Connect with us


Paraná

Com 154 mil carteiras assinadas, Paraná teve melhor ano da história na Rede Sine em 2023

Publicado em

O Paraná fechou 2023 com o melhor desempenho do País no número de trabalhadores colocados no mercado formal de trabalho pele Rede Sine, que congrega as Agências do Trabalhador de todo o País: 154.584 pessoas conseguiram emprego com carteira assinada no ano passado, o que representa 35% dos 515.181 trabalhadores encaminhados a vagas em todo o Brasil e 78% das 198.065 colocação dos três estados do Sul.

O resultado também representa o melhor desempenho do Estado na história recente. O recorde anterior tinha sido as 122.083 vagas em 2022, o que representa um avanço de 27% no ano passado. Em sete anos da última década o Paraná ultrapassou a marca de 100 mil empregos, colaborando para a redução da taxa de desemprego, que está no menor patamar da história recente.

São Paulo, que registrou 53.667 encaixes pela Rede Sine, aparece em segundo, seguido do Ceará, que encerrou o ano com 51.446 novos empregos, e o Rio Grande do Sul, com 33.313. Na região Sul, Santa Catarina encerrou o ano na décima posição no ranking nacional, com 9.954 pessoas encaixadas em vagas de emprego nesse sistema.

Leia mais:  Atuação do MPPR resulta no aperfeiçoamento do atendimento às vítimas de violência nos municípios de Marmeleiro, Flor da Serra do Sul e Renascença

O Paraná liderou o ranking nacional de intermediação de mão de obra nos 12 meses do ano passado. Foram colocados via Rede Sine 8.689 pessoas em empregos em janeiro, 11.152 em fevereiro, 13.363 em março, 12.079 em abril, 12.297 em maio, 11.822 em junho, 12.440 em julho, 14.705 em agosto, 12.480 em setembro, 12.567 em outubro, 15.064 em novembro e 17.926 em dezembro, o melhor desempenho do ano.

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que em 2023 a Pasta promoveu 27 mutirões de emprego na Capital, dirigidos a grupos específicos de trabalhadores. Também foram realizadas ações de empregabilidade em diversas regiões do Estado. “Com o crescimento econômico do Paraná, que resultou na abertura de muitas vagas de emprego, a nossa Secretaria, criada em janeiro de 2023, intensificou o trabalho nas Agências do Trabalhador para a disponibilização do maior número possível de vagas”, diz.

Leia mais:  Circuito de Corridas Sanepar reúne mais de mil participantes em Foz do Iguaçu

“Os resultados obtidos na área do trabalho confirmam que o Paraná vive atualmente o pleno emprego, com muitas oportunidades para trabalhadoras e trabalhadores. Paralelamente à criação de vagas, abrimos mais de 11 mil oportunidades em cursos gratuitos de qualificação, permitindo a um número significativo de pessoas pudessem obter formação profissional adequada nas áreas em que há maior oferta de emprego, como a indústria e o comércio”, enfatiza.

Nas Agências do Trabalhador, além da possibilidade de inclusão formal no mercado de trabalho, os paranaenses também podem se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional, atualizar currículos, deixar os nomes em bancos de reserva de vagas, além de adquirir microcrédito, numa ação executada em parceria com a Fomento Paraná, incentivando o empreendedorismo regional.

Confira AQUI números de dezembro de 2023 e acumulado do ano e  AQUI a tabela de comparativos entre os estados.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

DER/PR vai corrigir erosão e melhorar drenagem de águas em rodovia de Ourizona

Published

on

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou um edital para realizar obra de correção de erosão e melhorias no sistema de drenagem no km 16 da PR-552 em Ourizona, na região Noroeste. O investimento estimado é de R$ 826.138,34.

Está prevista a implantação de novas caixas de contenção em cada lado do bueiro existente, para controlar o escoamento superficial de água e reter sedimentos, além de novas sarjetas de concreto em ambos os lados da rodovia, bem como novas defensas metálicas.

Para a erosão, classificada como voçoroca, será executado prolongamento do bueiro e uma nova boca de bueiro, descidas de água, dissipador de energia, barreiras com pedra de mão, valetas e outros dispositivos para melhorar a drenagem no local, e recomposição do aterro danificado.

O prazo para execução dos trabalhos será de 90 dias, após contratação e emissão de ordem de serviço.

DISPUTA – A sessão de disputa está marcada para o dia 03 de junho, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.br, com as empresas interessadas devendo realizar propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a melhor classificada.

Leia mais:  Estado capacita gerentes das Agências do Trabalhador da Regional de Jacarezinho

Na sequência ela deverá encaminhar uma planilha de preços atualizada e documentos de habilitação para análise da agente de contratação da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262