Paraná
Corpo de Bombeiros forma 21 integrantes para atuar com resgate nas alturas
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) formou uma turma de 23 profissionais que agora são especializados em operações de resgate envolvendo o uso de rapel. O Curso em Salvamento em Altura (Csalt) é uma qualificação em uma série de técnicas que vão do atendimento pré-hospitalar das vítimas aos conhecimentos avançados de passagem de nós, prática típica do alpinismo.
“Em 2024, uma profissional de limpeza ficou presa em seu equipamento de segurança a 25 metros de altura na fachada de um edifício em Curitiba. Nossas equipes realizaram o resgate pelo topo do prédio, utilizando técnicas de rapel em ascensão controlada para abordar e içar a vítima com segurança”, afirma o coordenador do curso, major Genuíno Luiz Dalponte.
Dos recém-formados, 21 são bombeiros do Paraná, um é do Rio Grande do Norte e um é de Pernambuco. Entre as técnicas do curso estão as de subida e descida individuais com as cordas e as em equipe, inclusive com grande quantidade de equipamento. Uma das etapas é a de içar a maca e resgatar as vítimas tanto com o dispositivo na horizontal quanto na vertical.
“Este tipo de resgate exige não apenas perícia individual, mas também a aplicação de Sistemas de Polias para o içamento eficaz, proporcionando uma vantagem mecânica para mover a carga”, explica o major Dalponte. O curso tem como público-alvo bombeiros militares, com foco nos comandantes de incidentes. “A especialização é vital diante de ocorrências que demandam precisão e segurança”.
Os alunos absorveram também técnicas de tirolesa para transpor distâncias com os resgatados. “O resgate complexo de um homem em um silo em Vitorino, uma operação que durou mais de três horas, ilustra a aplicação real dos conhecimentos em ambientes desafiadores”, conta o major Dalponte.
O curso teve etapas distintas, uma delas em uma simulação de acidente em cânion, em Ponta Grossa, com nível de dificuldade elevado. A aplicação do rapel a partir de helicópteros também foi ensinada. “Onde houver uma vítima em altura, seja para baixo ou para cima, usamos as técnicas que ensinamos no curso”, explica Dalponte.
O major Dalponte é o presidente da Câmara Técnica de Salvamento em Altura do CBMPR. Segundo ele, após a criação do comitê de trabalho o Paraná ganhou destaque com a padronização das competências do resgatista vertical e na elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). No ano passado, o Estado foi o segundo colocado no evento Rope Days, campeonato brasileiro de salvamento em altura, concorrendo com outras 19 equipes.
FORMATURA – A formatura dos 23 profissionais aconteceu nesta sexta-feira (12), em Curitiba. Durante a cerimônia, o subcomandante geral do CBMPR, coronel Jornas Emmanuel Benghi Pinto, discursou aos novos especialistas. O oficial já foi instrutor de disciplina de salvamento em altura na corporação. De acordo com ele, a evolução dos bombeiros é visível.
“Não somente com materiais, mas também com técnicas nas mais diversas situações, desde um gato em uma árvore à vítima presa em veículo em um barranco. Este trabalho não admite erros, os oficiais se formam com a missão de manter a doutrina do salvamento em altura, além de preparar a tropa para atendimentos e garantir materiais necessários para cumprimento dessas ações”, afirmou.
Fonte: Governo PR
Paraná
Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem
Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.
Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.
Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”.
CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida.
A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.
NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.
Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.
VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoSeleção Brasileira define numeração dos jogadores para a Copa de 2026
-
Agro6 dias agoCafé fecha maio com pressão sobre o arábica e valorização do conilon no Brasil e no mercado internacional
-
Agro7 dias agoExportação recorde em maio injeta R$ 1,77 bilhão no campo e estanca queda
-
Agro6 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
-
Esportes5 dias agoAncelotti confirma seleção titular para amistoso do Brasil contra o Panamá no Maracanã
-
Educação6 dias agoMEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto
-
Agro6 dias agoExportações do agro atingem R$ 29,6 bilhões o primeiro quadrimestre
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova critérios para colação de grau antecipada em universidades
