Connect with us


Paraná

Com investimento de R$ 70 milhões, Ambev anuncia fábrica de embalagens no Paraná

Publicado em

A Ambev vai investir R$ 70 milhões na construção de uma nova fábrica de embalagens no Paraná. O anúncio reforça o pioneirismo do Estado que se consolida como primeiro do Brasil a integrar todas as fases da cadeia produtiva da companhia, desde o cultivo do malte até a fabricação das garrafas. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do anúncio feito nesta quinta-feira (25) pelo diretor de Relações Institucionais da Ambev, Rodrigo Moccia, em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“Mais uma grande indústria para o Estado. Há poucos meses, inauguramos uma planta que fabrica garrafas de vidro para o setor da Ambev. Isso significa emprego e crescimento industrial. Hoje, inclusive, foi anunciado que o Paraná cresce o dobro do Brasil em sua atividade econômica, e agora fechamos o dia com mais esse grande anúncio”, destacou o governador.

Com previsão de inauguração em 2029, o projeto prevê a implantação de uma unidade industrial e logística de 3.000 metros quadrados. O espaço produzirá embalagens para diversas marcas, como Brahma, Skol, Stella Artois, Budweiser, Spaten e Original. O trabalho vai abastecer todos os estados, além de exportar para plantas da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile.

O objetivo da Ambev é gerar maior sinergia logística, eficiência de estoques e agilidade no escoamento dos produtos. Com isso, o projeto posiciona o Paraná na vanguarda do segmento de bebidas, fortalecendo o ambiente industrial e ampliando a capacidade regional de atendimento tanto ao mercado nacional quanto ao internacional.

Leia mais:  Quase 3 milhões de pessoas já possuem a CNH Digital no Paraná

Para o diretor de Relações Institucionais da Ambev, a política paranaense de atração de investimentos é muito bem-sucedida. “Por isso, o Paraná é o primeiro estado do Brasil que reúne toda a cadeia cervejeira em um único lugar, o que para nós é uma grande alegria. Estamos muito felizes em voltar ao Paraná e anunciar um novo investimento”, afirmou.

A consistência dos investimentos no Paraná reflete a relevância estratégica e a visão de longo prazo da Ambev para a região. A partir da localização geográfica privilegiada do Estado, a companhia consegue abastecer diferentes mercados com eficiência, sustentando o crescimento da categoria de cervejas no país.

Conforme dados da própria Ambev, nos últimos cinco anos, a operação gerou uma arrecadação de R$ 6,1 bilhões em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os cofres públicos paranaenses. “Esse investimento vai gerar muitos empregos no Paraná, fortalecendo a economia e a capacidade do Estado de suprir a demanda dessa bebida tão apreciada que é a cerveja”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara.

De acordo com o Anuário da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Paraná conta com 175 cervejarias registradas. O dado coloca o Estado entre os maiores polos cervejeiros do Brasil, com uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

AMBEV NO PARANÁ — Nos últimos 13 anos, a companhia investiu mais de R$ 2,5 bilhões no Estado, consolidando uma cadeia que vai do campo ao copo. Recentemente, em dezembro de 2025, a Ambev inaugurou sua nova fábrica de garrafas de vidros em Carambeí, nos Campos Gerais, com um investimento de R$ 1 bilhão. 

Leia mais:  DER/PR homologa licitação para construção de um novo bueiro em rodovia de Irati

Atualmente, a operação da Ambev no Paraná abastece todo o mercado nacional com a produção de cerveja premium, além de 20 marcas de cerveja para sete estados brasileiros. Toda essa estrutura — que envolve campos de cevada, maltarias, cervejarias, fábricas de latas de alumínio e centros de distribuição — é responsável por gerar 16 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em território paranaense.

A companhia está distribuída nos seguintes municípios do Estado: Ponta Grossa (fábrica de latas e cervejaria), Almirante Tamandaré (fábrica de refrigerantes), Carambeí (fábrica de vidros), além de Guarapuava e a região dos Campos Gerais, que concentram o plantio da cevada e a unidade de maltaria.

PRESENÇAS — Também estiveram presentes no anúncio o diretor comercial de Vendas da Ambev, Raphael Barelli; a diretora tributária da Ambev, Ana Claudia Couto; o diretor de Relações Corporativas da Ambev, Thiago Pereira; o deputado federal Sandro Alex; o chefe de Centro de Assuntos Econômicos-tributários da Sefa, Francisco de Assis Inocêncio; o presidente do Conselho de Administração da Invest Paraná, Eduardo Bekin; a diretora de Mercado da Invest Paraná, Keli Reis; o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026 , em que consta o valor para cada cidade.

Leia mais:  Com recursos do Estado, ala materno-infantil do HUOP reforça atendimento obstétrico na região

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

Leia mais:  Liberação de R$ 550 milhões e programa de pavimentação são destaques no Paraná

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).

Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).

Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.

O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.

FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262