Paraná
IPVA 2026: quarta parcela para placas 3 e 4 vence nesta sexta-feira
O prazo de pagamento da 4ª parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 para veículos com placas terminadas em 3 e 4 encerra nesta sexta-feira (10). Ao todo, de acordo com a Receita Estadual do Paraná, cerca de 1,3 milhão de contribuintes optaram pelo pagamento parcelado.
Para esses contribuintes, o vencimento das cotas deste mês de abril termina na quarta-feira (15), conforme o número final da placa do veículo. Por isso, é importante acompanhar o cronograma de vencimentos para evitar atrasos, perda de benefícios e problemas decorrentes da inadimplência.
ATRASO – A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 20% do valor do imposto.
COMO PAGAR – As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerá-las. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como já aconteceu no exercício 2025, os contribuintes podem pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.
- Prêmio de R$ 100 mil do Nota Paraná de abril vai para moradora de São Miguel do Iguaçu
- Com R$ 703,6 milhões, Paraná foi o estado que mais investiu no 1º bimestre de 2026
ALÍQUOTAS – Com alíquota geral de 1,9% sobre o valor venal dos veículos, o Paraná tem um dos menores IPVAs do país. Contudo, em alguns casos, os proprietários pagam ainda menos.
Ônibus, caminhões, veículos de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV) são tributados em 1% no Estado. Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves já utilizam GNV no Paraná. A conversão deve ser feita exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, as motocicletas de até 170 cilindradas continuam isentas do imposto, mantendo a política adotada no IPVA 2025.
SITES FALSOS – A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.
Confira o vencimento por final de placa da quarta parcela do IPVA 2026:
1 e 2: 09/04 (vencido)
3 e 4: 10/04
5 e 6: 13/04
7 e 8: 14/04
9 e 0: 15/04
Fonte: Governo PR
Paraná
Filmes paranaenses ganham espaço na Tela Brasil com 18 produções disponíveis
O audiovisual produzido no Paraná está entre os destaques do catálogo da Tela Brasil, plataforma pública e gratuita de streaming lançada pelo governo federal para ampliar o acesso às produções nacionais. Ao todo, 18 obras paranaenses integram a seleção de estreia do serviço, que reúne 555 filmes, séries e produções audiovisuais de diferentes épocas e regiões do País, disponíveis gratuitamente para o público por meio de acesso com conta Gov.br.
Coordenada pelo Ministério da Cultura, a Tela Brasil foi criada com o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro, reunindo em um único ambiente digital obras produzidas entre 1910 e 2025. O catálogo contempla longas, curtas, médias-metragens, telefilmes e séries, além de produções que marcaram a história do cinema nacional e títulos contemporâneos, todos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendagem descritiva e tradução em Libras.
A presença de 18 produções paranaenses reforça a relevância do Estado no cenário audiovisual brasileiro. Entre os títulos disponíveis estão “A Lenda das Cataratas”, “A Velha e o Mar… e a Batedeira”, “Adam”, “Booker Pittman”, “Garoto Barba”, “Julieta de Bicicleta”, “Mulheres que Migram”, “Parabéns a Você”, “Pausa para o Café”, “Pequenas Insurreições”, “Preciso Te Contar Uma Coisa”, “Quarto 411”, “Silêncio Bruto”, “Sobre Amizade e Bicicletas”, “Sylvia”, “Visita Íntima”, “Viva Volta” e “Vivi Lobo e o Quarto Mágico”.
Para Luiz Gustavo Vilela, secretário executivo da PrFilm Commission, da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a presença do Estado no catálogo demonstra a trajetória consolidada da produção audiovisual paranaense. “A Tela Brasil foi uma iniciativa muito bem-vinda, que o setor recebeu com muito bons olhos. Termos esses 18 títulos paranaenses é também um testemunho da força do setor aqui no Estado”.
“Tivemos um incremento recente no aporte público ao audiovisual, o que faz com que muitas produções mais recentes ainda estejam em circulação comercial. Seguimos trabalhando para que as produções do Paraná sejam cada vez mais acessíveis e alcancem uma visibilidade ainda maior”, disse.
A seleção evidencia a diversidade da produção no Paraná, reunindo documentários, ficções, animações e obras experimentais que refletem diferentes narrativas, territórios e olhares sobre a cultura brasileira. A disponibilidade gratuita desses títulos amplia o alcance das produções e fortalece a circulação do cinema paranaense em todo o país.
COMO ACESSAR – A plataforma Tela Brasil pode ser acessada gratuitamente mediante login com conta Gov.br. O catálogo completo e mais informações sobre cada uma das obras estão disponíveis no portal oficial da iniciativa, que reúne centenas de produções brasileiras em exibição sob demanda. O acesso é gratuito e permite que espectadores de todo o país conheçam parte significativa da produção audiovisual nacional.
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional6 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Esportes5 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Política Nacional4 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
-
Paraná5 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Política Nacional6 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Brasil4 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
