Connect with us


Educação

MEC oferece formação para auxiliares da educação infantil

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o Curso Técnico de Formação de Auxiliar de Docência de Educação Infantil, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A formação faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). A iniciativa busca ampliar a qualificação de 40 mil profissionais que atuam diretamente nas salas de educação infantil em redes de todo o país.  

Com carga horária de 800 horas e ofertado na modalidade a distância, a capacitação tem previsão de início para janeiro de 2026. O curso foi estruturado para fortalecer a formação técnica dos auxiliares, ampliando repertórios pedagógicos e contribuindo para práticas mais qualificadas no atendimento às crianças.  

A adesão deve ser realizada pelas secretarias de educação, por meio do Módulo PAR4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para confirmar a participação, é necessário assinar o termo de adesão e indicar os profissionais que comporão as turmas. O prazo final para adesão é 21 de dezembro de 2025.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  

Fonte: Ministério da Educação

Leia mais:  Redes podem garantir recursos para infraestrutura até hoje (7)

Comentários Facebook

Educação

PodMEC debate desigualdades educacionais e evasão escolar

Published

on

No PodMEC desta segunda-feira, 21 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) debate a trajetória escolar, com um foco especial na evasão, nas condições de permanência e nas desigualdades educacionais. Um dos principais tópicos da conversa foi o papel do programa Pé-de-Meia como mecanismo de enfrentamento desse desafio. O quinto episódio já está disponível no canal do MEC no YouTube e no perfil da pasta no Spotify. 

Apresentado pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, e pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, o programa contou com a participação do coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, Michael França, e da professora Célia Ratusniak, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Pé-de-Meia – O programa oferece incentivos financeiros para que os estudantes não precisem abandonar os estudos. Por meio da iniciativa, estudantes que obtiverem uma frequência mínima de 80% nas aulas receberão R$ 200 mensais, que podem ser sacados a qualquer momento. Além disso, eles também receberão mil reais pela conclusão de cada um dos anos do ensino médio, que só podem ser utilizados após a conclusão da etapa de ensino, e mais R$ 200, ao final do 3º ano, por participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Leia mais:  MEC inaugura sede do Campus Catalão do IF Goiano

PodMEC Especialistas – O PodMEC Especialistas é um videocast realizado pelo MEC para aprofundar o debate sobre temas estratégicos da agenda educacional brasileira. A iniciativa reúne especialistas e gestores públicos para explicar políticas, programas e ações de forma qualificada, acessível e transparente.   

O programa já debateu a Educação em Tempo Integral, os Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os exames nacionais de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e de Residência (Enare) e a educação de jovens e adultos (EJA). Todo o conteúdo está disponível no canal oficial do MEC no YouTube e no perfil do ministério no Spotify.   

Multimídia

 Assista ao vídeo:

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262