Connect with us


Agro

ExpoBrahman 2025 reúne criadores de todo o Brasil e jurado internacional em Uberaba

Publicado em

A 21ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), em paralelo à Expoinel, Expoleite e Expogil. O evento promete reunir criadores da raça de todas as regiões do país, além de comitivas internacionais interessadas na genética Brahman brasileira.

Segundo Gustavo Rodrigues, presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a raça tem registrado alta demanda no mercado devido aos excelentes resultados em cruzamentos e provas zootécnicas. “Recentemente, encerramos uma avaliação de touros que comprovou alto desempenho em ganho de peso, qualidade de carcaça, eficiência alimentar e fertilidade”, afirma.

Competições de pista e campo destacam funcionalidade e desempenho

A abertura oficial da exposição será no dia 14 de outubro, às 10h. Com 175 animais inscritos, as competições começam no dia 15, às 8h, com o Brahman a Campo, modalidade exclusiva da ACBB que avalia o desempenho dos animais em ambientes de pasto, simulando situações da pecuária extensiva de corte. A competição ocorrerá em dois dias.

Leia mais:  Mercado global de trigo avança com tensões geopolíticas e clima adverso; preços internos no Brasil acompanham alta

O Julgamento de Pista, destinado a avaliar animais de elite, acontece de 16 a 18 de outubro, com a escolha dos Grandes Campeões da ExpoBrahman. A seleção dos campeões será conduzida pelo jurado paraguaio Mário Rempel, membro da Comissão Técnica da Raça Brahman no Paraguai e criador da raça em seu país.

Homenagens aos jurados internacionais

No dia 16 de outubro, a partir das 19h, o Conselho Técnico da ACBB prestará homenagem aos jurados que avaliaram a raça fora do Brasil, reconhecendo sua contribuição para a divulgação e valorização internacional da genética Brahman. Entre os homenageados estão: Carlos Eduardo Nassif, Célio Arantes Heim, Gregorio Domingo Oropeza Guillen, José Otávio Lemos, Izarico Camilo Neto, Lucyana Malossi Queiroz, Mariana Alencar, Sérgio Lúcio Villalon e Tatiane Almeida Drummond Tetzner.

O presidente do Conselho Técnico, Fernando Pereira, destaca que “os jurados brasileiros têm levado informações sobre a raça para outros países, mostrando os avanços alcançados em 30 anos de seleção no Brasil, o que aumenta o interesse internacional pela nossa genética Brahman”.

Leia mais:  USDA eleva previsão da produção mundial de algodão e aponta aumento nas importações da Índia
Leilão Genética do Futuro oferece oportunidades de negócios

O evento também contará com o Leilão Genética do Futuro, promovido pelos criatórios Portobello e Terra Verde, que será realizado no dia 17 de outubro, às 20h, no Kiosk Armazém do Boi, dentro do Parque Fernando Costa. O leilão reunirá exemplares selecionados da raça, oferecendo oportunidade de negócios para criadores e investidores interessados em genética de alta performance.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Mapa e Conab alinham ações para fortalecer armazenagem, estoques públicos e abastecimento

Published

on

Nesta quinta-feira (28), o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu a diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para tratar de temas estratégicos relacionados à política agrícola e ao abastecimento nacional. Entre os assuntos debatidos estiveram a modernização e ampliação da capacidade de armazenagem, a formação de estoques públicos, o acompanhamento da safra de grãos e instrumentos de apoio à comercialização e à segurança alimentar.

Durante o encontro, o ministro destacou o papel estratégico da Conab na formulação e execução das políticas públicas para o setor agropecuário. “A Conab continua sendo a principal responsável pelos levantamentos de safra, custos de produção, estoques públicos e perspectivas para a agropecuária, informações que servem de base para a construção das políticas do Ministério”, afirmou André de Paula.

O secretário-executivo do Mapa, Cleber Soares, ressaltou a atuação da Companhia como principal braço operacional do Ministério em ações de subvenção econômica, aquisições públicas e operações de equalização de preços. Segundo ele, a atuação da Conab contribui para reduzir distorções de mercado. “Quando o mercado apresenta distorções que prejudicam tanto o produtor quanto o consumidor, é a Conab que atua para garantir maior equilíbrio na cadeia produtiva”, disse.

Leia mais:  Crédito de carbono podem gerar R$ 500 bilhões ao Brasil até 2030

O diretor-presidente da Conab, Sílvio Isoppo Porto, destacou a importância do diálogo institucional entre os órgãos do governo federal. “Esse diálogo com o Mapa e com o MDA é fundamental para nós. A construção da política agrícola brasileira se dá de forma conjunta entre os dois ministérios, especialmente na definição dos Planos Safra e nas ações de suporte ao produtor rural”.

Durante a reunião, também foram discutidas ações relacionadas ao Seguro Rural e ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), instrumentos voltados à proteção do produtor rural e ao financiamento de ações estratégicas para a cafeicultura brasileira. 

Outro tema abordado foi a definição dos preços mínimos para a safra de verão. O Mapa e a Conab já trabalham conjuntamente nas discussões sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), instrumento que assegura remuneração mínima ao produtor rural em momentos de queda excessiva dos preços de mercado.

A Conab também apresentou informações sobre a capacidade de armazenagem e a gestão dos estoques públicos de alimentos no país. Atualmente, os armazéns da Companhia possuem capacidade estática próxima de 1,7 milhão de toneladas, com cerca de 1,2 milhão de toneladas armazenadas. A Conab também trabalha em ações voltadas à modernização da infraestrutura e à ampliação da capacidade operacional da rede armazenadora federal.

Leia mais:  Colheita começa com projeções de até 75 milhões de sacas

Entre as medidas debatidas, esteve a liberação de R$ 54,3 milhões em crédito suplementar pela Casa Civil para antecipação da compra de milho e formação de estoques reguladores preventivos diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño em 2026. A reunião também tratou da atuação brasileira em operações de ajuda humanitária internacional. A Conab participa da logística e disponibilização de alimentos destinados a ações de cooperação humanitária, incluindo o envio de arroz e leite em pó para apoio à Bolívia e ações de assistência alimentar a Cuba.

A atuação conjunta entre o Mapa e a Conab é considerada estratégica para o monitoramento da produção, do abastecimento e da comercialização de alimentos, contribuindo para a estabilidade dos mercados agropecuários e para a segurança alimentar do país.

Informação à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262