Connect with us


Paraná

Estado divulga primeira lista de contemplados no Geração Olímpica e Paralímpica 2023

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, divulgou nesta sexta-feira (26) a primeira lista contendo 1.105 contemplados para a edição de 2023 do Programa Geração Olímpica e Paralímpica. O programa, que completa sua 12ª edição neste ano, é um agente motivador para o esporte paranaense e contribui para o desenvolvimento de futuros talentos esportivos do Estado.

Neste ano o investimento passa de R$ 5,2 milhões, com o patrocínio exclusivo da Copel, para bolsa-auxílio a atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. Os classificados para esta 12ª edição somente estarão aptos a receberem os valores financeiros após o envio da documentação. O prazo vai até 08 de junho de 2023.

O Geração Olímpica e Paralímpica é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País, conforme pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e divulgada na Revista Latino-Americana de Estudos Socioculturais do Esporte. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, somadas as 12 edições.

O programa foi criado com o nome de Geração Olímpica. Em 2021, em reconhecimento aos atletas paranaenses que participaram das Paralimpíadas de Tóquio 2020, com desempenho de destaque, o Governo do Estado mudou o nome do programa Geração Olímpica para Geração Olímpica e Paralímpica. Foram nove medalhas conquistadas por paratletas paranaenses.

Leia mais:  Casa Civil é 1º órgão do Estado a receber o selo "Nós Por Elas" de enfrentamento à violência contra mulher

CLASSIFICAÇÃO – A equipe da Secretaria estadual do Esporte, que coordena o programa, informa que em todos os casos a homologação final do contemplado se deu mediante criterioso estudo e apreciação das Entidades de Administração do Desporto (EAD) e da Comissão Estadual de Avaliação, que realizou nas duas últimas semanas reuniões para analisar e homologar a classificação final de todos os inscritos. Alterações no preenchimento das vagas poderão ser feitas se a documentação exigida não for encaminhada pelo contemplado.

Confira a lista de contemplados e detalhes das regras do programa AQUI.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Curso Cidadão Sustentável ganha força e ultrapassa as divisas do Paraná

Published

on

O curso de capacitação gratuita Cidadão Sustentável ultrapassou as divisas do Paraná. Dados do primeiro quadrimestre de 2026 apontam que as aulas na modalidade EaD, elaboradas por técnicos da diretoria de Políticas Ambientais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), impactaram 12 outros estados do País. No Paraná, 119 municípios já aderiram ao projeto. O alcance é 164% superior ao registrado no ano passado. 

A proposta reúne vídeos, entrevistas com especialistas, conteúdos teóricos e avaliações, divididas em quatro módulos de dez horas cada um, tratando de temas como biodiversidade, resíduos sólidos, sustentabilidade e mudanças climáticas.

“Esse projeto torna a educação ambiental acessível para todos. É uma ferramenta que gera conhecimentos importantes que, para nossa surpresa e alegria, ganhou musculatura ao alcançar outros estados do País como o Amazonas, a Bahia e o Ceará”, destaca a pedagoga da Sedest e uma das técnicas responsáveis pelo projeto, Kimberly Martins.

Ela explica que, diante da boa repercussão, o Cidadão Sustentável será ampliado no segundo semestre com a inclusão de novos módulos sobre temas como rios e a vida aquática; proteção animal; gripe aviária; prevenção e combate à esporotricose; ICMs Ecológico; como fazer a sua própria composteira; proteção à fauna nativa; e a interrelação entre a biodiversidade e o clima.

Leia mais:  Resumo da Semana destaca balanço de mortes em confronto divulgado pelo Gaeco e ações ministeriais em nove cidades

“Esse é um curso que qualquer pessoa pode participar. É uma ferramenta que torna a sociedade mais sustentável, mais engajada com o tema”, diz Kimberly.

COMO FUNCIONA – O curso é uma ação voltada a professores da rede estadual do Paraná, a estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Agronegócio da Rede Estadual de Ensino e à sociedade em geral. 

Professores do Ensino Fundamental II do Paraná possuem acesso às aulas online e a conteúdos exclusivos na plataforma, incluindo o acesso à oito folders digitais, uma apresentação de slides completa e um vídeo explicativo sobre como utilizar esses materiais em sala de aula. O intuito é fortalecer a rede de educação ambiental nas escolas, provendo suporte a ações criativas que impactem todo o Estado. 

O programa reúne vídeos, entrevistas com especialistas, conteúdos teóricos e avaliações divididas, abordando quatro eixos temáticos principais, com aproximadamente dez horas de duração cada um: Biodiversidade, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Leia mais:  Confira as datas de atendimentos em Curitiba no 2º semestre

A ação foi implementada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, por intermédio da Diretoria de Políticas Ambientais, utilizando a plataforma da Escola de Gestão do Paraná. A capacitação é oferecida na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e conta com videoaulas e atividades teóricas, além de fornecer certificado aos participantes. 

A capacitação é mais um compromisso do Estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), conjunto no qual a educação ambiental atua como uma ferramenta estratégica para preparar cidadãos, promover a transformação social e fortalecer a cultura de sustentabilidade.

INSCRIÇÃO Para participar das aulas é necessário criar login na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, onde todos os cursos são gratuitos. Para localizar o Cidadão Sustentável, basta acessar a aba EaD e selecionar o eixo Meio Ambiente e Agricultura.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262