Connect with us


Paraná

Com a oferta de 3,1 mil vagas, UEL abre inscrições para o vestibular 2024

Publicado em

As inscrições para o Vestibular 2024 da UEL estão abertas a partir desta segunda-feira (24), até 5 de setembro, exclusivamente pelo portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). São ofertadas 3.100 vagas, sendo 2.500 por meio do vestibular e outras 600 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição em que definirão curso, turno, opção de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e se prestarão o vestibular pelo sistema universal ou de cotas. Também poderão escolher se farão a 1ª fase em Londrina ou em outras quatro cidades paranaenses – Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. As inscrições custam R$ 176,00.

Neste ano, o concurso voltará a ser realizado nos meses finais do ano, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). As estão marcadas para 29 de outubro (1ª fase) e 26, 27 e 28 de novembro (2ª fase). Antes, no dia 24 de setembro, a UEL aplica a sua Prova de Habilidades Específicas (PHE) destinada exclusivamente aos candidatos ao curso de Música.

Leia mais:  Governador lança programa para capacitar municípios com metodologia que agiliza obras

Segundo a coordenadora de Processos Seletivos, Sandra Garcia, a expectativa é repetir a alta procura deste ano, quando 20.858 estudantes se inscreveram para o vestibular 2023. Para a coordenadora, a descentralização das provas deve incentivar um volume maior de interessados, que poderão contar com mais facilidade para realizar a 1ª fase.

Ela explica que o retorno do concurso nos meses finais do ano busca atender a demandas dos próprios estudantes, que preferem uma data consolidada para realização das provas, semelhante aos vestibulares de outras instituições de ensino superior. Essa concentração facilita para o candidato que está se preparando, dada à proximidade da conclusão do ano letivo e do Ensino Médio.

“No último vestibular de 2023, realizado em março e abril passado, muitos candidatos não compareceram pois já tinham sido aprovados em outras instituições”, comparou.

Sobre o calendário acadêmico da UEL, a coordenadora lembra que o ano letivo 2024 será de agosto deste ano a meados de 2025, ainda afetado pelo impacto da pandemia de Covid-19.

Ela explica que a universidade, por meio do Gabinete da Reitoria e da Pró reitoria de Graduação (Prograd), está trabalhando para reduzir essa diferença e conciliar o cronograma de atividades da UEL com o calendário civil.

Leia mais:  Começa o prazo para pedir isenção do pagamento do Vestibular da Unespar

PROVAS – Na 1ª fase (29 de outubro) os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Já a 2ª fase do processo seletivo tem início em 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

No dia 27 de novembro, os candidatos fazem a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, haverá a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná manterá atendimento presencial permanente à população em Rio Bonito do Iguaçu a partir desta quarta-feira, 12 de novembro

Published

on

A partir desta quarta-feira, 12 de novembro, o Ministério Público do Paraná, por meio das Promotorias de Justiça de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, manterá atendimento descentralizado permanente à população no município de Rio Bonito do Iguaçu. O serviço será prestado todos os dias úteis, das 13 às 18 horas, na Rua Guarapuava, 51, Centro, Rio Bonito do Iguaçu.

Serão atendidas demandas urgentes da população e prestadas orientações jurídicas. As equipes das Promotorias de Justiça também farão o acompanhamento da efetividade das ações de recuperação e assistência em andamento na cidade. O atendimento descentralizado permanente será mantido enquanto houver a necessidade da prestação do serviço à população.

A medida busca atender às necessidades emergenciais da população do município, diante da gravidade da situação decorrente do tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira, 7 de novembro, e que levou à decretação de calamidade pública pelo Governo do Estado.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Leia mais:  Nota Paraná libera créditos para 12,9 milhões de consumidores e bate novo recorde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262