Agro
Indonésia amplia lista de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne bovina
O governo da Indonésia oficializou nesta segunda-feira (8) a habilitação de 17 novos frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura do Brasil.
Total de estabelecimentos brasileiros autorizados chega a 38
Com a medida, o número de frigoríficos autorizados a atender o mercado indonésio sobe para 38, um crescimento de 80% em relação ao total anterior.
Expectativa de aumento nos embarques e diversificação de produtos
Segundo o Ministério da Agricultura, a ampliação da lista de habilitados deve impulsionar tanto o volume quanto a variedade das exportações de carne bovina brasileira para a Indonésia. “A expectativa é de que as novas habilitações reforcem a posição do Brasil como um dos principais fornecedores do Sudeste Asiático”, destacou a pasta em comunicado oficial.
Oportunidades no Sudeste Asiático
A Indonésia é considerada um mercado estratégico para a carne bovina brasileira, devido ao seu consumo crescente e à demanda por produtos diversificados. A inclusão de novos frigoríficos amplia as oportunidades de negócios para exportadores brasileiros e fortalece a presença do país na região.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Conab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou, na última quinta-feira (18), a modernização da Unidade Armazenadora (UA) de Ananindeua (PA), devolvendo 17,5 mil toneladas de capacidade estática ao mercado. Com a reforma, a estatal busca reduzir o gargalo de armazenagem na região, permitindo que o produtor paraense tenha onde guardar sua safra com segurança e evitar a venda forçada no momento da colheita, quando os preços costumam ser pressionados pela oferta elevada.
O reforço na logística faz parte de um conjunto de medidas para alavancar a produção no Estado, que incluiu o aporte de R$ 3,1 milhões via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além do capital para comercialização, a estatal entregou oito mini colheitadeiras e quatro kits de maquinários, focados em resolver gargalos operacionais que limitam a escala e a produtividade da agricultura familiar local.
O volume de R$ 3,1 milhões será direcionado à compra de 147,2 toneladas de alimentos, além da entrega de 18,8 toneladas de sementes crioulas e 23,5 mil mudas frutíferas. A estratégia é fomentar a agrobiodiversidade e garantir que as comunidades tenham insumos de qualidade para o plantio.
A Associação Estadual de Agricultores e Guardiões da Agrobiodiversidade na Amazônia (Aefaga), de Igarapé-Açu, foi uma das entidades beneficiadas, com um contrato de R$ 615 mil. O recurso viabilizará a distribuição de mudas e sementes para 385 famílias em Ananindeua, Santa Luzia do Pará e Viseu, conectando a produção dessas propriedades ao mercado.
Desde 2023, a atuação da Conab no Pará soma mais de R$ 96,3 milhões em investimentos, distribuídos em 328 projetos. O trabalho alcança 94 municípios, permitindo a comercialização de 12,2 mil toneladas de alimentos produzidos por cerca de 8,3 mil famílias. As ações visam garantir renda ao produtor e, ao mesmo tempo, regular o abastecimento regional, oferecendo infraestrutura de estocagem para o escoamento eficiente da produção.
Fonte: Pensar Agro
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Esportes7 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes7 dias agoUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
Educação6 dias agoPublicação debate intersetorialidade na educação integral
