Paraná
Defesa Civil do Paraná abre inscrições para curso de formação de voluntários
Estão abertas as inscrições para capacitação de novos voluntários da Defesa Civil Estadual. O curso da Escola de Defesa Civil, com apoio da Escola de Gestão, é voltado para pessoas acima de 18 anos que tenham interesse em atuar em momentos de desastre, em funções ligadas à logística, comunicação, saúde animal e combate a incêndio florestal. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 4 de maio no site oficial.
O tenente-coronel Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Riscos e Desastres, ressalta a importância de aumentar o número de voluntários ativos. “ A formação foi pensada para ampliar a capacidade de resposta do Estado em situações críticas e fortalecer uma rede de apoio preparada para diferentes cenários. Nos últimos anos tivemos situações em grande escala em União da Vitória e Rio Bonito do Iguaçu e os voluntários foram essenciais nesses casos”, explica.
Entre 5 de maio e 1 de junho os candidatos poderão acessar o conteúdo online com aulas gravadas e material de apoio em PDF. Serão repassados conceitos básicos de Defesa Civil, bem como a estrutura disponível e a atuação no Paraná.
O conteúdo foi organizado em sete módulos, com progressão mediante aprovação nas avaliações. Entre os principais temas estão, além de conceitos básicos de Defesa Civil, legislação nacional e estadual, gestão de risco, Sistema de Comando de Incidentes (SCI), logística humanitária, noções de primeiros socorros, combate a incêndio florestal. Quem finalizar o curso e ainda não estiver cadastrado poderá ser incluído na Plataforma de Voluntários. Aqueles que já estiverem cadastrados permanecerão ativos no banco de voluntários, podendo ser acionados em caso de necessidade.
“O contato será realizado por e-mail ou mensagem de SMS, e a mobilização ocorrerá preferencialmente conforme o município ou a região de residência”, detalha Lorenzetto.
As atividades de logística englobam o recebimento, organização e entrega de donativos, auxílio no transporte, organização e atendimento nos abrigos e distribuição de alimentos. Candidatos com perfil e formação específica ainda podem participar em outras três áreas, através das Rede Estadual de Radioamadores (REER), da Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastre (Remad) e do Programa de Prevenção a Incêndios na Natureza (Previna).
Para quem já atua na rede, o voluntariado é uma oportunidade concreta de colocar habilidades a serviço da sociedade. É o caso do jornalista André Rêgo que auxilia em situações adversas há 13 anos como voluntário da REER. “Participei de buscas na Serra do Mar, deslizamentos na BR-376, ocorrências com aeronaves e gerenciamento de crises. O que me motiva é poder auxiliar pessoas em momentos difíceis, fazer pelo outro aquilo que eu gostaria que fizessem por mim”, declara.
A empresária Luciane de Andrade Wamser, participa da rede do Previna há cinco anos e já foi acionada em situações de combate a incêndio florestal. “A atividade em si, o trabalho de campo e a possibilidade de utilizar as habilidades adquiridas para um bem maior são o que mais me motivam. Ao final de cada ação, fica a sensação de dever cumprido. É cansativo, exige disciplina e responsabilidade, mas é extremamente gratificante”, afirma.
Fonte: Governo PR
Paraná
Em Maringá, MPPR promove seminário que reunirá gestores municipais para tratar de ações preventivas diante dos impactos das mudanças climáticas
Prefeitos, procuradores municipais e integrantes das Defesas Civis de municípios do Norte Central do estado participam nesta sexta-feira, 7 de agosto, em Maringá, do Seminário Regional “Municípios pelo Clima – Compromisso para o Enfrentamento dos Desastres Climáticos”, iniciativa do Ministério Público do Paraná voltada ao fortalecimento das políticas públicas de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos. O encontro será realizado das 13 às 18 horas, no Anfiteatro Dona Etelvina da Unicesumar.
Áudio do promotor de Justiça Nivaldo Bazoti
O seminário ocorre em um momento de preparação para os impactos esperados do fenômeno Super El Niño, que durante a primavera e o verão (2026/2027) poderá ocasionar aumento da ocorrência de tempestades intensas, com riscos de enchentes e deslizamentos de terra, reforçando a necessidade de planejamento e atuação preventiva por parte das administrações municipais. Entre os temas que serão debatidos estão a responsabilidade constitucional dos Municípios na prevenção de desastres, os planos municipais de ação climática, o fortalecimento das Defesas Civis locais, os mecanismos de financiamento das ações preventivas, a integração entre Estado e Municípios e os planos de contingência para resposta a eventos climáticos extremos.
Municípios pelo clima – Promovido pelo Núcleo Regional de Maringá do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), o seminário tem como objetivo ampliar a divulgação do programa “Municípios pelo Clima”, desenvolvido pelo MPPR para incentivar os municípios paranaenses a estruturarem políticas públicas permanentes de adaptação às mudanças climáticas, prevenção de desastres e proteção das populações mais vulneráveis. A iniciativa busca fortalecer a governança climática local por meio da integração entre os entes públicos e da adoção de medidas preventivas baseadas em planejamento, dados e cooperação institucional.
Programação – Três painéis temáticos estão programados. O primeiro, com o tema “O MP e a Indução de Políticas Públicas Preventivas”, será ministrado pelo Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo. Ele falará sobre o papel constitucional dos Municípios na agenda climática, o programa “Municípios pelo Clima”, a atuação do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) – unidade do MPPR voltada ao aprimoramento da atuação institucional dedicada à proteção dos direitos da população em situações extremas – e o novo Painel de Dados e Indicadores do MPPR.
Em seguida, o prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros II, apresentará o painel “Governança Climática na Prática: o exemplo de Maringá”, no qual falará da experiência da cidade na implementação de políticas públicas voltadas à governança climática. Com o tema “Estratégias Operacionais da Defesa Civil Estadual”, o terceiro painel será conduzido pelos representantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, coronéis Fernando Raimundo Schunig e Ivan Ricardo Fernandes, com foco nas estratégias estaduais de contingência, integração entre Estado e Municípios e resposta a eventos climáticos extremos.
No encerramento, haverá um debate entre os palestrantes e os participantes sobre os desafios da agenda climática regional.
Serviço
Seminário Regional Municípios pelo Clima – Compromisso para o Enfrentamento dos Desastres Climáticos
Data: 7 de agosto de 2026
Horário: das 13 às 18 horas
Local: Anfiteatro Dona Etelvina da Unicesumar de Maringá (Avenida Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Bloco 7, 1º Andar)
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes2 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Política Nacional3 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Entretenimento3 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Política Nacional3 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Política Nacional3 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Esportes1 dia agoAtlético-MG marca nos acréscimos, vence o Juventude e avança às quartas da Copa do Brasil
-
Agro2 dias agoAcordo provisório completa 3 meses com R$ 9,2 bilhões em carnes sob ameaça
-
Agro1 dia agoInflação de 0,06% reforça expectativa de Selic a 14% nesta quarta e permite juros menores
