Connect with us


Paraná

IAT tem nova programação no Verão Maior Paraná a partir da próxima semana

Publicado em

A programação educativa do Instituto Água e Terra (IAT) que integram o Verão Maior Paraná está a todo vapor. As ações acontecem nas arenas oficiais em Pontal do Paraná, no balneário de Shangri-lá, e em Matinhos, na praia de Caiobá, e incluem jogos, brincadeiras e atividades educativas seguindo eixos temáticos que mudam semanalmente.

A partir de segunda-feira (19) o foco da agenda será o eixo “Projetos e Programas do IAT”, com programação que destaca as principais iniciativas ambientais desenvolvidas pelo Instituto, promovendo, ao mesmo tempo, o lazer e a conscientização ambiental junto à população. As atividades são promovidas pelo Núcleo de Educação Ambiental e a Diretoria de Patrimônio Natural do IAT.

O destaque da programação inclui oficinas de artes gratuitas para as crianças, que ocorrerão no estande do IAT em Caiobá entre 19 e 23 de janeiro, das 10h às 11h e das 15h às 16h. As atividades serão diferentes em todos os dias, e as inscrições podem ser feitas neste LINK.

Leia mais:  Sanepar doa 400 livros para escola rural em Quitandinha

Ao longo da semana, os dois estandes também terão um totem interativo e distribuição de cartilhas educativas, abordando de forma acessível as principais iniciativas ambientais desenvolvidas pelo Instituto. A inciativa segue até 25 de janeiro. Em semanas anteriores, abordou também temas como resíduos sólidos, água e conservação, e bem-estar animal. 

Junto das atividades no Litoral, as ações chegam às prainhas de água doce do Paraná. A equipe do Instituto continua com uma programação itinerante em nove municípios do Oeste e Noroeste do Estado, incluindo atividades lúdicas, distribuição de brindes, divulgação de materiais educativos e orientações para a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos.

Durante todo o período, o IAT também distribui folders com temas relacionados à compostagem, separação de resíduos, lixo no mar, entre muitos outros. Desenvolvidos pelo Instituto e parceiros, o intuito do material é fazer do Verão Maior Paraná um festival que une lazer e conscientização.

Leia mais:  Sanepar apresenta novas PPPs na B3; projetos vão levar saneamento a 900 mil pessoas

VERÃO – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado, o pr.gov.br/verao. A edição 2025 conta com 33 shows nacionais gratuitos nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná, além de uma ampla programação esportiva e cultural nas praias do Litoral e nas prainhas do interior.

Confira a programação:

Oficina de arte para crianças:

Data: de 19 a 23 de janeiro

Local: estande no IAT na arena Verão Maior Paraná em Matinhos

Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h

Inscrições AQUI

Marilena

Ilha dos Pneus: 15/1 a 18/1 e 29/1 a 01/02

São Pedro do Paraná

Ilha da Mineira: 22/01 a 01/02

Porto Rico

Orla: 22/01 a 25/01 e 29/01 a 01/02

Icaraíma

Ilha do Melão: 15/01 a 18/01 e 30/01 a 02/02

Altônia

Porto Vila Yara: 22/01 a 25/01

Guaíra

Marinas: 22/01 a 25/01

Santa Helena

Prainha: 15/01 a 18/01 e 29/1 a 01/02

Santa Terezinha de Itaipu

Prainha: 15/01 a 18/01 e 22/01 a 25/01

São Miguel do Iguaçu

Prainha: 15/01 a 18/01

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público brasileiro discute estratégias de segurança pública em reunião dos grupos nacionais do CNPG

Published

on

Ministério Público brasileiro discute estratégias de segurança pública em reunião dos grupos nacionais do CNPG

O Procurador-Geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou nesta segunda-feira, 21 de setembro, da abertura da 3ª Reunião Executiva dos Grupos Nacionais do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), realizada no auditório do Ministério Público Militar, em Brasília. O encontro reúne Procuradores-Gerais de Justiça e integrantes dos Ministérios Públicos estaduais e da União para discutir estratégias de atuação na área de segurança pública e no enfrentamento à criminalidade.

Seis grupos nacionais vinculados ao eixo de Segurança Pública do CNPG participam da programação. Zanicotti preside o Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET). Membros do Ministério Público do Paraná que atuam nos grupos nacionais também integram as atividades. 

Na abertura do encontro, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Carlos Augusto Pires Brandão abordou o papel do STJ como Corte de Precedentes e a Rede Colaborativa na Segurança Pública. Ele destacou a necessidade de mudanças na forma de atuação das instituições públicas diante dos desafios contemporâneos. Segundo o Ministro, o modelo tradicional já não responde com a mesma eficiência à complexidade dos problemas atuais, especialmente em relação ao crime organizado, que atua de maneira integrada e transnacional. 

As reuniões de trabalho seguem nesta terça-feira, 22 de setembro, na sede do CNMP, em Brasília. Os grupos se reúnem ao longo do dia para tratar de assuntos relacionados às respectivas áreas de atuação, compartilhar experiências e discutir iniciativas conjuntas na área de segurança pública. Entre os temas estão o combate às organizações criminosas, a execução penal, o controle externo da atividade policial, a defesa da ordem econômica e tributária e a atuação perante o Tribunal do Júri. A programação da 3ª Reunião Executiva segue até quarta-feira, 23 de setembro. 

Leia mais:  Paraná teve inverno mais frio do que anos anteriores e com chuva irregular

A solenidade de abertura do encontro contou com a participação do presidente do CNPG, Pedro Maia Souza Marques, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia; do Ministro do STJ Carlos Augusto Pires Brandão; da Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, Ivana Cei; do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Presidente da Comissão de Segurança Pública, Justiça Criminal e Combate ao Crime Organizado, Silvio Amorim; do Procurador-Geral de Justiça Militar, Clauro Bortolli; do Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro e Presidente do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial, Antônio Campos Moreira; do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Presidente do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP), Leonardo Quintans Coutinho, além de representantes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e dos grupos nacionais que integram o eixo temático de Segurança Pública do CNPG.

Leia mais:  Sanepar apresenta novas PPPs na B3; projetos vão levar saneamento a 900 mil pessoas

Representando o MPPR, participam do evento a Promotora de Justiça Janaina Bruel Marques e os Promotores de Justiça Vinicius Fernando Zonatto, Leandro Antunes Meirelles e Emiliano Antunes Motta Waltrick, que integram o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC); o Promotor de Justiça Alexey Choi Caruncho, do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), e o Promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, do Grupo Nacional do Júri (GNJ).
 

Grupos que integram o eixo de Segurança Pública

Seis grupos temáticos nacionais compõem o eixo de Segurança Pública do CNPG:

  • Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), presidido por Romão Avila Milhan Junior, Procurador-Geral de Justiça do Mato Grosso do Sul;

  • Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), presidido por Glaucio Pinto Garcia, Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte;

  • Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET), presidido por Francisco Zanicotti, Procurador-Geral de Justiça do Paraná;

  • Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP), presidido por Leonardo Quintans Coutinho, Procurador-Geral de Justiça da Paraíba;

  • Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), presidido por Antonio José Campos Moreira, Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro;

  • Grupo Nacional do Júri (GNJ) , presidido por Abel Andrade Leal Júnior, Procurador-Geral de Justiça do Tocantins.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262