da Justiça Criminal. Segundo ele, é necessário adotar medidas além do aumento de penas, como o fortalecimento do controle do Estado sobre o sistema penitenciário e o combate às fontes financeiras das organizações criminosas.

Marco do Crime Organizado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi convidado por Alexandre de Moraes e participou de parte da reunião. Houve concordância sobre a necessidade de uma redação do Marco do Crime Organizado (Projeto de Lei 5.582/2025) que estabeleça com clareza as competências, sempre no intuito de ter mais efetividade no enfrentamento da criminalidade organizada.

Hugo Motta, anunciou que um novo relatório sobre o projeto de lei do deputado Guilherme Derrite poderá ser apresentado até o final do dia.

Integração e proteção de membros

Na reunião, foi destacada ainda a importância de ampliar a integração entre os Ministérios Públicos estaduais e federal, com uso de tecnologia e compartilhamento de informações para fortalecer a eficiência das investigações. Outro ponto abordado foi a proteção de membros do Ministério Público que atuam em casos sensíveis e o reforço dos mecanismos de cooperação institucional.

Leia mais:  Carteira assinada: Agências do trabalhador ofertam 18,7 mil vagas no Estado

CNPG

Dando continuidade aos compromissos na capital federal, Francisco Zanicotti participou, na manhã desta terça-feira (11/11), da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

*Com informações do STF e do CNPG

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262