Agro
Cultivo Vertical Indoor Será Destaque em Palestra sobre PD&I no Conexão Abisolo
O Conexão Abisolo 2025, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro em Campinas (SP), vai trazer como tema central o cultivo vertical indoor como ferramenta para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na agricultura. A palestra será ministrada pelo pesquisador Luis Felipe Villani Purquerio, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no dia 23, às 14h30, durante o painel Fomento à PD&I.
Cultivo Indoor: Complemento à Agricultura Convencional
Durante a apresentação, Purquerio explicará como o cultivo vertical indoor permite o controle preciso de luz, temperatura e umidade, possibilitado pelos avanços em LEDs para agricultura.
“O cultivo vertical indoor não pretende substituir a agricultura convencional, mas complementar o sistema produtivo. Ele amplia a capacidade de produzir em qualquer época e local, com maior eficiência no uso de recursos e menor dependência das condições climáticas externas”, afirma o pesquisador.
A palestra também abordará como o cultivo indoor pode ser usado para simular estresse abiótico em plantas, permitindo avaliar a eficácia de biofertilizantes, ferramenta estratégica para mitigar impactos ambientais adversos.
Benefícios e Aplicações para Empresas e Pesquisa
Entre os pontos destacados estão:
- Verticalização da produção e economia de água
- Aceleração do ciclo produtivo das plantas
- Potencial de aplicação para empresas de fertilizantes e bioinsumos
- Importância da intensidade, qualidade e fotoperíodo da luz no crescimento vegetal
- Desafios para difusão da tecnologia no Brasil
Purquerio também relacionará os temas com seu artigo publicado no Informe Agropecuário (2024), intitulado “Potencial do cultivo vertical indoor com iluminação artificial no contexto das mudanças climáticas”. O estudo reforça que essa modalidade complementar de produção pode ajudar a enfrentar os impactos das mudanças climáticas e ampliar a oferta de alimentos e insumos agrícolas.
Inovação e Sustentabilidade na Agricultura
O tema da palestra dialoga ainda com o Caderno Especial do Anuário Abisolo 2025, que destaca o papel dos bioinsumos e da inovação como estratégias para a sustentabilidade agrícola diante das mudanças climáticas.
Os interessados em participar do Conexão Abisolo podem obter 10% de desconto na inscrição usando o promocode VCMID7W9A9R4.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Mapa apresenta Rgen+Sustentável na Feira Brasil na Mesa
Neste sábado (25), na Feira Brasil na Mesa, realizada pela Embrapa em comemoração aos seus 53 anos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma palestra detalhando a Política Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos para a Alimentação, a Agricultura e a Pecuária (Rgen+Sustentável).
Com o objetivo de conservar, valorizar e promover o uso sustentável dos recursos genéticos para a alimentação e a agricultura (RGAA), a política foi lançada em abril de 2025 e busca ampliar a base genética dos programas de melhoramento das instituições de pesquisa, além de fortalecer o conhecimento sobre esses recursos e contribuir para a segurança alimentar e nutricional. A iniciativa também atua como catalisadora do desenvolvimento científico e tecnológico no setor agrícola.
A política é estruturada para garantir a segurança alimentar nacional por meio da conservação e do uso sustentável da diversidade genética. São considerados recursos genéticos os materiais com valor atual ou potencial para uso direto ou indireto na alimentação e na agropecuária, incluindo espécies de plantas, animais, microrganismos e organismos intermediários.
Durante a apresentação, o representante da coordenação de Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura do Departamento de Inovação do Mapa, Paulo Mocelin, destacou a importância estratégica do tema.
Segundo Mocelin, embora o tema ainda não seja amplamente conhecido pelo público, ele é fundamental para o futuro da agropecuária. “O tema de recursos genéticos não é tão popular, mas traz elementos novos e essenciais para o desenvolvimento do setor. A Política Nacional é uma política de Estado, instituída pelo Decreto nº 12.097, de 2024, e tem como objetivo definir prioridades e estratégias para consolidar uma agenda de longo prazo voltada à conservação, valorização e uso sustentável da biodiversidade agrícola”, explicou.
Também ressaltou que a política está alinhada a compromissos internacionais, como a Convenção sobre Diversidade Biológica e o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura.
“O Brasil é um país megadiverso, com grande variedade de espécies, biomas e ecossistemas. Temos um clima favorável à agropecuária, um sistema nacional de pesquisa robusto, com destaque para a Embrapa e instituições estaduais, além de uma legislação estruturada e parcerias internacionais consolidadas”, pontuou.
No âmbito das diretrizes de pesquisa e inovação, a política busca promover a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos, incentivar a adoção de novas tecnologias, sistematizar e disponibilizar informações científicas e fortalecer a articulação entre atores públicos e privados.
Já em relação aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA), a iniciativa incentiva o intercâmbio de variedades tradicionais e raças localmente adaptadas, além de valorizar os saberes tradicionais e promover a participação social.
No eixo de informação e capacitação, estão previstas ações de divulgação da importância estratégica dos RGAA, articulação de redes nacionais e internacionais, formação de recursos humanos e ampliação do acesso a dados qualificados.
A política também se articula com iniciativas como a Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Genética Agrícola para Adaptação às Mudanças Climáticas (Readapta), que desenvolve projetos de melhoramento genético voltados a culturas como arroz, feijão, milho, soja, trigo e mandioca.
O Mapa é responsável pela definição e implementação dos planos de ação, pela estruturação da rede, pelo fomento à conservação e capacitação, além de incentivar pesquisas e inovações baseadas no uso sustentável dos recursos genéticos.
Informações à imprensa
-
Economia7 dias agoInscrições para Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior encerram em 27 de abril
-
Esportes7 dias agoCruzeiro supera o Grêmio e respira fora do Z4 do Brasileirão
-
Paraná5 dias agoEm expansão na rede estadual, cursos técnicos já superam 137 mil alunos inscritos
-
Agro5 dias agoProjeto que moderniza regras da aquicultura avança na Câmara e recebe apoio do setor
-
Economia4 dias agoMDIC destaca NIB, descarbonização e minerais críticos na Hannover Messe
-
Entretenimento7 dias agoJoão Gomes e Ary Mirelle curtem dia em piscina de nova mansão: ‘Nosso cantinho’
-
Entretenimento5 dias agoAna Paula Renault se emociona ao saber da morte do pai e revela ter ouvido a mãe
-
Entretenimento5 dias agoSheila Mello dribla chuva com granizo e mantém festa animada com amigos
