Paraná
Maratona da Sanepar em Cascavel reuniu mais de 2 mil atletas; confira os vencedores
A Maratona Avenida Brasil, promovida pela Sanepar e a Prefeitura de Cascavel, neste domingo (14), teve um dos mais expressivos números de participações. Nas quatro provas de rua foram registrados 2.024 atletas de 99 cidades de sete estados brasileiros. Eles percorreram trechos de 5, 8, 15 e 42 quilômetros, além da caminhada e corrida kids. Paraná foi o estado com maior número de participantes nas provas, seguido por Santa Catarina e São Paulo.
O Centro de Eventos de Cascavel foi o palco da maratona, que se constituiu em um dos maiores eventos esportivos da cidade. Além dos atletas, as torcidas, familiares, equipes de apoio, parceiros e uma grande estrutura de hidratação, saúde e de conforto contribuíram com a vibração positiva desde a preparação, largada, chegada e premiação dos atletas.
A largada das provas foi dada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José, às 6 horas, com a participação da Banda da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada.
O vencedor da maratona no masculino, Marcelo Teixeira, de Cascavel, concluiu o percurso de 42 km em 2 horas e 44 minutos. Foi a primeira vez que ele alcançou o posto mais alto do pódio. Marcelo participou de outras cinco maratonas e disse que se preparou muito para essa prova. “Foi uma prova dura, mas controlei o ritmo e treinei bastante para dar tudo certo. O clima ajudou bastante, nos favoreceu”, destacou.
Também subiram ao pódio Carlos Eduardo Pedroso, outro corredor de Cascavel, na segunda colocação, e Guilherme Henrique Bueno Czuy, de Pato Branco, em terceiro colocado.
Na maratona feminina, a campeã foi Cenira Rosa Cechin Skorek, de Dois Vizinhos, com o tempo de 3 horas e 50 minutos, seguida de Dayse Cristina Onuki, de Cascavel, e Vivian Dambrowski, de Curitiba.
Cenira diz que a prova foi de superação. “Um percurso difícil e chuvoso, mas consegui vencer”, disse. A campeã gostou muito da organização do evento. “Uma prova bem equipada, com bastante estafe na rua, bem sinalizada, hidratação à vontade, largada na hora, sem atrasos, perfeita”, afirmou.
Os atletas que concluíram o percurso dos 42 quilômetros levaram como lembrança a camiseta finisher, prêmio diferencial oferecido pela Sanepar aos que ousaram se desafiar para essa prova.
Os resultados de cada categoria podem ser conferidos AQUI.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado tem a meta de ampliar o turismo nos segmentos rural e religioso a partir de 2026
A última reunião de 2025 dos grupos de trabalho do Turismo Rural e Turismo Religioso do Paraná, realizada nesta quinta-feira (4), abordou os avanços dos segmentos, as ações desenvolvidas no período e as perspectivas para 2026.
O vice-governador Darci Piana participou do encontro e destacou a força dos dois segmentos na economia do Estado e seu impacto no desenvolvimento territorial. “O turismo religioso é o maior turismo do mundo, depois vem o de negócio, depois o de passeio e tantos outros. E o Paraná tem um orgulho muito grande de ser o Estado que cresce em turismo”, afirmou. Ele também ressaltou o crescimento e o potencial do turismo rural, que gera renda para famílias do campo.
Promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), o encontro, realizado com apoio da Fecomércio-PR, reuniu instituições parceiras, representantes dos territórios turísticos, produtores, santuários e técnicos que integram os dois colegiados.
Para o secretário de Estado de Turismo, Leonaldo Paranhos, o encontro reforçou a continuidade do trabalho de organização dos segmentos. “Os grupos de trabalho têm papel fundamental na estruturação do turismo rural e do turismo religioso. Eles reúnem instituições, produtores e lideranças que nos ajudam a transformar demandas em projetos e políticas públicas. O balanço de 2025 mostra avanços importantes, e o planejamento apresentado dá condições para que 2026 seja um ano ainda mais forte para esses segmentos”, afirmou.
O Paraná terá novidades na área de turismo religioso e rural, segundo o o diretor-geral da Setu, Jefferson Abade. “Estamos trabalhando em grandes projetos em comunhão com outras secretarias de Estado. Vamos fazer o que chamamos de Território de Oportunidades: visitar os 18 territórios turísticos instalados recentemente pelo Governo do Estado e levar oportunidades para os empreendedores no meio rural, no meio religioso, nas lanchonetes, nos restaurantes, nas pousadas”, explicou.
- Comboio de turistas sobre rodas passa pelo Litoral e RMC a partir desta quinta-feira
- Estado incentiva empresários do turismo a concorrer ao Prêmio Embratur Visit Brasil
EXPERIÊNCIAS ÚNICAS – A coordenadora de Gestão e Sustentabilidade e do Turismo Rural da Setu, Alessandra Xavier, apresentou a nova identidade visual do segmento, aprovada em votação pelo grupo, e a nova aba temática no site da Setu. Também detalhou as diretrizes para o próximo ano, como a minuta de resolução, a criação de câmaras temáticas e o termo de compromisso em elaboração com o IDR-Paraná.
“O Paraná carrega de forma muito forte as características do meio rural e também da fé, refletidas nos nossos atrativos, santuários e ambientes produtivos. O turismo rural e o turismo religioso oferecem experiências únicas e dialogam com tendências que discutimos ao longo do ano, especialmente a diversificação da oferta. O nosso papel é aproveitar o que o Estado tem de melhor e somar esforços para fortalecer esse trabalho”, disse.
O coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso e assessor da Governadoria, Eliseu Rocha, ressaltou a visibilidade alcançada pelo segmento. “A Secretaria de Turismo e seus programas deram uma visibilidade inédita ao turismo religioso em nível nacional”, disse.
Ele afirmou que iniciativas como o Paraná Mais Eventos (de apoio a grandes eventos do setor), o Paraná Mais Infra (obras de construção, reforma e revitalização, aquisição de equipamentos e sinalização turística) e o Paraná Mais Viagem (que divulga os potenciais turísticos do Paraná, junto aos próprios paranaenses) ampliaram a presença do Estado no turismo religioso e permitiram que os 399 municípios tivessem seus atrativos religiosos divulgados e fortalecidos.
Fonte: Governo PR
-
Brasil3 dias agoPor unanimidade, Contran aprova resolução que democratiza acesso à CNH; entenda o que muda
-
Polícial6 dias agoDelegado Getúlio de Moraes Vargas é eleito membro do Conselho da PCPR
-
Brasil6 dias agoSem custo: bicicletas e cadeiras de rodas elétricas não pagam IPVA
-
Brasil6 dias agoVinte e quatro pessoas são presas em operação contra organização criminosa que movimentou R$ 27 milhões em dois anos
-
Entretenimento5 dias agoClaudia Leitte surge com novo visual e encanta seguidores: ‘Tenho razão’
-
Paraná5 dias agoSurpresa revelada: Gusttavo Lima vai se apresentar no Verão Maior Paraná
-
Agro5 dias agoBrasil caminha para safra recorde, mas produtor mantém vendas travadas
-
Política Nacional6 dias agoComissão discute impacto do turismo off-road no Brasil
