Connect with us


Política Nacional

Comissão de Educação ouve presidente do Inep sobre vazamento no Enem 2025

Publicado em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ouve, nesta terça-feira (2), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, sobre o suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, noticiado pela imprensa.

O convite foi feito pelo deputado Thiago de Joaldo (PP-SE). O debate será às 16 horas, em plenário a ser definido.

“O Enem é o principal instrumento de acesso ao ensino superior no país, afetando o futuro de milhões de jovens, e qualquer falha em sua segurança compromete diretamente a isonomia, a credibilidade e a confiança pública no sistema educacional brasileiro”, afirma o parlamentar.

Ele espera que o presidente do Inep explique a situação, apresente o resultado das investigações conduzidas em parceria com a Polícia Federal, esclareça se houve falhas nos protocolos de segurança e que medidas serão adotadas para proteger futuras edições.

“Além disso, a comissão precisa de clareza técnica sobre como a anulação de questões afetará o complexo cálculo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), garantindo a justa aferição do desempenho dos participantes”, afirmou.

Leia mais:  Projeto do Senado que cria incentivos ao setor do cacau é transformado em lei

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook

Política Nacional

Comissão aprova regras gerais para o diagnóstico precoce de câncer de pulmão no SUS

Published

on

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece diretrizes nacionais para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta tem como objetivo reduzir as taxas de mortalidade e aumentar a sobrevida dos pacientes por meio da detecção antecipada da doença, que é a principal causa de morte por câncer no Brasil.

Para a autora do projeto, deputada Flávia Morais, a medida é urgente devido ao impacto econômico e social do diagnóstico tardio, que eleva custos assistenciais e causa perdas significativas de produtividade.

Texto aprovado
Foi aprovada a versão do relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que ajustou a proposta original – Projeto de Lei 2550/24, da deputada Flávia Morais (PDT-GO) – para adaptar o texto à legislação já existente.

O substitutivo estabelece como diretrizes o desenvolvimento de ações educativas, a capacitação permanente de profissionais de saúde, o uso de estratégias de saúde digital e o estímulo à busca ativa de grupos de alto risco na atenção primária.

Leia mais:  Aprovada criação do Dia Nacional da Conscientização do Câncer Hereditário

A principal mudança em relação à proposta original é a flexibilização dos critérios técnicos no texto da lei. Enquanto o projeto recomendava especificamente a realização anual de tomografia computadorizada de baixa dose para indivíduos de alto risco entre 50 e 80 anos, o substitutivo aprovado removeu esse detalhamento operacional.

A intenção, segundo o relator, é evitar o “engessamento” da prática médica e permitir que as ações a serem adotadas simplesmente sigam protocolos clínicos e processos de incorporação de tecnologias em saúde do Ministério da Saúde.

O texto também prevê a integração das ações de identificação precoce com programas de cessação do tabagismo, em consonância com a Política Nacional de Controle do Tabaco.

Próximas etapas
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, o texto precisa da aprovação da Câmara e do Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Ana Chalub

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia mais:  Senado trabalha para reduzir brutalidade contra mulheres

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262