Connect with us


Paraná

Com programação variada, veranistas começam a curtir shows dos palcos Sunset

Publicado em

Quem decidiu passar os primeiros dias de janeiro nas praias do Litoral do Estado pôde curtir na noite desta terça-feira (2) uma programação musical variada que foi do rock ao sertanejo, passando pela releitura de grandes sucessos no acordeão. Os shows gratuitos ocorreram de forma simultânea a partir das 18h30 na praia central de Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná.

As apresentações ocorreram nos chamados Palcos Sunset, que integram a estrutura montada pelo Governo do Estado para o Verão Maior Paraná. Este foi apenas o primeiro dia de shows, que seguem ocorrendo diariamente até 2 de fevereiro nas três cidades, reunindo 27 bandas e grupos musicais locais.

Em Guaratuba, a animação ficou por conta da Orquestra Sanfônica de Pato Branco, que desde 2006 reúne gaiteiros ou sanfoneiros da cidade – como são popularmente chamados os acordeonistas. Segundo o regente Diego Roque Guero, mais de 100 músicos já passaram pelo grupo, que surgiu de forma despretensiosa, mas que foi se profissionalizando ao longo do tempo, inclusive lançando álbuns completos. Atualmente, a Orquestra conta com 15 integrantes que têm de 11 a 75 anos.

Leia mais:  Unidades de Socioeducação de Londrina realizam olimpíada para incentivar espírito esportivo

“É a nossa primeira vez aqui no Verão Maior, que é um projeto bem bacana porque traz um pouco da cultura paranaense. Todo mundo tem na família alguém que tocava acordeão, então existe essa nostalgia, e a nossa proposta é tocar um repertório mais contemporâneo. Acabamos de lançar o terceiro disco, chamado Percurso, e apresentamos parte dele aqui em Guaratuba”, contou Guero.

A banda Ochtop, formada em 2017 por Pablo Colyn nos vocais, David Graveto na guitarra, Bruno Lopes no baixo e Vanderlei Gonçalves na bateria e percussão, se apresentou nas areias da praia de Shangri-lá. O grupo, que costuma se apresentar em bares e casas noturnas de Curitiba, tocou uma seleção inspirada pelo pop rock, grunge e surf music.

E o ritmo mais tocado no Brasil e no Paraná tomou conta da praia brava, em Caiobá, com a apresentação dos irmãos Gustavo Toledo & Gabriel. Com onze anos de carreira e cinco na estrada, vários clipes e um DVD na bagagem, a dupla paranaense despontou nacionalmente com a música “Precipício”, que acumula cinco milhões de visualizações no YouTube e é o grande destaque em todos os shows.

Leia mais:  MON abre edital para participantes do Encontro de Educação Museal

APROVADO – Para Cibele Karam Bond, de 64 anos, que acompanhou o primeiro show em Guaratuba, a programação musical valoriza o Litoral. “Esses shows vieram para abrilhantar o início de 2024. A estrutura está muito organizada, com todos se engajando, e eu encontrei várias pessoas que estão alegres. Eu amo Guaratuba e ter mais essa opção é maravilhoso”, disse.

Alex Miranda Costa, 45, está passando alguns dias de folga com a família em Guaratuba, que veio de Arapongas, e também aprovou a nova estrutura dos shows. “O palco está maior e as apresentações também, então está sendo muito bom. Tá valendo muito a pena o verão nesse ano”, afirmou.

-

Gustavo Toledo & Gabriel agitaram a praia de Caiobá nesta terça-feira. Foto: Kraw Penas/SECC

AGENDA – Nesta quarta-feira (3), a partir das 18h30, a programação gratuita continua nos palcos Sunset. A dupla Gustavo Toledo & Gabriel, que tocou em Caiobá no primeiro dia, se apresenta em Shangri-lá. Em Guaratuba, será a vez da Banda Mais Bonita da Cidade, que ganhou fama nacional em 2011 com o clipe da música “Oração”. Em Caiobá, a clássica banda Denorex 80 promete agitar o público com clássicos brasileiros dos anos 80 e 90.

Confira a programação completa dos próximos dias:

Caiobá

Quarta-feira (3) – Denorex 80

Quinta-feira (4) – Banda Mais Bonita da Cidade

Sexta-feira (5) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Sábado (6) – Ciro Moraes & BR4

Domingo (7) – Décio Caetano Blues Band e TeBeTê

Guaratuba

Quarta-feira (3) – Banda Mais Bonita da Cidade

Quinta-feira (4) – Djambi

Sexta-feira (5) – Donna Rosa

Sábado (6) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Domingo (7) – Troy e Os Calvos

Shangri-lá

Quarta-feira (3) – Gustavo Toledo e Gabriel

Quinta-feira (4) – Relespública

Sexta-feira (5) – Banda da PM

Sábado (6) – Fernando Lobo e Banda Afrocaiçara

Domingo (7) – Domingo da Família

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais

Published

on

O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.

As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.

“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.

As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.

Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.

“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.

Leia mais:  Governador ressalta parceria do Estado com Sicredi na inauguração da sede de Palotina

ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.

A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.

“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.

OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.

Leia mais:  Congresso da CGE reunirá especialistas em combate à corrupção e governança pública

Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.

Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.

PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262