Economia
MDIC inicia consultas públicas sobre acordos do Mercosul com Vietnã e Coreia do Sul
O governo federal iniciou nesta quarta-feira (1°/4), por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), consultas públicas para reunir contribuições da sociedade sobre as negociações comerciais do Mercosul com o Vietnã e a República da Coreia. As contribuições deverão ser encaminhadas em 45 dias, conforme orientações disponíveis em formulários específicos para cada acordo.
A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e tem como objetivo qualificar a atuação do Brasil nas negociações, com base em contribuições do setor privado, da academia e da sociedade.
No caso da República da Coreia, a Circular Secex nº 25/2026 trata da possível negociação de um Acordo de Livre Comércio, com escopo amplo e abrangente, incluindo acesso a mercados de bens e serviços, investimentos e disciplinas como regras de origem, medidas sanitárias e fitossanitárias, barreiras técnicas ao comércio e comércio digital.
Já em relação ao Vietnã, a Circular Secex nº 26/2026, em linha com o mandato aprovado pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior em setembro de 2025, trata da negociação de um Acordo de Preferências Comerciais, instrumento mais restrito, voltado à ampliação gradual do comércio bilateral, com foco na redução tarifária em setores selecionados e na facilitação de fluxos comerciais.
As manifestações recebidas subsidiarão a definição da posição negociadora do Brasil nas tratativas conduzidas em conjunto com os demais países do Mercosul, além de permitir a identificação de oportunidades e desafios para os diferentes setores da economia brasileira.
>> Vietnã
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Economia
Programa Selo Verde recebe contribuições sobre Requisitos de Avaliação da Conformidade para Sustentabilidade de Produtos e Serviços
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) colocou em consulta pública proposta de Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) para sustentabilidade de produtos e serviços do Programa Selo Verde Brasil.
Até 18 de outubro, fabricantes, prestadores de serviços, entidades representativas, organismos de avaliação da conformidade, especialistas, instituições acadêmicas, consumidores, órgãos públicos e demais interessados podem analisar a proposta e apresentar sugestões, críticas e informações técnicas, por meio da plataforma Brasil Participativo.
O Selo Verde Brasil busca atestar de maneira confiável e verificável o desempenho de produtos e serviços em dimensões ambientais, sociais e de governança (ASG). A consulta pública é uma etapa fundamental de participação social, abrindo espaço para receber contribuições que permitam identificar oportunidades de aperfeiçoamento dos requisitos propostos, bem como de dificuldades de aplicação das regras, custos, riscos e impactos não previstos.
Assim, o Selo Verde amplia as oportunidades para os produtos brasileiros, ao estimular a redução dos impactos ambientais, a adoção de práticas circulares e o desenvolvimento de soluções mais inclusivas, contribuindo também para o fortalecimento das cadeias produtivas e o aumento da eficiência industrial.
Regras geral e específicas
O documento em consulta pública apresenta a regra geral, os procedimentos administrativos para a certificação e o padrão de identidade visual do Selo de Identificação da Conformidade. Entre os principais pontos estão a aplicação exclusiva a produtos e serviços nacionais; a adoção de um modelo de certificação com avaliação inicial, auditorias periódicas e recertificação; além da exigência de auditoria do Sistema de Gestão Ambiental baseada na ISO 14001 e verificações anuais para manter a conformidade com os requisitos do programa.
Além disso, o documento apresenta dois anexos de requisitos específicos. Nesta etapa, estão em análise os requisitos aplicáveis aos polímeros de eteno de fonte renovável e aos produtos fabricados a partir desses materiais, como embalagens, frascos, sacolas e outros produtos plásticos.
O texto em consulta pública foi elaborado pelo Inmetro em parceria com a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV/MDIC) e representantes dos setores inicialmente priorizados pelo Comitê do Programa Os RAC serão a base para a concessão, a manutenção e a renovação da certificação do Selo Verde Brasil.
Os Requisitos de Avaliação da Conformidade complementam os requisitos previstos em normas técnicas e nos regulamentos gerais de avaliação da conformidade. Enquanto a norma define o que deve ser atendido, o regulamento determina como será verificado se esse atendimento ocorreu.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
Paraná6 dias agoMPPR ajuíza ação para a suspensão de contratações temporárias na Secretaria Estadual de Saúde e convocação de candidatos aprovados em concurso público
-
Paraná6 dias agoEm Marialva, homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por estuprar e engravidar a própria filha adolescente é condenado a quase 56 anos de reclusão
-
Política Nacional4 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes6 dias agoSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
Educação5 dias agoPlataforma Enem Libras já está disponível para consulta
-
Política Nacional5 dias agoComparecimento às urnas é usado como prova de vida do INSS
-
Educação5 dias agoEstudo sugere que Bets prejudicam 2 milhões de estudantes
-
Esportes4 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
