Connect with us


Paraná

Governo busca consultoria especializada para modernizar seus serviços aos cidadãos

Publicado em

Na busca por aprimorar os serviços públicos oferecidos ao cidadão pelo Governo do Paraná, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) vai realizar uma consultoria detalhada para apoiar tecnicamente o avanço dos serviços públicos do Estado.

Será contratada uma empresa especializada em consultoria e, nesta sexta-feira (28), foi realizada uma audiência pública para permitir a participação dos interessados e recolher suas manifestações sobre a minuta do edital, antes da abertura do processo de licitação. A audiência foi transmitida no YouTube da SEI.

“Vamos simplificar os serviços públicos que hoje necessitam da presença física do cidadão em guichês da administração. Na maioria das vezes, não é mais necessário se deslocar até determinado órgão público para resolver algum problema. Tudo é feito de forma digital e vamos avançar nesse sentido”, afirma o secretário da Inovação, Marcelo Rangel.

“Outra solução está relacionada aos processos internos do próprio governo, para que sejam simplificados e digitalizados e facilitem a administração estadual”, explica Rangel.

“Essa interação com a sociedade civil é fundamental para obter subsídios que possibilitarão aprimorar o processo licitatório, tornando-o mais transparente e definindo as condições do futuro contrato a ser celebrado”, afirma o diretor-geral da SEI, Diego Nogueira, que presidiu a audiência.

Leia mais:  Polícia Militar apreende 850 quilos de droga em área rural de Toledo

AÇÕES  Dentre as principais ações planejadas pela Secretaria da Inovação, está um diagnóstico abrangente dos serviços estaduais oferecidos ao cidadão. Esse diagnóstico terá como objetivo identificar o conceito de cada serviço, bem como mapear os processos que já foram digitalizados, os que estão em processo de digitalização e aqueles que possuem viabilidade para serem digitalizados no futuro.

Outro aspecto relevante será a definição das tecnologias que farão parte da arquitetura digital do Estado. Através do assessoramento, serão identificadas as soluções tecnológicas mais adequadas para impulsionar a modernização dos serviços oferecidos aos cidadãos, como aplicativos, protocolos digitais, documentação, acesso à informação e transparência.

Além disso, a Secretaria pretende contar com o assessoramento técnico na elaboração de importantes diretrizes. Estão incluídas nesse escopo a Política de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação, a Estratégia de Transformação Digital e o Plano Diretor de Transformação Digital. Esses documentos serão fundamentais para nortear as ações de inovação do governo.

O processo de contratação de serviços de consultoria também será acompanhado de perto. A equipe especializada da Secretaria da Inovação auxiliará na elaboração do objeto técnico que será parte integrante da contratação, garantindo que a empresa selecionada tenha as competências necessárias para fornecer as metodologias e o apoio necessário à execução das demandas de cada órgão.

Leia mais:  Paraná amplia Projeto Sasakawa, referência mundial no combate à hanseníase

PRESENÇAS – Participaram da audiência o diretor-geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Richardson de Souza; Francisco Inocêncio, representando o Conselho Estadual de Tecnologia e Comunicação do Paraná; a chefe de Gabinete da Secretaria da Administração e Previdência, Thays Maschio; as servidoras Cicemara Cordeiro (Celepar) e Elizangela Lima (Secretaria do Planejamento), do Grupo de Transformação Digital do Estado; o chefe do Departamento de TIC da Secretaria da Educação, Sivaldo Forteski; o chefe do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon) da Secretaria de Administração e Previdência, Wellington Dias de Paula; além de servidores de diversas pastas.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

“ALGO/RITMO” tem nova temporada no Guairão; ingressos estão à venda

Published

on

Após lotar o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) em julho, o espetáculo “ALGO/RITMO”, da Escola de Dança Teatro Guaíra, está de volta. Desta vez, a montagem que marca o encerramento das atividades anuais da EDTG estará no palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 04 e 05 de dezembro, às 20h. Os ingressos já estão disponíveis no site do DiskIngressos e na bilheteria do teatro.

Com coreografia de Rodrigo Leopoldo, solista do Balé Teatro Guaíra, e trilha sonora original de Gilson Fukushima, “ALGO/RITMO” investiga as relações entre o corpo, a tecnologia e a humanidade. A proposta mescla linguagens do balé clássico e da dança contemporânea em um visual de impacto, contando ainda com figurinos de Luan Valloto, cenografia de Pablo Colbert, projeções visuais de Alan Raffo e iluminação de Marcos Rocha.

“ALGO/RITMO” é também um convite à reflexão sobre quais são, de fato, as verdadeiras pulsões humanas na pós-modernidade. A obra questiona o que nos torna humanos em uma era de sistemas informatizados e de plena expansão da inteligência artificial. “É um trabalho que nasceu em sala de aula, no cotidiano dos ensaios, e que ganha forma com a participação ativa dos alunos na criação”, diz Larissa Pansera, coordenadora da EDTG e diretora-geral do espetáculo.

Leia mais:  Parques do Interior impulsionam crescimento de 64% do turismo nas Unidades de Conservação

A montagem é uma Atividade Artística Pedagógica da EDTG, considerada essencial para a formação dos alunos. Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, ressalta a importância da prática e da vivência em palco para novos talentos.

“Quando oferecemos aos alunos a chance de experimentar todo o processo de criação de um espetáculo — da coreografia ao figurino, da trilha à luz —, estamos proporcionando uma formação completa, conectada com a realidade profissional. E, ao mesmo tempo, levamos ao público uma obra autoral, sensível e necessária”, diz.

EDTG – Criada em 1956, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo em atividade do Centro Cultural Teatro Guaíra. Prestes a completar 70 anos de história em 2026, é hoje uma das poucas instituições públicas do país a oferecer formação gratuita em dança, mantida pelo Governo do Paraná.

A Escola oferece um curso de sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico e dança contemporânea e atende atualmente 100 alunos. “É um berço de formação artística de excelência no Paraná. Este novo espetáculo traduz perfeitamente o espírito inquieto e inventivo que marca a trajetória da escola”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.

Leia mais:  Celepar promove inclusão das pessoas com deficiência por meio da tecnologia

PROCESSO SELETIVO 2026 – A Escola oferece vagas do nível preparatório ao aperfeiçoamento. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 18 anos para o ingresso no Curso Livre de Formação do Artista Bailarino. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2026 foi divulgado em outubro e estão abertas até o dia 5 de dezembro de 2025.  Para mais informações acesse a página EDTG no site do Teatro Guaíra. O teste de ingresso será em fevereiro de 2026.

Serviço:

Espetáculo “ALGO/RITMO”

Apresentações: 04 e 05 de dezembro de 2025, às 20h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: 40-45 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) no DiskIngressos

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262