Connect with us


Educação

MEC participa de feira de diversidade alimentar

Publicado em

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza, de 23 a 25 de abril, a Feira Brasil na Mesa. O evento é aberto ao público e busca valorizar alimentos da diversidade brasileira para aproximar produção, pesquisa, políticas públicas e consumo. A programação ocorrerá na Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), e contará com a parceria do Ministério da Educação (MEC), além de outros ministérios e órgãos públicos, bem como da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e do Sebrae. Durante o evento será celebrado o aniversário de 53 anos da Embrapa. 

A Feira Brasil na Mesa tem como objetivo dar visibilidade à riqueza alimentar do país, especialmente àquilo que é produzido pela agricultura familiar, pelo pequeno e médio produtor e por povos e comunidades tradicionais. A proposta é transformar essa diversidade em conhecimento, oportunidade econômica e maior conexão entre campo e sociedade. 

A feira terá degustações, Cozinha Show (experiência gastronômica onde chefs preparam pratos ao vivo, na frente de clientes ou espectadores), feira de produtores, resultados de pesquisa, programas e políticas públicas, rodada de negócios e praça de alimentação. Os visitantes poderão ver vitrines de tecnologias e percorrer uma trilha pelo Cerrado.  

Leia mais:  Governo do Brasil lança Novo Desenrola Brasil

Um dos espaços centrais será o Estande Brasil, no qual o MEC apresentará o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), uma das mais consolidadas políticas educacionais brasileiras, reconhecida internacionalmente, que distribui diariamente cerca de 50 milhões de refeições para quase 39 milhões de estudantes da educação básica de escolas públicas. 

Também estarão presentes no Estande Brasil os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Meio Ambiente (MMA); e Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Além disso, representantes do MEC participam de seminários técnicos de curta duração durante a programação do evento ao lado de pesquisadores da Embrapa e de universidades, organismos internacionais, Sebrae, ApexBrasil e outros ministérios.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Embrapa 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Grupo discute saúde e condições de trabalho docente

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o grupo de trabalho (GT) sobre as condições de trabalho e saúde ocupacional do magistério na primeira infância. O objetivo é elaborar recomendações para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas às condições de saúde desses profissionais. O colegiado foi instituído por meio da Portaria nº 725, de 13 de agosto de 2026, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14).

Com base em estudos, o GT reunirá e sistematizará evidências científicas para produzir recomendações que contribuam para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas à saúde ocupacional, à ergonomia e às condições de trabalho dos profissionais que atuam na primeira infância.

O grupo será liderado pela Coordenação-Geral de Articulação Federativa da Subsecretaria da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (SNPPI) e será composto por representantes do MEC; do Conselho Nacional de Educação (CNE); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais; do Instituto Rui Barbosa; da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas; do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação; da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; da Associação Nacional de Política e Administração da Educação; da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação; da Rede Nacional Primeira Infância; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; do Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo; e do Fórum Nacional de Educação.

Leia mais:  Fies 2026 disponibiliza 1,3 mil vagas no Espírito Santo

O prazo de duração do GT será de 120 dias, prorrogável uma única vez por até 30 dias. Ao final das atividades, o documento com as recomendações será apresentado ao subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância do MEC.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262