Paraná
Com sede em Guarapuava, evento que debaterá cultura comunitária é adiado para 2026
A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), em conjunto com a Comissão Organizadora do Encontro Estadual dos Pontos de Cultura, informa que o evento Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2025, inicialmente previsto para os dias 22 e 23 de novembro de 2025, foi adiado para 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em razão dos fortes impactos causados pelo desastre climático nos municípios de Rio Bonito do Sul e Guarapuava.
A cidade de Guarapuava segue confirmada como sede do encontro, que vai reunir representantes dos Pontos e Pontões de Cultura de todo o Paraná para debater diretrizes, políticas e estratégias de fortalecimento da cultura comunitária e participativa no Estado.
Seguindo os princípios da Política Nacional Cultura Viva, a Teia Estadual do Paraná busca garantir a participação ampla e diversa de todos. Com o novo cronograma, o período de inscrições será reaberto e estendido até as 23h59 do dia 30 de novembro de 2025, no mesmo link. As inscrições já realizadas permanecem válidas e automaticamente confirmadas para a nova data.
- Museu Oscar Niemeyer abrirá normalmente nos feriados de novembro
- Mutirão voltado a profissionais da cultura vai ofertar dezenas de vagas na Biblioteca Pública
JUSTIÇA CLIMÁTICA – O evento tem como tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática” e integra a etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPDC) e para a 6.ª Teia Nacional. Durante os três dias de programação, serão promovidos debates e plenárias em torno de três eixos principais: Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos; Governança da Política Nacional de Cultura Viva; e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.
Entre os objetivos do encontro estão o fortalecimento da rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura, a articulação entre iniciativas regionais e municipais, o fomento à gestão compartilhada das políticas públicas de cultura e a consolidação da Política Estadual de Cultura Viva. O evento também será um espaço para discutir os desafios e avanços em torno da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
CULTURA VIVA – Teias são encontros de articulação, troca de experiências e fortalecimento para grupos culturais que desenvolvem ações comunitárias. As teias são parte da Política Nacional Cultura Viva, que é voltada para a valorização de ações nesta área, de base comunitária. Já os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades.
Serviço:
Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2025
Data: 30 e 31/01 e 01/02 de 2026
Local: Guarapuava (endereço a ser confirmado)
Inscrições gratuitas até 30 de novembro de 2025 (AQUI)
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia 15 pessoas investigadas na “Operação A Rede” por organização criminosa, fraudes bancárias e lavagem de dinheiro
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra 15 pessoas investigadas por integrarem uma organização criminosa de atuação nacional responsável pela prática de fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro. Os crimes foram apurados no âmbito da Operação A Rede.
Áudio do Promotor de Justiça Antônio Juliano Souza Albanez
De acordo com a denúncia, que já foi recebida pela Justiça, o grupo criminoso mantinha uma falsa central telefônica instalada em Ponta Grossa, a partir da qual aplicava golpes em correntistas de instituições financeiras de todo o país. Além do contato telefônico com as vítimas, os investigados utilizavam páginas falsas na internet e links maliciosos para obter dados bancários e acessar indevidamente as contas, desviando valores expressivos.
Prejuízo – As investigações identificaram, entre agosto de 2024 e outubro de 2025, ao menos 11 vítimas residentes em diferentes estados da federação, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Maranhão e Amazonas. Somente no período investigado, o prejuízo causado ultrapassa R$ 1,4 milhão.
Os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. No caso das lideranças do grupo, as penas máximas cominadas aos delitos imputados podem superar 12 anos de reclusão.
Reparação de danos – Na denúncia, o Ministério Público também requereu a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados às vítimas. Como medida para assegurar o ressarcimento dos prejuízos e eventual perdimento de bens, a Justiça já determinou o bloqueio de veículos, imóveis e contas bancárias dos denunciados.
Atualmente, quatro investigados permanecem presos preventivamente e um dos apontados como líder da organização criminosa encontra-se foragido.
Processo 0005586-66.2025.8.16.0019.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com o Bahia e chega ao quinto jogo sem vencer no Brasileirão
-
Política Nacional2 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Política Nacional2 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Entretenimento2 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Entretenimento2 dias agoTàmires Assîs se apresenta como Cunhã-Poranga do Boi Garanhão em festival
-
Esportes1 dia agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Educação2 dias agoUniversidades federais ofertam cursos de idiomas à população
-
Política Nacional2 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
