Connect with us


Paraná

Em dois dias, PRF flagra 188 ultrapassagens proibidas no Paraná

Publicado em

Redação Bem Paraná com Agência PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 188 manobras proibidas de ultrapassagem nos dois primeiros dias de Operação Corpus Christi no Paraná. Ao lado da fiscalização de embriaguez ao volante e das ações de controle de velocidade com uso de radares portáteis, as ultrapassagens proibidas estão entre as prioridades da operação da PRF, que começou na quarta-feira (19) e segue até domingo (23).

A PRF divulgou imagens de alguns flagrantes de ultrapassagens, registrados ontem (20) na BR-277, em Porto Amazonas (Campos Gerais). A multa por ultrapassar em local proibido tem natureza gravíssima, corresponde a sete pontos na carteira de habilitação e custa R$ 1.467,35. O valor dobra em caso de reincidência na mesma infração em um período de até 12 meses.

Ultrapassagens indevidas estão entre as principais causas de colisões frontais em trechos de pista simples.

Outras infrações – O balanço parcial de infrações registradas pela PRF na quarta e quinta-feira aponta ainda 2.097 veículos em excesso de velocidade, 17 casos de embriaguez ao volante, oito crianças sendo transportadas em cadeirinha e 25 caminhões com excesso de peso no estado.

Leia mais:  Prazo para parcelar débitos por meio do programa Retoma Paraná encerra nesta segunda

Entre os flagrantes de excesso de velocidade está o de um carro a 156 km/h em um trecho da BR-376 na Serra do Mar onde o limite máximo é 80 km/h. E o de uma motocicleta a 150 km/h no perímetro urbano da BR-277, em Foz do Iguaçu, onde o limite também é 80 km/h. No feriado de Corpus Christi do ano passado, seis pessoas morreram e outras 106 saíram feridas. As equipes da PRF atenderam 104 acidentes.

O balanço de acidentes atendidos durante a operação deste ano será divulgado na próxima segunda-feira (24), às 9 horas.

Comentários Facebook

Paraná

Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos

Published

on

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.

O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.  

Leia mais:  Museu Oscar Niemeyer divulga oficinas e mediações educativas do mês de junho

O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. 

A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262