Connect with us


Paraná

Grandes qualificações atrapalham candidatos a vagas de emprego, dizem especialistas

Publicado em

G1 PR

Profissionais que se candidatam a uma vaga de emprego e que possuem muitas qualificações podem enfrentar dificuldades para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, segundo especialistas.

A engenheira civil Ana Paula Clark, que está desempregada, enfrentou uma situação que jamais esperava, em Curitiba. Ela conta que passou anos investindo na carreira fazendo cursos e pós-graduação, mas, na última entrevista de emprego, foi dispensada justamente por conta da “super qualificação”.

“Ele deixou claro pra mim que o meu currículo era muito qualificado para a vaga que estava sendo ofertada no momento”, contou a engenheira.

De acordo com o recrutador Diego Godoy, esse tipo de profissional pode ser visto com algum tipo de desconfiança. Se tem muita experiência, por exemplo, pode trazer vícios do antigo trabalho e a adaptação pode ser mais demorada.

Ou então, se o candidato ainda é jovem, pode ir embora assim que aparecer uma nova proposta. “Todo empreendedor e todo executivo tem esse medo de contratar a pessoa e perder ela depois de um tempo”, argumentou Godoy.

Leia mais:  Ratinho Junior anuncia novos cursos e entrega ônibus para as universidades estaduais

Com isso, em tempos de crise, muitos candidatos estão omitindo as qualificações dos currículos na tentativa de conquistar uma vaga, mesmo que não seja a mais desejada.

Comentários Facebook

Paraná

Primeira Jornada Regiões Turísticas fortalece potencial do setor no Sudoeste

Published

on

Mais de 150 empreendedores, agentes turísticos, entidades municipais e regionais do setor participaram nesta sexta-feira (19) da primeira edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná, realizada em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. A programação contou com oficinas, orientações do programa Turismo na Escola e dinâmicas de rodadas de negócios, uma forma de capacitar os envolvidos para que explorem de maneira segura, consciente e com visão de mercado, o potencial turístico de seus municípios.

O evento é idealizado e promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), com apoio da Instância de Governança Regional (IGR) Vales do Iguaçu. A abertura reuniu prefeitos, secretários municipais e pessoas ligadas ao trade local. A proposta da iniciativa, que deve acontecer em todas as regiões do Estado, é fortalecer o turismo local e ampliar a rede de profissionais que atuam na área. 

Para a diretora-geral da Setu, Camila Aragão, escolher a região turística Vales do Iguaçu como sede da primeira edição das jornadas é um passo importante para ampliar as atividades neste setor. “Escolhemos essa região porque observamos o potencial do turismo aqui. Além disso, o evento serve para mostrar como o Governo do Paraná pode ajudar a alavancar esses atrativos únicos que existem no Sudoeste”, disse.

As oficinas ofertadas ao longo do dia abordaram diferentes questões envolvendo o potencial turístico do Sudoeste paranaense. Foram ministrados workshops sobre roteirização turística, marketing, capacitação no projeto Turismo na Escola e orientações sobre linhas de crédito para trabalhar o turismo desde a base.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, disse que o evento é fundamental para unir a iniciativa privada, as entidades públicas e os moradores do entorno na ampliação da atividade turística. “Os participantes, com certeza, estarão preparados e com condições de propagar esse conhecimento pelos municípios. Os cases apresentados são similares às situações que temos na região. Esse evento foi um divisor de águas, com ações que vão fazer a diferença na vida do empreendedor” afirmou.

Leia mais:  Nova tecnologia vai dar velocidade e ampliar eficiência dos cadastros de imóveis rurais

OPORTUNIDADES – Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itapejara d’Oeste, Leonardo Lucine, os micro e pequenos empreendedores, espalhados pelos 42 municípios que fazem parte da região Vales do Iguaçu, encontraram nas oficinas novas ferramentas e conhecimentos para entrar de fato na cadeia do turismo. “A troca de experiências e conhecimentos vão fazer a diferença no trabalho diário”, afirmou.

“Os cases de sucesso que foram apresentados se somam aos que já pensamos para o turismo na região. É importante ter cada vez mais integração, conhecendo pessoas do mesmo ramo de outros municípios vizinhos e motivando a população a acreditar no potencial. Quando um município ganha destaque, devido à proximidade, os outros também são promovidos”, disse.

A professora e coordenadora educacional Silvana Machado participou da oficina de qualificação do projeto Turismo na Escola, Governo do Estado, que visa despertar nos alunos e professores o interesse em trabalhar com o turismo local. Para ela, os temas abordados vão agregar em suas atividades em sala de aula, que agora contam com o turismo como ferramenta de estudo. 

Leia mais:  Ratinho Junior anuncia novos cursos e entrega ônibus para as universidades estaduais

“Hoje tivemos contato com muito aprendizado por meio da oficina. Já estou com muitas ideias, o turismo vai fazer com que as crianças aprendam e conheçam novos lugares da própria cidade. Temos na nossa cidade, Salgado Filho, muitos locais para conhecer com as crianças”, disse.

A rodada de negócios também oportunizou aos participantes ampliarem contatos, proporcionando uma interação coletiva, com propósito de gerar novas redes. O guia de turismo Franck Aflanio garante que a interação vai render bons frutos ao seu trabalho. “Acho que fiz 20 contatos em questão de 15 minutos de dinâmica e fiquei com o contato destas pessoas. Caso algum interesse dessas pessoas combine com as minhas intenções no turismo, eu posso falar com elas”, explicou.

EXPOSIÇÕES – Em paralelo aos debates, a secretaria estadual do Turismo montou um espaço no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Pato Branco. O local foi pensado para oferecer aos empreendedores locais a possibilidade de expor seus produtos turísticos e trabalhos artesanais.

A produtora de chocolates exóticos de Ampére Camila Crestani viu nesse espaço uma boa oportunidade de venda. “Além do chocolates exóticos, investimos nas embalagens bem feitas. As pessoas até se surpreendem com a qualidade dos produtos feitos no Sudoeste do Paraná. Por isso, expor no evento é extremamente válido, pois fomos apresentados a um marketing turístico que de fato pensa nos pequenos negócios, diferente de outras oficinas, que priorizam apenas os grandes empreendimentos”, comentou.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana