conecte-se conosco

Paraná

Coronavírus: Casos sobem para 43 no Paraná, aponta boletim

Publicado

Números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde deste sábado (21); aumento foi de sete confirmações da Covid-19. Ponta Grossa, Pato Branco e Umuarama registraram primeiros casos.

Os casos do novo coronavírus aumentaram de 36 para 43 no Paraná, de sexta-feira (20) para sábado (21), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Das sete novas confirmações, quatro foram em Curitiba.

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Umuarama, no noroeste, e Pato Branco, no sudoeste, registraram os primeiros casos da Covid-19. O boletim foi concluído ao meio-dia deste sábado. Das 43 confirmações, três pessoas estão internadas, segundo a Sesa.

O Ministério da Saúde ainda não divulgou números atualizados deste sábado. Até a sexta, eram 32 confirmações.

As suspeitas em investigação subiram de 202 para 273. Curitiba concentra 52 delas. Até o momento, 172 casos suspeitos foram descartados após exames.

Entre as cidades que ainda não tiveram casos confirmados, Cascavel, no oeste do estado, é o município com mais suspeitas. São 28 em investigação. Na cidade, 12 já foram descartadas.

Leia mais:  Até 2040, Paraná terá 118 idosos para cada 100 crianças, estima governo

Casos do coronavírus por município, segundo a Sesa:

  • Curitiba: 31
  • Londrina: 3
  • Cianorte: 2
  • Campo Largo: 1
  • Ponta Grossa: 1
  • Pato Branco: 1
  • Foz do Iguaçu: 1
  • Umuarama: 1
  • Maringá: 1
  • Guaíra: 1

As confirmações deste sábado são de quatro homens e três mulheres, com idades entre 28 e 81 anos. Eles têm histórico de viagens recentes para São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos.

Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), além de dois laboratórios privados já habilitados para confirmações da doença, informou a Sesa.

Transmissão comunitária

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite de sexta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. Ele sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.

Leia mais:  Em meio à estiagem, volta a chover em boa parte do Paraná

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Comentários Facebook

Paraná

Paraná se aproxima dos 470 mil casos de Covid-19 e mortes já são 8.676

Publicado

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (10) 1.625 casos confirmados e 7 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 469.538 casos confirmados e 8.676 mortos em decorrência da doença.

Os casos deste informe referem-se à pacientes que estiveram ou estão com a doença entre 24 de outubro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. Os casos por data de confirmação do diagnóstico, ou encerramento (fechamento) do caso no sistema estão distribuídos nos meses: janeiro de 2021 são 1.541, os demais de 2020 nos meses de outubro 1, novembro 24 e dezembro 59. O detalhamento completo está no arquivo csv.

INTERNADOS – 1.350 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.075 pacientes em leitos SUS (585 em UTI e 490 em leitos clínicos/enfermaria) e 275 em leitos da rede particular (140 em UTI e 135 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.251 pacientes internados, 458 em leitos UTI e 793 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Leia mais:  Cresce número de migrantes e refugiados que buscam recomeço no Paraná

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 7 pacientes. São 4 mulheres e 3 homens, com idades que variam de 40 a 90 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 8 e 9 de janeiro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (3), Arapongas (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que morava em cada um dos seguintes municípios: Ampére e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 3.741 casos de residentes de fora, 73 pessoas foram a óbito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana