Paraná
Estado promove evento com orientação e cadastro profissional para cuidadores
A secretaria estadual do Trabalho, Qualificação e Renda promove nos dias 16 e 17 de outubro o evento “Empregabilidade de quem cuida”, voltado a cuidadores familiares e também a profissionais que desejam se cadastrar e receber orientação para inserção no mercado de trabalho. A ação será na Agência do Trabalhador de Curitiba, na Rua Pedro Ivo, 503, no Centro, das 9h às 17h.
Durante os dois dias, os participantes terão palestras sobre orientação profissional (às 9h e às 13h30), além de contarem com serviços gratuitos que ensinam como elaborar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego.
O evento também vai ofertar vagas de qualificação profissional, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a autonomia dos cuidadores. A iniciativa tem como objetivo valorizar quem dedica o tempo e a vida ao cuidado de outras pessoas, especialmente familiares com deficiências, doenças raras ou condições atípicas, e promover a inclusão produtiva desse público.
O encontro conta com a parceria do projeto Diamantes Raros, que atua na visibilidade e acolhimento de famílias atípicas, oferecendo apoio e informação a quem convive com doenças raras e outras condições especiais.
“Cuidar é um ato de amor, mas também uma responsabilidade que muitas vezes impede essas pessoas de buscar uma colocação no mercado”, destaca o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo. “O evento é um passo importante para reconhecer o valor desses cuidadores e oferecer ferramentas para que possam trilhar um caminho de autonomia, renda e qualificação”, acrescenta.
DIAMANTES RAROS – O Grupo Diamantes Raros atua no Brasil como uma rede de apoio e visibilidade para famílias que convivem com doenças raras, promovendo acolhimento, informação e engajamento comunitário.
Com presença em redes sociais e atuação junto a cuidadores, o grupo busca transformar desafios em oportunidades, fortalecendo a inclusão social de pessoas e famílias que convivem com condições pouco conhecidas.
INCLUSÃO PARA QUEM CUIDA – Segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com dois anos ou mais. O levantamento também indica a presença de 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), cerca de 1,2% dos brasileiros, reforçando o tamanho e a relevância das chamadas famílias atípicas, aquelas que incluem membros com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou condições raras.
Estima-se ainda que existam cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com doenças raras no país, conforme dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas famílias frequentemente enfrentam desafios para conciliar o cuidado contínuo com a vida profissional, além de dificuldades no acesso a políticas públicas, qualificação e oportunidades de trabalho, o que reforça a importância de ações voltadas à empregabilidade e inclusão social.
Fonte: Governo PR
Paraná
“ALGO/RITMO” tem nova temporada no Guairão; ingressos estão à venda
Após lotar o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) em julho, o espetáculo “ALGO/RITMO”, da Escola de Dança Teatro Guaíra, está de volta. Desta vez, a montagem que marca o encerramento das atividades anuais da EDTG estará no palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) nos dias 04 e 05 de dezembro, às 20h. Os ingressos já estão disponíveis no site do DiskIngressos e na bilheteria do teatro.
Com coreografia de Rodrigo Leopoldo, solista do Balé Teatro Guaíra, e trilha sonora original de Gilson Fukushima, “ALGO/RITMO” investiga as relações entre o corpo, a tecnologia e a humanidade. A proposta mescla linguagens do balé clássico e da dança contemporânea em um visual de impacto, contando ainda com figurinos de Luan Valloto, cenografia de Pablo Colbert, projeções visuais de Alan Raffo e iluminação de Marcos Rocha.
“ALGO/RITMO” é também um convite à reflexão sobre quais são, de fato, as verdadeiras pulsões humanas na pós-modernidade. A obra questiona o que nos torna humanos em uma era de sistemas informatizados e de plena expansão da inteligência artificial. “É um trabalho que nasceu em sala de aula, no cotidiano dos ensaios, e que ganha forma com a participação ativa dos alunos na criação”, diz Larissa Pansera, coordenadora da EDTG e diretora-geral do espetáculo.
A montagem é uma Atividade Artística Pedagógica da EDTG, considerada essencial para a formação dos alunos. Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, ressalta a importância da prática e da vivência em palco para novos talentos.
“Quando oferecemos aos alunos a chance de experimentar todo o processo de criação de um espetáculo — da coreografia ao figurino, da trilha à luz —, estamos proporcionando uma formação completa, conectada com a realidade profissional. E, ao mesmo tempo, levamos ao público uma obra autoral, sensível e necessária”, diz.
EDTG – Criada em 1956, a Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo em atividade do Centro Cultural Teatro Guaíra. Prestes a completar 70 anos de história em 2026, é hoje uma das poucas instituições públicas do país a oferecer formação gratuita em dança, mantida pelo Governo do Paraná.
A Escola oferece um curso de sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico e dança contemporânea e atende atualmente 100 alunos. “É um berço de formação artística de excelência no Paraná. Este novo espetáculo traduz perfeitamente o espírito inquieto e inventivo que marca a trajetória da escola”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
PROCESSO SELETIVO 2026 – A Escola oferece vagas do nível preparatório ao aperfeiçoamento. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 18 anos para o ingresso no Curso Livre de Formação do Artista Bailarino. As inscrições para o processo seletivo das turmas de 2026 foi divulgado em outubro e estão abertas até o dia 5 de dezembro de 2025. Para mais informações acesse a página EDTG no site do Teatro Guaíra. O teste de ingresso será em fevereiro de 2026.
Serviço:
Espetáculo “ALGO/RITMO”
Apresentações: 04 e 05 de dezembro de 2025, às 20h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: 40-45 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) no DiskIngressos
Fonte: Governo PR
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
