Paraná
Em Matelândia, homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por latrocínio, roubo e coação é sentenciado a 29 anos e 12 dias de prisão
Em Matelândia, no Oeste do estado, o Judiciário condenou um homem a 29 anos e 12 dias de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de latrocínio, roubo majorado (três vezes) e coação no curso do processo. A sentença foi proferida na semana passada (em 24 de setembro), e o réu, que já estava detido, permaneceu preso para iniciar o cumprimento da pena.
Áudio do promotor de Justiça André Luiz Querino
Segundo a denúncia, na tarde de 25 de novembro de 2021, em via pública da Vila Pasa, bairro do município de Matelândia, o condenado, em companhia de outros dois homens (um deles não identificado), abordou um veículo no qual estavam quatro pessoas e, mediante uso de um revólver, ameaçaram e assaltaram as vítimas, que se preparavam para carregar um ônibus com mercadorias oriundas do Paraguai. Durante o roubo, os autores efetuaram disparos contra uma das vítimas (um homem de 39 anos), subtraindo-lhe um celular e 37 aparelhos roteadores de internet. Como resultado do disparo, a vítima faleceu. O celular chegou a ser revendido, mas foi posteriormente recuperado.
Seis meses após o crime, em 27 de maio de 2022, o réu praticou o crime de coação, tentando impedir que o irmão da vítima colaborasse com a investigação policial. As ameaças foram enviadas por meio de mensagens de áudio.
Processo nº 0003159-41.2021.8.16.0115
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Estado abre Junho Paraná Sem Drogas com foco em ações integradas e apoio a vulneráveis
A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD), iniciou oficialmente as atividades do Junho Paraná Sem Drogas nesta terça-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba, e reuniu especialistas, gestores e servidores para debater o enfrentamento ao uso indevido de substâncias lícitas e ilícitas.
A campanha paranaense é respaldada pela legislação estadual, instituída pela Lei Estadual nº 19.121/2017, e mobiliza a estrutura do Governo do Estado ao longo de todo o mês com ações de conscientização, prevenção e tratamento.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Saulo Sanson, destacou a importância da união de esforços e do impacto social da campanha. “A Sesp está comprometida com o enfrentamento às drogas em vários níveis, desde coibir o tráfico até a manutenção de políticas públicas de conscientização e promoção das discussões sobre o tema”, afirmou.
Nesta edição, o evento propõe o debate sobre o tema Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua, uma realidade que desafia diariamente os gestores públicos e a sociedade. O objetivo central é fortalecer o diálogo permanente e a articulação entre as políticas públicas de segurança pública, saúde, assistência social, sistema de justiça e entidades da sociedade civil para a formulação de respostas mais eficazes e focadas na dignidade humana.
O coordenador do Centro Estadual de Política Sobre Drogas (Cepsd) e vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), Renato Bastos Figueiroa, reforçou a necessidade de ações transversais. “Precisamos superar a visão de que essa responsabilidade pertence exclusivamente a uma área ou a uma instituição. Esse é um desafio coletivo que exige ações coordenadas e compromisso permanente”, destacou.
As ações do mês são coordenadas pelo Cepsd, com o apoio do Conesd e das demais secretarias de Estado que atuam em conjunto na realização de eventos em diversos municípios paranaenses.
A solenidade de abertura contou com a participação dos jovens do Centro da Juventude do município de Castro, que apresentaram o espetáculo de dança Liberte-se. Os Centros da Juventude funcionam como espaços estratégicos de proteção social e fortalecimento de vínculos, utilizando o esporte e a cultura para afastar os jovens de fatores de risco, como o uso de álcool e outras drogas.
Como parte do cronograma de enfrentamento e conscientização, também foram exibidos os vencedores da nona edição do Concurso Estadual de Vídeos Contra as Drogas, iniciativa realizada anualmente em parceria com a Secretaria de Estado da Educação para mobilizar estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada.
Estiveram também presentes na abertura o deputado estadual Gilson de Souza, presidente da Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas; e Luiz Carlos Pity Hauer, presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Política Nacional7 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Brasil7 dias agoMTE divulga dados do Caged de abril nesta quinta-feira (28)
-
Agro4 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Agro5 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Esportes6 dias agoFluminense derrota Deportivo La Guaira no Maracanã e carimba vaga nas oitavas de final da Libertadores
-
Política Nacional7 dias agoComissão de Saúde debate controle e manejo de espécies invasoras
-
Esportes3 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
