Paraná
Estado forma embaixadores da programação para ensino de tecnologia na rede estadual
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), encerrou, esta quinta-feira (30), a Formação de Embaixadores da Programação Paraná. O encontro teve início na terça(28), em Curitiba, e reuniu representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com o objetivo de alinhar diretrizes, fortalecer o ensino de tecnologia e ampliar o uso de ferramentas digitais nas escolas da rede estadual.
A formação contou com 55 participantes que atuam como multiplicadores da programação e da educação digital em escolas de todas as regiões do Estado. O evento teve como foco fortalecer a atuação destes embaixadores, como referência em suas regiões, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os profissionais da rede estadual.
Os participantes foram preparados para apoiar escolas e professores na implementação das diretrizes de programação e no uso qualificado de ferramentas digitais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, viabilizar recursos educacionais relacionados à tecnologia e à inovação, a todas as regiões, é importante para a consolidação da política de educação digital no Paraná. “Estamos estruturando uma política consistente de educação digital, que passa pela formação de quem está na ponta. Os embaixadores têm um papel estratégico nesse processo, porque são eles que conectam as diretrizes da Seed-PR com a prática em sala de aula, garantindo que a tecnologia seja utilizada de forma pedagógica e efetiva em toda a rede”.
O evento de formação foi pensado a partir do interesse dos próprios embaixadores, segundo a coordenadora de Projetos Especiais da Seed, Adriana Rigon. “Fizemos uma escuta prévia para entender o que eles gostariam de aprofundar e organizamos uma programação voltada à troca de experiências, conexão e prática. Tivemos momentos com embaixadores mais experientes e também com os novos, além da participação de parceiros como Google e Alura. Foi um encontro muito produtivo que vai impactar diretamente o dia a dia de trabalho deles”, afirmou Adriana.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – A programação do evento incluiu atividades voltadas ao aprofundamento técnico e pedagógico, com foco no uso de linguagens de programação, inteligência artificial e ferramentas educacionais.
Para o embaixador de programação do NRE de Jacarezinho, Luiz Ricardo Soares Ferreira, a experiência contribuiu diretamente para o aprimoramento das práticas profissionais em sala de aula.
“A gente entra de um jeito e sai de outro, completamente diferente. As formações agregaram muito ao nosso conhecimento e vão auxiliar diretamente no nosso trabalho. Tivemos contato com ferramentas de inteligência artificial para gestão de dados, comunicação com professores e também oficinas práticas, como programação front-end com HTML, CSS e JavaScript. Isso nos dá mais domínio para levar esse conteúdo às escolas”, explica.
Segundo o educador, o aprendizado impacta diretamente o trabalho com professores e, consequentemente, com os estudantes. “Somos a ponte entre a Secretaria e o que acontece na sala de aula. Ao capacitar os professores, contribuímos para que eles planejem melhor suas aulas e desenvolvam atividades que façam sentido para os alunos. Isso também estimula a participação em projetos e iniciativas educacionais, fortalecendo todo o processo de ensino e aprendizagem”, diz.
“Esse foi um espaço de conexão e networking. Tivemos contato com profissionais de todo o Estado, com diferentes experiências, e isso permitiu aprofundar conhecimentos que, muitas vezes, eram mais básicos. Eu, por exemplo, saio mais confiante para aplicar ferramentas que vão otimizar meu trabalho e melhorar a comunicação com os professores”, completa.
Para Adriana Rigon, os embaixadores são fundamentais nesse processo. “Eles estão distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação e são responsáveis por levar para as escolas e professores tudo aquilo que é planejado pela Seed-PR. Hoje, o Programação Paraná é referência no Brasil, e muito disso se deve à atuação desses profissionais, que fazem essa ponte com a sala de aula”, enfatiza.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ex-secretário municipal de Almirante Tamandaré acionado pelo MPPR por usar veículo oficial para fins particulares é condenado por improbidade administrativa
Um ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Abastecimento de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi condenado por ato de improbidade administrativa a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná.
Áudio do promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz
Conforme a ação, apresentada pela 4a Promotoria de Justiça da comarca, o ex-secretário teria usado como se fosse bem particular um automóvel do Município, adquirido com verbas do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Durante todo o período em que o então secretário exerceu o cargo, de novembro de 2014 a julho de 2015, ele, conforme a decisão judicial, “utilizou de maneira indevida o veículo […], dele fazendo uso exclusivo e continuado para fins particulares, inclusive em finais de semana”.
A sentença judicial, da qual ainda cabe recurso, determinou que o ex-secretário faça o ressarcimento ao erário municipal dos danos causados, ainda a serem calculados, inclusive com correção monetária. Além disso, ele deverá pagar multa em valor equivalente aos danos.
Processo 0001982-58.2020.8.16.0024
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro6 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Agro6 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Esportes7 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoConsumo de diesel no Brasil deve bater recorde em 2026 com 70,8 milhões de m³, impulsionado pelo agronegócio
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Esportes4 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Educação6 dias agoMEC promove Seminário Internacional de Gestão Educacional
