Connect with us


Cidades

Em epidemia, Umuarama registra 363 casos confirmados de dengue

Publicado em

O Bemdito

Umuarama está em estado de epidemia de dengue. Conforme os dados da Vigilância em Saúde Ambiental do município, 363 casos confirmados da doença foram registrados na cidade ao longo do ano. O índice faz com que a Capital da Amizade fique entre os 81 municípios em situação de alerta no estado.  A incidência proporcional é de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Conforme o boletim semanal da dengue, divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná, além de Umuarama, as cidades que entraram nesta lista são Campo Mourão, Terra Boa, Brasilândia do Sul, Ivaté, Perobal, Jussara, Paranavaí, Doutor Camargo e Ivatuba.

De acordo com os dados da Vigilância, os locais da cidade que mais possuem incidência de casos positivados são a região da praça dos Xetás, a Zona 7 (perto da Catedral Divino Espírito Santo) e os bairros Sonho Meu, Laranjeiras e San Remo.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Carlos Roberto da Silva, não há características que se repetem entre os bairros. No entanto, o maior índice de larvas pôde ser encontrado em coletores de lixo, terrenos baldios e imóveis em situação de abandono. Além dos casos confirmados, o município registra também 1217 casos notificados de dengue. Dos casos confirmados, apenas um é importado, vindo do município de Campinas. Todos os outros 362 foram adquiridos na própria cidade.

Leia mais:  Pais e alunos de escola em Piraquara que está com teto caído há um ano fazem 'bolo de aniversário' para protestar

Falta prevenção

Para Carlos Roberto, o aumento do número de casos pode ser derivado de vários fatores, como a falta de conscientização da população sobre os cuidados de prevenção; a quantidade de chuvas ocorridas durante o ano (que colabora para a água parada); o calor registrado nos últimos meses; a necessidade de mais agentes endêmicos na cidade, já que os 46 existentes muitas vezes não conseguem dar conta de toda a demanda do município; e a falta de veneno para combater o mosquito, que deveria ser enviado pelo Ministério da Saúde, mas não o foi desde meados de maio.

Para combater a dengue, o Poder Público no município está promovendo vistorias e fiscalização em todos os dias da semana, com exceção do domingo. Os agentes endêmicos também fazem o bloqueio larvário nas residências visitadas. Além disso, a Prefeitura está realizando em algumas escolas o Programa Educação em Saúde, em que se discute a problemática da dengue com as crianças das instituições de ensino. A Prefeitura também planeja uma ação integrada com outros órgãos da cidade, como os bombeiros, para realizar um mutirão na Praça dos Xetás na quinta-feira (4), que é um dos lugares com mais incidências de dengue no município.

Leia mais:  Cruzeiro do Oeste e Maria Helena terão festas juninas comunitárias no sábado

“Nós estamos fazendo o que é possível, porém, a população precisa se conscientizar e ter discernimento de que precisa fazer a limpeza dos imóveis para evitar que o mosquito se prolifere. O principal cuidado é verificar constantemente se há água parada; e caso haja, é necessário limpar o local retirando a água dos objetos”, ressalta Carlos Roberto.

Comentários Facebook

Araucária

Duas pessoas desaparecem após barco virar em Represa na Grande Curitiba

Published

on

Bombeiros fazem buscas por vítimas de afogamento na Represa do Passaúna (Foto: João Firgério)

Caso ocorreu na Represa do Passaúna, em Araucária. Bombeiros fazem as buscas

 

Dois homens foram vítimas de afogamento na manhã desta quarta-feira (27), na Represa do Passaúna, em Araucária.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem ouviu gritos de pedido de socorro e, na sequência, viu um barco virado sobre o rio.

As equipes estão há fazendo as buscas. As vítimas não foram localizadas até o momento.

Informações preliminares apontam que as vítimas são vigilantes de uma empresa que realiza patrulhamento de barcos. De acordo com os bombeiros, os coletes foram encontrados na embarcação.

Comentários Facebook
Leia mais:  Pais e alunos de escola em Piraquara que está com teto caído há um ano fazem 'bolo de aniversário' para protestar
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262