Connect with us


Educação

Fórum proporciona acordos entre universidades do Brasil e da África

Publicado em

Um dos resultados mais expressivos do I Fórum de Reitores Brasil-África, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília no final de maio, foi a assinatura de 291 novos acordos de cooperação entre universidades brasileiras e africanas. O volume supera as 235 parcerias que existiam antes do evento. 

Os compromissos são voltados ao aprofundamento da cooperação, da mobilidade estudantil, do intercâmbio científico e das pesquisas conjuntas em áreas estratégicas, como agricultura, energias renováveis, mineração, inteligência artificial e ciências humanas. Ruanda liderou o número de acordos firmados durante o evento, que atingiu a marca de 36 assinaturas, seguida pelo Togo, com 26, e a República Democrática do Congo, que obteve 22. 

A maior parte dos documentos, viabilizados por encontros bilaterais, consistem em memorandos de entendimento (MoUs) – cerca de 80% –, embora também haja cartas de intenções. O MoU é um instrumento que estabelece os princípios gerais que nortearão uma cooperação, nesses casos, definindo metas e áreas de atuação conjunta entre as universidades e servindo como base para o desenvolvimento de futuras parcerias e projetos de cooperação. 

Segundo o assessor de Assuntos Internacionais do MEC, Felipe Heimburger, o Fórum de Reitores Brasil-África, que foi encerrado com a aprovação da Carta de Brasília, “é um marco na cooperação educacional entre o Brasil e a África, pois a parceria estratégica e sinérgica entres as respectivas universidades fortalecerá mutuamente nossas instituições e nossos povos, estimulando uma presença ativa, autônoma, respeitosa e solidária no mundo”. 

Leia mais:  Dia da Educação Infantil: cuidar, educar e desenvolver

Fórum – O 1º Fórum de Reitores Brasil-Áfricaocorreu de 25 a 27 de maio e buscou consolidar a educação superior como eixo central da relação bilateral entre o Brasil e os países do continente africano. 

Segundo o coordenador-geral de Internacionalização da Educação Superior do MEC, Virgílio Pereira de Almeida, o Fórum representou um marco no processo de internacionalização das universidades brasileiras, ao ampliar oportunidades de cooperação acadêmica, científica e institucional entre o Brasil e os países africanos. “O encontro abriu novos horizontes para a construção de parcerias duradouras, fortalecendo redes de pesquisa, mobilidade acadêmica e iniciativas conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à produção compartilhada de conhecimento”, afirmou. 

O evento contou com a presença de 66 reitores africanos de mais de 30 países da África, e 70 reitores brasileiros, promovendo o fortalecimento das parcerias entre instituições de ensino superior com vistas à ampliação da colaboração acadêmica e ao incentivo à mobilidade estudantil. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Prouni: comprovação de informações para lista de espera é até 14/09

Published

on

Participantes da lista de espera do processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até o dia 14 de setembro para comprovar as informações apresentadas no momento da inscrição. A comprovação dos dados deve ser realizada diretamente na instituição privada de educação superior indicada pelo candidato. Cada faculdade ou universidade define o formato de recebimento dos documentos exigidos, que pode ser presencial ou por meio de plataforma online. A perda do prazo ou a não apresentação dos documentos comprobatórios acarreta a reprovação no âmbito das bolsas do Prouni. 

O resultado da lista de espera desta edição do Prouni foi divulgado na terça-feira, 1° de setembro, e pode ser conferido no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, por meio da conta Gov.br. A ordem de classificação dos participantes da lista de espera é observada pelas instituições de ensino, responsáveis pela análise da documentação exigida e pela emissão do termo de aprovação para a obtenção da bolsa. Esta é a última etapa da atual seleção, de modo que todos os participantes da lista de espera devem entregar a documentação exigida dentro do prazo. 

Para comprovar as informações declaradas na inscrição, o participante deve apresentar os seguintes documentos originais com suas respectivas cópias: 

  1. Comprovante de residência atualizado; 
  2. Identificação do candidato e dos membros do grupo familiar; 
  3. Comprovantes de rendimento bruto mensal de todos os integrantes do grupo familiar; 
  4. Comprovante de conclusão do ensino médio em escola da rede pública ou em instituição privada, conforme declarado na inscrição.  
Leia mais:  Enem 2025: mais de 29 mil inscritos de Alagoas são concluintes do ensino médio público

Prouni – O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do MEC que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O programa destina-se a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançado nota mínima de 450 pontos na média das provas e não tenham zerado a redação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262