Esportes
Coritiba aproveita período sem jogos pra trabalhar mais o ataque
Apesar de ter o artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro (Rodrigão, com sete gols), o setor ofensivo do Coritiba tem preocupado o técnico Umberto Louzer. Nas primeiras oito rodadas, o Coxa foi o terceiro time que mais finalizou a gol na competição, mas o aproveitamento foi baixo. Foram apenas nove gols marcados, sendo sete deles do camisa 9. Por isso, uma atenção especial foi dada ao último terço do campo nesta intertemporada, visando a retomada da segunda divisão, terça-feira (9), diante do Criciúma, fora de casa.
Apesar de ser um dos times que mais chega ao gol do adversário, Louzer vê o Alviverde com condições de aumentar esse número. Para isso, o meio de campo não poderá oscilar tanto como aconteceu até agora e fazer do Coritiba um dos protagonistas da Série B.
“Temos dado ênfase nessa última parte do campo, às finalizações. O Coritiba é o terceiro time que mais finaliza e pode aumentar ainda mais esse número em função de, muitas vezes, no setor de meio de campo, termos perdido um pouco o domínio, até mesmo o passe. Temos dado ênfase nisso e com certeza vai melhorar consideravelmente o número de finalização”, apontou o treinador.
A verdade é que o Coxa, até aqui, não teve um grande rendimento ofensivo. Seu meio de campo foi falho em vários jogos. Muito por conta da instabilidade dos seus homens de frente. O meia Giovanni, principal armador do time, ainda está devendo, mas segue sendo a principal esperança do setor de criação.
O camisa 10, no entanto, está voltando depois de se recuperar de uma lesão muscular na coxa, iniciou na semana passada a fase de transição e ainda não tem presença garantida no duelo contra o Criciúma. Com isso, as opções são Juan Alano e Thiago Lopes. O primeiro atuou na maioria das partidas mais avançado, enquanto o segundo, depois de iniciar bem a Série B, se machucou e retornou recentemente aos treinamentos.
Além do meio, Louzer tem trabalhado para aumentar o aproveitamento do Alviverde nas finalizações. O treinador destacou o poder de criação, mas admitiu a necessidade de transformar isso em resultados positivos na sequência da Série B.
“A gente fica feliz por ter um número grande na construção, que é algo difícil, mas temos que ser mais efetivos no momento da finalização. Precisamos transformar toda a construção em números, em resultados. Nós dependemos do resultado e hoje é algo incômodo para nós. É insatisfatória a posição em que nos encontramos na tabela. Precisamos de pequenos ajustes nessa retomada para que a gente consiga os resultados que vai nos levar ao título, que é aquilo que a gente busca nessas 30 próximas rodadas”, arrematou o comandante coxa-branca.
Mesmo com problemas ofensivos notórios, o Coritiba, com nove gols marcados em oito rodadas, tem o quinto melhor ataque da Série B, ao lado de Paraná, Londrina e Botafogo-SP. Bragantino, com 13, Sport e Ponte Preta, com 12, e Atlético-GO, com dez, estão entre os times que mais marcaram gols na segunda divisão ate agora.
Esportes
Fluminense supera o Operário-PR no Maracanã e avança às oitavas da Copa do Brasil
O Fluminense garantiu presença nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Operário-PR por 2 a 1, nesta terça-feira (12.05), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta da quinta fase da competição. Acosta e Savarino marcaram para o time carioca, enquanto Felipe Augusto descontou para a equipe paranaense.
Como havia empatado sem gols na partida de ida, em Ponta Grossa, o Tricolor entrou em campo precisando apenas de uma vitória simples para confirmar a classificação — e cumpriu a missão diante de sua torcida.
O jogo
O Fluminense começou a partida com intensidade e abriu o placar logo aos sete minutos. Após Acosta receber na área e ser derrubado por Índio, o árbitro assinalou pênalti. Na cobrança, Savarino bateu com firmeza e colocou o Fluminense em vantagem.
A equipe carioca seguiu melhor no confronto e ampliou aos 37 minutos da etapa inicial. Nonato encontrou um bom passe em profundidade para Lucho Acosta, que disputou a jogada com o zagueiro e conseguiu finalizar para marcar o segundo gol tricolor.
Segundo tempo
O Fluminense ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada. Aos dois minutos, Cuenú interceptou a bola com a mão dentro da área, e o árbitro marcou novo pênalti. John Kennedy foi para a cobrança, mas acertou a trave.
O Operário tentou reagir e conseguiu diminuir aos 38 minutos. Em jogada pela esquerda, Edwin Torres cruzou para a segunda trave, Jemmes não conseguiu fazer o corte, e Felipe Augusto aproveitou a sobra para empurrar para o gol.
Quatro minutos depois, porém, o próprio Edwin Torres acabou expulso ao parar um contra-ataque do time carioca, dificultando qualquer tentativa de reação da equipe visitante.
Com a vitória confirmada, o Fluminense agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado, às 19h, a equipe recebe o São Paulo no Maracanã, pela 15ª rodada. Já o Operário encara o Náutico, às 16h, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pela Série B.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Fluminense 2 x 1 Operário | |
| Competição | Copa do Brasil (jogo de volta da quinta fase) |
| Local | Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 12 de maio de 2026 (terça-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Aylon (Operário); Jemmes (Fluminense); Cuenú (Operário); Guga (Fluminense); Acosta (Fluminense); Edwin Torres (Operário); Pedro Vilhena (Operário) |
| Cartões vermelhos | Edwin Torres (Operário) |
| Gols | Savarino, aos 10′ do 1ºT (Fluminense); Acosta, aos 37′ do 1ºT (Fluminense); Felipe Augusto, aos 38′ do 2ºT (Operário) |
| Árbitro | João Vitor Gobi (SP) |
| Auxiliares | Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) |
| VAR | Emerson de Almeida Ferreira (MG) |
| Fluminense | Fábio; Guga, Jemmes, Freyter e Arana; Nonato (Bernal), Hércules e Acosta (Ganso); Savarino, Canobbio (Serna) e John Kennedy (Castillo). |
| Técnico do Fluminense | Luis Zubeldía |
| Operário | Vágner; Mikael Doka, Cuenú, Miranda e Moraes (Gabriel Feliciano); Índio (Neto Paraíba), Vinicius Diniz (Felipe Augusto) e Boschilia; Aylon (Edwin Torres), Pablo e Berto (Pedro Vilhena). |
| Técnico do Operário | Luizinho Lopes |
Fonte: Esportes
-
Polícial6 dias agoPCPR cumpre ordem judicial de afastamento cautelar de dois funcionários públicos em Palmital
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça operações e amplia policiamento na região central
-
Brasil6 dias agoMTE institui Comitê Gestor para fortalecer política de incubação de cooperativas populares
-
Educação5 dias agoMEC distribui mais cargos e funções para institutos federais
-
Paraná7 dias agoMissão reforça presença de produtos paranaenses no mercado da América do Norte
-
Brasil6 dias agoMTE reforça diálogo social e articula pacto pelo trabalho decente na Paraíba
-
Política Nacional5 dias agoSenado atua contra desinformação com checagem de dados e conteúdo confiável
-
Educação6 dias agoGoverno do Brasil inclui mais obras da educação no Novo PAC
