Paraná
IAT inicia cadastramento de moradores para sistema de controle de acesso à Ilha do Mel
O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da Unidade Administrativa da Ilha do Mel (Unadim), iniciou o cadastramento dos moradores para o Sistema de Controle de Acesso à Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A medida integra a implantação de uma plataforma destinada a organizar o fluxo de entrada e saída da ilha, contribuindo para o ordenamento territorial e o aprimoramento da gestão local.
A estimativa é cadastrar aproximadamente 1.600 moradores nesta primeira etapa. O atendimento presencial já está disponível nos escritórios da Unadim, nas comunidades de Encantadas e Nova Brasília, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A implantação atende à Lei Estadual nº 22.315/2025, com previsão de término para dezembro.
- Com alta de 13,8%, indústria da água mineral movimentou R$ 415,3 milhões no Paraná em 2025
-
Com 382 inscrições, edição 2026 do Selo Clima Paraná bate recorde de participantes
TURISTAS – Em um segundo momento, ainda sem data definida, o sistema também abrangerá os turistas. A previsão é permitir o cadastramento antecipado pela internet, em uma plataforma digital específica, além do uso de totens de autoatendimento. O sistema ajudará a gerenciar o fluxo de entrada e saída de pessoas, com acompanhamento do número de visitantes presentes simultaneamente na ilha e controle do limite de visitação estabelecido pela legislação estadual – o novo Plano de Controle da localidade prevê que o limite técnico máximo poderá chegar a 11 mil visitantes por dia.
Os equipamentos serão instalados nos terminais aquaviários do continente, em Pontal do Sul e Paranaguá, e nos terminais da ilha, nas comunidades de Nova Brasília e Encantadas. A oferta de diferentes modalidades de cadastro busca facilitar o procedimento para os visitantes. As orientações definitivas para os turistas serão divulgadas conforme o avanço da implantação.
COMO FAZER O CADASTRO – Os moradores podem realizar o cadastramento presencialmente nos escritórios da Unadim, em Encantadas e Nova Brasília. Também é possível solicitar orientações e auxílio às equipes por WhatsApp. Para concluir o procedimento, é necessário informar CPF, endereço de e-mail válido e fornecer uma fotografia facial, feita no momento do cadastramento.
Serviço:
Cadastramento de moradores da Ilha do Mel
Atendimento presencial: escritórios da Unadim em Encantadas e Nova Brasília, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Auxílio pelo WhatsApp: Nova Brasília, (41) 99116-0189; Encantadas, (41) 98413-4224.
Dados necessários: CPF, endereço de e-mail válido e fotografia facial, realizada no momento do cadastramento.
Previsão para conclusão da primeira etapa: dezembro de 2026.
Cobrança de ingresso: não haverá cobrança nesta primeira etapa.
Fonte: Governo PR
Paraná
MON recebeu mais de 2,5 mil visitantes no Dia das Crianças
Aberto excepcionalmente na segunda-feira (12) e com uma programação especial para o Dia das Crianças, o Museu Oscar Niemeyer recebeu mais de 2.500 visitantes nesta data. O Educativo do MON recebeu 827 pessoas, em diversas atividades, número recorde de atendimento diário do setor.
Um dos destaques foi o recém-inaugurado Espaço MONtar, local destinado às famílias e às crianças, localizado em frente ao Espaço de Oficinas, no subsolo do Museu. Um inusitado mobiliário interativo, formado por cubos móveis, pode ser utilizado livremente pelo público como forma de exercitar a criatividade e a imaginação.
A proposta é um ambiente de convivência, experimentação e descoberta, em que crianças e seus acompanhantes participem das atividades, explorando materiais, gestos, texturas, transparências e possibilidades de criação. O espaço é composto por vários cubos móveis, nos quais o público pode desenhar livremente.
Durante o dia, houve diversas atividades abertas e de participação espontânea. Entre elas bolha de sabão gigante, uma experiência lúdica e coletiva, no Pátio das Esculturas; frotagem, proposta de exploração de texturas e superfícies por meio da transferência de suas marcas para o papel; e colagem de celofane no vidro, uma atividade de experimentação com transparência, sobreposição de cores, luz e composição. Também aconteceram várias sessões de um laboratório de experiências de monotipia.
ART HUNTER – Na área externa do Museu aconteceu uma caça à arte aberta ao público. Foi uma experiência interativa pelos jardins, convidando as pessoas a explorar as obras do projeto “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre” de forma dinâmica e guiada.
Os visitantes retiraram gratuitamente um mapa ilustrado do “MON sem Paredes” na bilheteria do Museu. O público percorreu o percurso sugerido no mapa e registrou a sua obra favorita do “MON sem Paredes” nas redes sociais. Os 200 primeiros participantes que completaram o desafio e ganharam sorvetes.
Democrático e inclusivo, o projeto “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre”, inaugurado em 2024, rompeu o limite físico das paredes do Museu e abraçou a população. A iniciativa se transformou em um convite permanente para que o público se inspire e se sinta instigado a entrar no Museu.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Fonte: Governo PR
-
Esportes6 dias agoSavarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
-
Polícial5 dias agoPCPR prende homem condenado por estupro de vulnerável em Umuarama
-
Paraná6 dias agoCopel investe mais de R$ 100 milhões para fortalecer a rede elétrica de Maringá
-
Paraná6 dias agoGaeco cumpre 19 mandados de busca e apreensão em oito municípios paranaenses na terceira fase da Operação Rota 466, que apura crimes envolvendo policiais
-
Agro6 dias agoNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
Política Nacional6 dias agoNão votou no primeiro turno? Você pode votar no segundo; saiba as regras
-
Brasil5 dias agoRio de Janeiro recebe primeira carreta de cardiologia do SUS com oferta de consultas e exames especializados
-
Educação6 dias agoEnem 2026: falta um mês para o primeiro dia de provas
