Connect with us


Educação

ITA tem 154 estudantes aprovados no vestibular de 2026

Publicado em

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a chamada final do Concurso de Admissão aos novos alunos de graduação da turma de 2026. Ao todo, 154 alunos foram aprovados nesta fase, além de quatro oficiais-alunos da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a segunda turma do ITA com ampliação no número de vagas.   

Conforme previsto em edital, os novos aprovados poderão ser incorporados nos próximos dias, a fim de completar o número total de vagas oferecidas no vestibular. Ao longo da formação, os alunos poderão optar pelas especialidades oferecidas no campus de São José dos Campos (SP) ou no novo campus de Fortaleza (CE). Em São José dos Campos, o ITA forma engenheiros nas áreas de Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Eletrônica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Já no campus de Fortaleza, serão ofertados os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. 

Reconhecido como um dos processos seletivos mais concorridos do país, o Concurso de Admissão ao ITA atraiu, para a turma de 2026, mais de 10 mil candidatos. Entre os aprovados está Sabrino Brito Lira, de 23 anos, que conquistou a vaga após seis tentativas. “Eu me emocionei muito, porque, no último ano, cheguei a pensar que não pertencia a esse lugar, depois de tantas tentativas. Agora, estar aqui e ouvir as boas-vindas é muito gratificante. Minha expectativa é aproveitar ao máximo todas as oportunidades”, relatou. 

Leia mais:  Seminário em Santa Catarina debate ações para bebês e crianças

O estudante Lucas dos Santos Gomes, também de 23 anos, compartilha sentimento semelhante. Aprovado na terceira tentativa e no limite da faixa etária para ingresso na graduação, ele destacou a importância da persistência. “Tenho muitos amigos que continuam tentando, e o conselho que eu daria é que tudo tem o seu momento certo”, afirmou. “Essa experiência está sendo ainda melhor do que eu imaginava, e representa a realização de um grande sonho da minha vida”, concluiu. 

O Concurso de Admissão ao ITA é composto por diversas etapas, que incluem provas objetivas e dissertativas, exames médicos, exames toxicológicos e avaliação de heteroidentificação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.   

Mais informações sobre o resultado do vestibular estão disponíveis no portal do ITA.   

Cerimônia – A cerimônia, que marca a última etapa do processo seletivo para ingresso no Instituto, ocorreu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). 

A solenidade contou com a presença do reitor do ITA, professor doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), coronel de infantaria Márcio Simões Pereira Campos; do chefe da seção de Vestibular do ITA, coronel especialista em comunicações João Batista do Porto Neves Junior; além de representantes do Centro Acadêmico Alberto Santos Dumont (CASD), órgão representativo dos estudantes junto ao Instituto. 

Durante a cerimônia, os novos estudantes foram recepcionados pelo reitor do ITA, professor doutor Guilherme Lorenzi, que deu as boas-vindas à turma e ressaltou o significado do momento para a trajetória pessoal e acadêmica dos ingressantes. “Este é um momento marcante da vida e da carreira de cada um de vocês. Que seja vivido com responsabilidade, mas também com equilíbrio e leveza”, afirmou. 

Leia mais:  Fies 2026 disponibiliza 255 vagas no Acre

O comandante do CPORAER-SJ, coronel Márcio, também se dirigiu aos ingressantes, apresentando orientações sobre o período de formação militar, obrigatório para os alunos do primeiro ano. “Estaremos todos juntos, preparados para oferecer uma formação integral, alinhada às expectativas do ITA de formar técnicos altamente competentes e profissionais conscientes de seu papel na sociedade”, destacou. 

ITA Ceará – Com sede em São José dos Campos, o ITA terá, pela primeira vez em 75 anos de história, um campus fora do estado de São Paulo. O campus do ITA Ceará foi anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2024, e está sendo construído em Fortaleza.   

O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade, no Ceará, em 2027, para dar prosseguimento às atividades.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do ITA  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

MEC credencia novas universidades comunitárias: entenda o modelo

Published

on

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), publicou, na terça-feira, 1º de setembro, seis portarias relativas às Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices), uma de qualificação e cinco de renovação. A instituição qualificada foi a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Minas Gerais. As renovações foram publicadas para as seguintes instituições: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e Universidade do Vale do Taquari (Univates). Todas as portarias têm validade de cinco anos. 

As Ices são constituídas na forma de associação ou fundação, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que ofertam serviços gratuitos à população, proporcionais aos recursos que eventualmente obtiverem do poder público. Também institucionalizam programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados à formação e desenvolvimento dos alunos e ao desenvolvimento da sociedade. 
 
No início deste ano, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria MEC nº 71, que estabelece procedimentos para a qualificação, o monitoramento e a formalização de parcerias entre o poder público e as Ices. De acordo com a portaria, as instituições comunitárias qualificadas poderão acessar recursos públicos federais para o desenvolvimento de atividades de interesse público, inclusive por meio de editais de fomento e de emendas parlamentares. A norma também prevê que essas instituições possam atuar como alternativa na oferta de serviços públicos educacionais, respeitando os princípios da legalidade, da transparência e da finalidade pública. 
 
Categorias administrativas da educação superior 
 
As instituições de educação superior são divididas em seis categorias administrativas: as públicas podem ser municipais, estaduais ou federais. Já as privadas podem ter ou não fins lucrativos. Também há a categoria das universidades de caráter especial, que não se enquadram nem como públicas e nem como privadas, pois foram criadas por lei, mas cobram mensalidade. 
 
Públicas  Mantidas pelos governos. As federais, pela União; as estaduais, pelos governos de cada unidade federativa; e as municipais, pelas prefeituras. As federais e as estaduais são gratuitas e o acesso geralmente ocorre por meio de processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou vestibulares próprios.  
 
Privadas – Quanto às universidades privadas, além das comunitárias, estão as confessionais, ligadas a doutrinas religiosas; as filantrópicas, focadas em assistência social e oferta de bolsas de estudo e também sem fins lucrativos; e as privadas, cujo objetivo é gerar lucro para os donos ou acionistas. Oferecem formas de entrada subsidiadas por programas governamentais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições particulares pagas podem variar desde faculdades de pequeno porte até grandes redes educacionais. 

Leia mais:  Ideb avança nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondônia

 
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262