Esportes
Coritiba pouco mudou e diretoria segue motivada mesmo com início irregular
Duas semanas depois da vitória sobre o Guarani e com pouco mais de dez dias até a retomada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba pouco mudou nesse recesso para a Copa América. Os resultados irregulares e as atuações inconstantes nessas oito primeiras rodadas da segunda divisão não foram capazes de transformar o ambiente do clube, que, para o bem das suas finanças, precisa conquistar, neste ano, o acesso à primeira divisão.
Aliás, a confiança de que o Coxa voltará à elite, mesmo sem mudar praticamente nada neste período, continua alta. O técnico Umberto Louzer já avisou que o Alviverde garantirá sua vaga na Série A do ano que vem com três rodadas de antecedência. O presidente Samir Namur engrossou o discurso do comandante e também confia que o Verdão terminará a Série B entre os quatro primeiros colocados.
O executivo de futebol, Rodrigo Pastana, porém, não vê o acesso com tanta facilidade. Pelo contrário. O dirigente espera muitas dificuldades na retomada da Série B, mas garantiu que o time vai conseguir retornar para a elite do futebol nacional de 2020.
“Levo isso como uma motivação, principalmente porque o Umberto (Louzer) trabalha no dia a dia. São diversas formas de motivar os atletas. Acho bacana a linha de trabalho dele. Acredito em trabalho, em dificuldade até o último momento. Mas na última ou faltando três rodadas, tenho certeza que vamos subir”, garantiu Pastana.

Umberto Louzer foi mantido no cargo. Foto: Felipe Rosa.
Especialmente depois da derrota sofrida no clássico com o Paraná por 3×2, dentro do Couto Pereira, falou-se muito em mudanças no departamento de futebol. O treinador ficou por um fio e a vitória por 1×0 sobre o Guarani, em Campinas, na última rodada antes da parada, deu sobrevida ao comandante no clube. Prova da confiança que Pastana tem no trabalho do Louzer.
“Certeza que ele permanece. Confiamos no trabalho do Umberto. A gente não trabalha com o ‘se’ dentro da nossa realidade. A gente vê o que ele tem evoluído, no trabalho mesmo em si. E estamos bem satisfeitos com o trabalho dele”, garantiu o dirigente.
Neste período, a mudança mais contundente no ambiente foi a rescisão do contrato do zagueiro Alan Costa. O defensor se recusou a jogar diante do Guarani e acabou sendo desligado do elenco. Novos reforços não chegaram e o time ainda tem alguns jogadores no departamento médico. Somente procedimentos internos foram feitos nesse período de folga, especialmente na área de fisiologia.
Os números e especialmente o rendimento até agora na Série B não foram bons. Pastana admitiu que o Coritiba ficou devendo nessas oito primeiras rodadas, mas se apega nas estatísticas para projetar novos tempos para o Verdão na segunda divisão. Mais do que isso, o cartola acredita que essa parada fará a equipe evoluir em diversos aspectos.
“Até acho que o time ficou devendo. Se for ver estatisticamente, fomos o time que mais criou chances, o segundo mais ofensivo. Perdemos chances notórias de ter uma pontuação maior, mas tenho certeza que a gente vai evoluir, justamente pelo tempo de trabalho que tem e por algumas alterações e avaliações feitas nesse período. No início do ano, após a chegada do Umberto, ao final das oito rodadas, faríamos essa avaliação e fizemos nesses oito dias que tivemos de folga. Alterações foram feitas de procedimentos internos, o time vai evoluir ainda mais, terá uma pontuação maior ao final do primeiro turno e com certeza estará solidificado no G4”, arrematou o dirigente.
Esportes
Internacional cede empate ao Remo no fim e chega a sete jogos sem vencer no Brasileirão
O Internacional ficou no empate em 1 a 1 com o Remo, na noite desta segunda-feira (17), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Colorado abriu vantagem com Carbonero, mas sofreu o empate nos acréscimos, após cobrança de falta de Vitor Bueno.
Com o resultado, o Internacional chegou aos 24 pontos e deixou a zona de rebaixamento, assumindo a 16ª posição. A equipe, no entanto, segue sem vencer na competição há sete partidas, com quatro derrotas e três empates no período. O Remo permanece no 18º lugar, com 23 pontos.
O time gaúcho começou pressionando e conseguiu marcar logo aos três minutos. Matheus Bahia avançou pela esquerda e cruzou para Carbonero, que finalizou de primeira, rasteiro, sem chances para o goleiro Marcelo Rangel.
Ainda no primeiro tempo, aos 26 minutos, Alan Patrick encontrou Carbonero em boa posição. O atacante ficou frente a frente com o goleiro remista, mas chutou para fora e desperdiçou a oportunidade de ampliar a vantagem.
Na etapa final, o Internacional voltou a criar chances. Aos 21 minutos, Tchamba errou ao recuar a bola, e Calebe aproveitou para antecipar-se à defesa do Remo. O meia acionou Carbonero, que invadiu a área, mas bateu ao lado da meta adversária.
Quando o Colorado parecia encaminhar a vitória, o Remo reagiu no último lance da partida. Aos 50 minutos, Vitor Bueno cobrou uma falta de longa distância. A bola desviou na barreira, enganou o goleiro Matheus Cunha e morreu no fundo das redes, garantindo o empate para a equipe visitante.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Jogo | Internacional 1 x 1 Remo |
| Competição | Campeonato Brasileiro – 23ª rodada |
| Local | Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS) |
| Data | 17 de agosto de 2026 (segunda-feira) |
| Horário | 20h (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Matheus Bahia (Internacional); Marllon, Jajá, Vitor Bueno e Zé Ricardo (Remo) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Gols | Carbonero, aos 3 minutos do 1º tempo (Internacional); Vitor Bueno, aos 50 minutos do 2º tempo (Remo) |
| Árbitra | Edina Alves Batista (SP) |
| Assistentes | Neuza Ines Back (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) |
| VAR | Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) |
| Internacional | Matheus Cunha; Mercado, Bruno Gomes e Maripán; Matheus Bahia, Rodrigo Villagra, Bruno Henrique (Paulinho Paula) e Vitinho (Félix Torres); Bernabei (Allex), Alan Patrick (Calebe) e Carbonero (Alerrandro). Técnico: Paulo Pezzolano. |
| Remo | Marcelo Rangel; Yago Pikachu, Zé Ivaldo, Tchamba e Marllon (David Braga); Zé Welison (Patrick), Leonel Picco (Vitor Bueno) e Zé Ricardo; Marcelinho (Galeano), Gabriel Taliari e Jajá (Alef Manga). Técnico: Léo Condé. |
Fonte: Esportes
-
Paraná5 dias agoGaeco e Polícia Militar cumprem 24 mandados em 11 cidades na segunda fase da Operação Via Pix, que apura possíveis crimes cometidos por policiais rodoviários
-
Esportes7 dias agoSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
Esportes7 dias agoCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
Esportes5 dias agoSantos vence Macará de virada e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
Esportes7 dias agoFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
Educação5 dias agoMEC abre inscrições para instrutores de práticas restaurativas
-
Esportes5 dias agoCienciano goleia o Botafogo por 6 a 1 e deixa time brasileiro à beira da eliminação na Sul-Americana
-
Esportes5 dias agoCorinthians segura empate com o Rosario Central mesmo com um jogador a menos na Libertadores
