Paraná
Entidades da sociedade civil têm até 11 de setembro para se habilitar a eleição de integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM) está com inscrições abertas até o dia 11 de setembro para que entidades da sociedade civil candidatem-se para participar das eleições para escolha das novas integrantes que estarão à frente da entidade no biênio 2023-2025. O colegiado, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, dedica-se à promoção e defesa dos direitos das mulheres no estado. O pleito elegerá 13 representantes das entidades inscritas e está previsto para ocorrer no dia 6 de outubro.
O Conselho tem papel estratégico na formulação de políticas públicas e na fiscalização da implementação, pelo poder público, das ações voltadas para a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher. As entidades interessadas em participar ou buscar mais informações sobre o processo eleitoral podem acessar a página do CEDM ou entrar em contato com o órgão a partir do e-mail [email protected].
Vagas – Quanto à distribuição das vagas, dez delas serão destinadas a entidades focadas na promoção, proteção e defesa dos direitos femininos, abarcando categorias como mulheres rurais, negras, de comunidades tradicionais, da comunidade LBTQIAP+ e da comunidade acadêmica com pesquisas em gênero. As três vagas restantes são destinadas a entidades que defendem os direitos das mulheres trabalhadoras, principalmente aquelas vinculadas a sindicatos e associações profissionais.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR

Paraná
Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).
A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.
A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.
No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.
Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.
Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).
Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.
O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.
A Polícia Civil investiha o caso.