conecte-se conosco

Curitiba

Coronavírus esvazia o trânsito e acidentes caem em Curitiba

Publicado

A recomendação de isolamento social por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os apelos das secretarias estadual e municipal de Saúde para que a população paranaense fique em casa estão refletindo no trânsito da cidade. Segundo levantamento do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), feito a pedido do Bem Paraná, o número de acidentes nas ruas da cidade caiu quase pela metade.

Os dados, repassados à reportagem pelo setor de comunicação da Polícia Militar (PM-PR), mostram que entre os dias 11 e 20 de março haviam sido registrados 150 acidentes de trânsito na cidade, com o total de 124 pessoas feridas e um óbito.

Depois que o isolamento social passou a ser recomendado aos cidadãos e o o comércio não-essencial foi fechado, as ocorrências despencaram, com queda de 46%: foram 81 acidentes, com 74 feridos. O número de óbitos, curiosamente, aumentou, com duas fatalidades, ambas registradas em atropelamentos.

Os números são parecidos com aqueles registrados pelo Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná (SYSBM-CCB), que considera todos os tipos de acidente de transporte registrados na cidade, e não apenas acidentes de trânsito.

Leia mais:  Guarda Municipal manda 133 novos oficiais para aumentar segurança em Curitiba

Entre o dia 11 e 20 de março haviam sido registradas 248 ocorrências na Capital, enquanto entre os dias 21 e 30 de março foram 124, uma redução de 50%, exatamente. No ano passado, entre os dias 21 e 30 de março, haviam sido 265 ocorrências na cidade.

Outro efeito do menor movimento nas ruas é o da poluição. A concentração de NO2 (Dióxido de Nitrogênio) no dia 16 de março era 17,5 e no dia 25, já dentro da quarentena, caiu para 7,5, segundo dados do Instituto Atlas e Terra (IAT) do Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Apesar de decretos, comércio abre nos bairros

Apesar dos decretos do governo do Estado e do município, recomendando e até mesmo obrigando que serviços e atividades não essenciais não abram as portas, na segunda-feira e ontem, diversos internautas relataram que o comércio, e até mesmo atividades não essenciais, estavam abrindo normalmente em bairros da periferia, como o Síto Cercado, São Braz e entorno do Centro de Curitiba.

Leia mais:  Piloto de moto morre após perder o controle da direção e bater em poste em Curitiba

Os decretos em vigor desde o final de semana do dia 22 de março, preveem os serviços que devem permanecer abertos pelos seus aspectos de utilidade pública, e veta a abertura de outros. Existe a possibilidade de fiscalização e até mesmo de multa para quem descumprir os decretos.

Comentários Facebook

Curitiba

VÍDEO: Ônibus com 37 pessoas perde o freio na serra entre Curitiba e Joinville

Publicado

Um ônibus de viagem que fazia o trajeto Belém (PA) – Florianópolis (SC) perdeu os freios enquanto trafegava na rodovia BR-376 na madrugada da Última quarta-feira, 6. O veículo ocupado por 37 passageiros, sendo oito crianças, atingiu 118 km/h e só parou depois de entrar na área de escape do quilômetro 671,7, em Guaratuba (PR). Ninguém se feriu.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho, o ônibus entrou 115 metros na área de escape por volta da 1h45. O condutor relatou às equipes que não conseguiu mais utilizar os freios dois quilômetros antes da área e, como ele já conhecia o dispositivo, direcionou o ônibus para entrada.

O motorista e os passageiros foram transportados até um posto de apoio para seguirem viagem com suporte da empresa responsável.

Segundo a concessionária, essa foi a sexta vez que um ônibus usou a área de escape, inaugurada em agosto de 2011. Neste período ela foi utilizada por 257 veículos pesados, ajudando a salvar 376 vidas.

Leia mais:  Piloto de moto morre após perder o controle da direção e bater em poste em Curitiba

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana