Paraná
Com recordes, aeroportos do Paraná registram 2,6 milhões de viajantes no 1º trimestre
O setor do transporte aéreo paranaense começa o ano registrando grandes taxas de movimentação e batendo recordes. No primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março), os principais aeroportos paranaenses registraram, juntos, mais de 2,6 milhões de passageiros. O resultado é 7% maior que o mesmo período do ano passado, quando os terminais somaram 2,4 milhões de pessoas.
Compõem o saldo os aeroportos Afonso Pena (em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba), Foz do Iguaçu (Oeste), Maringá (Noroeste), Cascavel (Oeste) e Londrina (Norte). As informações são da Motiva (que administra três terminais no Estado) junto de Prefeituras, e foram compiladas pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).
O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou uma movimentação superior a 1,4 milhão de passageiros nos primeiros três meses deste ano, que representa um crescimento próximo de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2025, quando 1,3 milhão de pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal.
A partir de julho, o aeroporto terá mais uma importante rota que vai reforçar o fluxo de turistas no Estado. Será o início das operações do voo direto Lisboa – Curitiba, a primeira rota intercontinental ligando a Europa ao Paraná. Operada pela TAP Air, a linha terá três frequências semanais, às terças, quintas e domingos.
“Mais de 395 mil turistas estrangeiros visitaram o Estado no primeiro trimestre e muitos usaram a nossa malha aérea. Agora, com a chegada de mais esse voo sem escalas, ligando Portugal até o Paraná, a tendência é que mais estrangeiros conheçam o Estado, visitem nossos destinos e impactem toda uma cadeia econômica que o turismo representa”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Analisando o histórico, o Afonso Pena superou os 6 milhões de passageiros ao longo de todo o ano de 2025, crescimento de 7% na comparação com 2024. Desde 2022, quando o terminal registrou 3,9 milhões de passageiros, o volume acumulado cresceu mais de 50%.
De acordo com o gerente do aeroporto, Eden Pisani Júnior, o avanço reflete ajustes e respostas diretas do mercado. “Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento da oferta de voos e a consolidação do aeroporto como hub nacional. Há um movimento consistente de demanda, tanto corporativa quanto de lazer, que tem sustentado esses resultados ao longo dos últimos ciclos”, disse.
TERRA DAS CATARATAS – O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu bateu recorde de movimentação para o período. Ao todo, no primeiro trimestre de 2026, foram cerca de 695 mil passageiros, número 20% maior que o registrado no ano passado, que foi de 577 mil. O saldo deste ano também superou em 5% o recorde anterior (661 mil), que havia sido registrado em 2019, ano pré-pandemia.
“A homologação da extensão da pista, entregue em outubro do ano passado, tem permitido que as companhias aéreas operem com maior capacidade técnica. O Aeroporto de Foz conta hoje com a segunda maior pista do Sul do Brasil, de 2.705 metros de comprimento”, afirmou Vinícius Bueno, gerente do terminal aéreo.
A pista do aeroporto, ampliada graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado e Itaipu Binacional, acarreta em maior segurança, possibilidade de receber aviões com mais passageiros e carga, além de permitir voos com destino ou origem de locais mais distantes. A infraestrutura também foi melhorada com obras de mais de R$ 340 milhões entregues pela Motiva em 2025, permitindo receber viajantes com mais conforto, atraindo novas rotas e voos diretos.
FLUXO NACIONAL E REGIONAL – Outros aeroportos de fluxo importante ao Estado também tiveram boa movimentação. No Noroeste, o Aeroporto Regional de Maringá bateu recorde histórico no primeiro trimestre de 2026, com 206,9 mil passageiros, superando em quase 9% o ano passado, que teve 189,9 mil viajantes (último recorde do período).
No Oeste, o Aeroporto Regional de Cascavel teve 8% de aumento no primeiro trimestre deste ano, com 118,8 mil passageiros, frente ao mesmo período de 2025, com 109,2 mil pessoas. Enquanto na região Norte do Paraná, o Aeroporto de Londrina teve saldo de 159,9 mil passageiros entre embarques e desembarques.
Fonte: Governo PR
Paraná
Tribunal do Júri de Laranjeiras do Sul condena a prisão réu denunciado pelo MPPR por matar mãe e filha ao dirigir embriagado, sem CNH e em alta velocidade
Em Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do estado, o Tribunal do Júri condenou nesta quarta-feira, 15 de abril, um homem de 54 anos a 13 anos e 6 meses de prisão em regime inicial fechado. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público do Paraná por causar um acidente que matou mãe e filha, de 26 e 6 anos de idade, ao dirigir embriagado, em alta velocidade e sem possuir Carteira Nacional de Habilitação. Os fatos aconteceram em 30 de julho de 2016 no quilômetro 406 da BR 158, quando o réu fez ultrapassagem em local proibido, invadindo a pista contrária e atingindo o carro em que estavam as vítimas.
Áudio do Promotor de Justiça Carlos Roberto Pereira Bitencourt
A decisão de primeira instância não havia acatado o pedido de pronúncia (para que o réu fosse julgado pelo Tribunal do Júri) feito pelo MPPR com base no dolo eventual, desclassificando o crime para homicídio culposo na condução de veículo automotor. Em consequência, o Ministério Público recorreu ao Tribunal de Justiça para que o homem fosse levado a Júri, obtendo sucesso no recurso, razão pela qual o denunciado finalmente foi submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri nesta semana, por dois crimes de homicídio simples com dolo eventual (assumindo o risco de matar), e em concurso formal próprio.
A sentença considerou a existência de dois homicídios, de mãe e filha, além da culpabilidade e das circunstâncias mais graves do que o normal. Além disso, foram consideradas as consequências negativas para os familiares das vítimas. O réu, agora condenado, estava preso preventivamente e permanecerá detido para cumprimento da pena, sem direito a recorrer em liberdade.
Processo 0003265-12.2016.8.16.0104
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação7 dias agoDesempenho de cotistas na graduação é superior à média
-
Agro6 dias agoInadimplência no crédito rural atinge recorde e reforça necessidade de gestão financeira no campo
-
Paraná7 dias agoFrancisco Zanicotti é reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná
-
Polícial7 dias agoPCPR e IAT interrompem descarte irregular de carcaças bovinas e poluição ambiental em Carambeí
-
Agro6 dias agoAgrotins volta em maio e consolida vitrine de tecnologia no Norte
-
Entretenimento5 dias agoCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Política Nacional7 dias agoDívidas rurais: projeto no Senado prevê refinanciamento; veja quem tem direito
-
Esportes4 dias agoCruzeiro vira para cima do Bragantino e sai da lanterna no Brasileirão
