Paraná
Governo busca consultoria especializada para modernizar seus serviços aos cidadãos
Na busca por aprimorar os serviços públicos oferecidos ao cidadão pelo Governo do Paraná, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) vai realizar uma consultoria detalhada para apoiar tecnicamente o avanço dos serviços públicos do Estado.
Será contratada uma empresa especializada em consultoria e, nesta sexta-feira (28), foi realizada uma audiência pública para permitir a participação dos interessados e recolher suas manifestações sobre a minuta do edital, antes da abertura do processo de licitação. A audiência foi transmitida no YouTube da SEI.
“Vamos simplificar os serviços públicos que hoje necessitam da presença física do cidadão em guichês da administração. Na maioria das vezes, não é mais necessário se deslocar até determinado órgão público para resolver algum problema. Tudo é feito de forma digital e vamos avançar nesse sentido”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.
“Outra solução está relacionada aos processos internos do próprio governo, para que sejam simplificados e digitalizados e facilitem a administração estadual”, explica Rangel.
“Essa interação com a sociedade civil é fundamental para obter subsídios que possibilitarão aprimorar o processo licitatório, tornando-o mais transparente e definindo as condições do futuro contrato a ser celebrado”, afirma o diretor-geral da SEI, Diego Nogueira, que presidiu a audiência.
- Educadores são capacitados para uso de óculos de IA para alunos cegos da rede estadual
- Parceria entre Estado e companhia de Londrina vai modernizar serviços públicos
AÇÕES – Dentre as principais ações planejadas pela Secretaria da Inovação, está um diagnóstico abrangente dos serviços estaduais oferecidos ao cidadão. Esse diagnóstico terá como objetivo identificar o conceito de cada serviço, bem como mapear os processos que já foram digitalizados, os que estão em processo de digitalização e aqueles que possuem viabilidade para serem digitalizados no futuro.
Outro aspecto relevante será a definição das tecnologias que farão parte da arquitetura digital do Estado. Através do assessoramento, serão identificadas as soluções tecnológicas mais adequadas para impulsionar a modernização dos serviços oferecidos aos cidadãos, como aplicativos, protocolos digitais, documentação, acesso à informação e transparência.
Além disso, a Secretaria pretende contar com o assessoramento técnico na elaboração de importantes diretrizes. Estão incluídas nesse escopo a Política de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação, a Estratégia de Transformação Digital e o Plano Diretor de Transformação Digital. Esses documentos serão fundamentais para nortear as ações de inovação do governo.
O processo de contratação de serviços de consultoria também será acompanhado de perto. A equipe especializada da Secretaria da Inovação auxiliará na elaboração do objeto técnico que será parte integrante da contratação, garantindo que a empresa selecionada tenha as competências necessárias para fornecer as metodologias e o apoio necessário à execução das demandas de cada órgão.
PRESENÇAS – Participaram da audiência o diretor-geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Richardson de Souza; Francisco Inocêncio, representando o Conselho Estadual de Tecnologia e Comunicação do Paraná; a chefe de Gabinete da Secretaria da Administração e Previdência, Thays Maschio; as servidoras Cicemara Cordeiro (Celepar) e Elizangela Lima (Secretaria do Planejamento), do Grupo de Transformação Digital do Estado; o chefe do Departamento de TIC da Secretaria da Educação, Sivaldo Forteski; o chefe do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon) da Secretaria de Administração e Previdência, Wellington Dias de Paula; além de servidores de diversas pastas.
Fonte: Governo PR
Paraná
“ALGO/RITMO” tem nova temporada no Guairão; ingressos estão à venda
Após lotar o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) em julho, o espetáculo “ALGO/RITMO”, da Escola de Dança Teatro Guaíra, está de volta. Desta vez, a montagem que marca o encerramento das atividades anuais da EDTG estará no palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 04 e 05 de dezembro, às 20h. Os ingressos já estão disponíveis no site do DiskIngressos e na bilheteria do teatro.
Com coreografia de Rodrigo Leopoldo, solista do Balé Teatro Guaíra, e trilha sonora original de Gilson Fukushima, “ALGO/RITMO” investiga as relações entre o corpo, a tecnologia e a humanidade. A proposta mescla linguagens do balé clássico e da dança contemporânea em um visual de impacto, contando ainda com figurinos de Luan Valloto, cenografia de Pablo Colbert, projeções visuais de Alan Raffo e iluminação de Marcos Rocha.
“ALGO/RITMO” é também um convite à reflexão sobre quais são, de fato, as verdadeiras pulsões humanas na pós-modernidade. A obra questiona o que nos torna humanos em uma era de sistemas informatizados e de plena expansão da inteligência artificial. “É um trabalho que nasceu em sala de aula, no cotidiano dos ensaios, e que ganha forma com a participação ativa dos alunos na criação”, diz Larissa Pansera, coordenadora da EDTG e diretora-geral do espetáculo.
A montagem é uma Atividade Artística Pedagógica da EDTG, considerada essencial para a formação dos alunos. Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, ressalta a importância da prática e da vivência em palco para novos talentos.
“Quando oferecemos aos alunos a chance de experimentar todo o processo de criação de um espetáculo — da coreografia ao figurino, da trilha à luz —, estamos proporcionando uma formação completa, conectada com a realidade profissional. E, ao mesmo tempo, levamos ao público uma obra autoral, sensível e necessária”, diz.
EDTG – Criada em 1956, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo em atividade do Centro Cultural Teatro Guaíra. Prestes a completar 70 anos de história em 2026, é hoje uma das poucas instituições públicas do país a oferecer formação gratuita em dança, mantida pelo Governo do Paraná.
A Escola oferece um curso de sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico e dança contemporânea e atende atualmente 100 alunos. “É um berço de formação artística de excelência no Paraná. Este novo espetáculo traduz perfeitamente o espírito inquieto e inventivo que marca a trajetória da escola”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
PROCESSO SELETIVO 2026 – A Escola oferece vagas do nível preparatório ao aperfeiçoamento. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 18 anos para o ingresso no Curso Livre de Formação do Artista Bailarino. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2026 foi divulgado em outubro e estão abertas até o dia 5 de dezembro de 2025. Para mais informações acesse a página EDTG no site do Teatro Guaíra. O teste de ingresso será em fevereiro de 2026.
Serviço:
Espetáculo “ALGO/RITMO”
Apresentações: 04 e 05 de dezembro de 2025, às 20h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: 40-45 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) no DiskIngressos
Fonte: Governo PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
