conecte-se conosco

Curitiba

Conselho autoriza que mais três UPAs sejam gerenciadas por organizações sociais, em Curitiba

Publicado

G1 PR

Mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba serão administradas por organizações sociais. O Conselho Municipal de Saúde aprovou a mudança de gerenciamento, nesta quarta-feira (19), com 19 votos favoráveis, oito contrários e uma abstenção.

As UPAs Boa Vista, Sítio Cercado e Cajuru terão administração como a UPA da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que desde agosto do ano passado é gerenciada por uma organização sem fins lucrativos.

Um processo, ainda sem prazo definido, será aberto para definir a organização que vai comandar as unidades.

A reunião do conselho nesta quarta teve clima de tensão quando servidores contrários à aprovação tentaram entrar no auditório e foram impedidos por guardas municipais. Representantes dos servidores já participavam da sessão.

Os servidores municipais são contrários ao modelo, que, segundo eles, precariza o atendimento. Os trabalhadores também dizem temer que sejam demitidos.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmou que os servidores dessas UPAs serão realocados. “Servidor público não pode ser mandado embora”, disse.

Leia mais:  Quinta-feira é dia da amamentação; domingo terá 'Hora do Mamaço' em Curitiba

Segundo ela, o modelo de administração aprovado dá mais agilidade na compra de insumos e materiais. Além disso, a secretária defende que o gerenciamento permite economia mensal de R$ 408 mil.

Márcia também foi cobrada pela falta de pediatras na UPA da CIC. Segundo ela, o problema é pontual e será solucionado o mais breve possível.

Comentários Facebook

Curitiba

VÍDEO: Ônibus com 37 pessoas perde o freio na serra entre Curitiba e Joinville

Publicado

Um ônibus de viagem que fazia o trajeto Belém (PA) – Florianópolis (SC) perdeu os freios enquanto trafegava na rodovia BR-376 na madrugada da Última quarta-feira, 6. O veículo ocupado por 37 passageiros, sendo oito crianças, atingiu 118 km/h e só parou depois de entrar na área de escape do quilômetro 671,7, em Guaratuba (PR). Ninguém se feriu.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho, o ônibus entrou 115 metros na área de escape por volta da 1h45. O condutor relatou às equipes que não conseguiu mais utilizar os freios dois quilômetros antes da área e, como ele já conhecia o dispositivo, direcionou o ônibus para entrada.

O motorista e os passageiros foram transportados até um posto de apoio para seguirem viagem com suporte da empresa responsável.

Segundo a concessionária, essa foi a sexta vez que um ônibus usou a área de escape, inaugurada em agosto de 2011. Neste período ela foi utilizada por 257 veículos pesados, ajudando a salvar 376 vidas.

Leia mais:  Homem é encontrado ferido dentro de bueiro em Curitiba; veja o momento do resgate

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana