Polícial
Centro de Educação Física e Desportos da PMPR celebra 34 anos com solenidade e homenagens
A Polícia Militar do Paraná realizou, nesta quinta-feira (18), no Centro de Treinamento da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Curitiba, a solenidade alusiva aos 34 anos de criação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) com um evento marcado por homenagens, reconhecimento profissional e valorização da saúde e do preparo físico dos policiais militares.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, veteranos e familiares. Estiveram presentes o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, o diretor de Educação Corporativa, coronel Marco Antônio da Silva; e do chefe do CEFID, major Fabrício Baran Carvalho, além de oficiais, praças e convidados.
HISTÓRICO E MISSÃO – Criado oficialmente em 25 de novembro de 1991, por meio da Portaria nº 1023, o Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) consolidou-se ao longo de mais de três décadas como referência na promoção do treinamento físico, da saúde e do bem-estar dos policiais militares. Em 2025, o Centro passou por uma importante reformulação institucional. Entre as inovações, destaca-se a ampliação do quadro organizacional com a criação da Escola de Educação Física Policial Militar, responsável pela formação, capacitação e atualização de docentes, além do desenvolvimento de ações científicas. Também foi instituída a Seção de Atividade Física e Saúde, voltada à elaboração de projetos relacionados ao esporte, treinamento e saúde do efetivo da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO – Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a entrega da Medalha de Mérito “Mens Sana in Corpore Sano”, Significada: Uma Mente Sã em um Corpo São”, instituída em 2019, destinada a homenagear militares, civis e instituições que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da educação física e da saúde na Polícia Militar do Paraná (PMPR). A honraria simboliza o compromisso da Corporação com o equilíbrio entre mente e corpo, valores fundamentais para a atividade policial.
Durante o evento, também foi apresentado o projeto “Melhores do Ano”, iniciativa lançada em 2025 com o objetivo de reconhecer os policiais militares que obtiveram os melhores desempenhos nas provas do Teste de Aptidão Física (TAF). A ação busca incentivar a prática regular de atividade física e estimular a superação dos índices mínimos exigidos, promovendo excelência e qualidade de vida no serviço policial.
O Comandante-Geral da PMPR destacou a importância do CEFID para a formação integral do policial militar e reafirmou o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a valorização profissional, a saúde e a melhoria contínua do desempenho da tropa. “Os avanços na área de Educação Física da Polícia Militar do Paraná (PMPR), com uma nova diretriz de organização física, o Programa de Atividade Física e Saúde, palestras sobre saúde nas Organizações Policiais Militares (OPMs) e em diversos setores da Corporação, ampliando a participação dos nossos policiais em atividades físicas militares, além dos eventos esportivos”, ressaltou.
Para o chefe do CEFID, major Fabrício Baran Carvalho, a corporação, o Centro de Educação Física e Desportos certamente se destaca, por ter relevante importância e influência em todas as áreas. “É a partir da atividade física que prevenimos e tratamos doenças. É a partir da atividade física que reabilitamos pessoas. É a partir da atividade física que sociabilizamos. É a partir da atividade física que reduzimos o estresse. É a partir da atividade física que aumentamos nossa sobrevida. E é a partir da atividade física que ampliamos nossa capacidade de trabalho”, destacou.
A solenidade reforçou o compromisso institucional da Polícia Militar do Paraná com um grande propósito: o bem-estar da família da Polícia Militar do Estado do Paraná.
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
Missão Paraná VI: PMPR integra Operação Sinergia II e intensifica policiamento em Curitiba
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, de mais uma etapa da Operação Sinergia, ação integrada das forças de segurança estaduais inserida no contexto da Missão Paraná VI. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), a iniciativa reúne as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além do apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, com foco no fortalecimento da presença do Estado e na ampliação das ações de segurança na Capital.
No âmbito da operação, a PMPR intensificará o policiamento ostensivo por meio de abordagens qualificadas, bloqueios táticos e fiscalizações direcionadas. As ações seguem planejamento prévio baseado em dados de inteligência e análise criminal, permitindo o direcionamento do efetivo para áreas com maior fluxo de pessoas e incidência de ocorrências.
O emprego das equipes ocorre de forma simultânea em diferentes regiões da cidade, com foco na otimização dos recursos operacionais e no aumento da cobertura policial. A estratégia visa ampliar a capacidade de prevenção e repressão a práticas criminosas, além de garantir maior agilidade na resposta às demandas registradas em campo.
“A queda nos indicadores de criminalidade, como furtos, roubos e homicídios, aliada ao aumento das apreensões, é resultado direto da atuação integrada e contínua das forças de segurança. Esse avanço reflete o empenho do Governo do Estado, mas sobretudo o comprometimento diário dos profissionais que estão nas ruas, em qualquer condição, trabalhando de forma incansável para combater o crime e garantir segurança efetiva à população”, destacou o comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar, coronel Marcelo Roke Fávero.
Durante as ações, serão mais de 220 policiais militares com emprego de 77 viaturas. O conjunto de medidas contribui para reduzir as oportunidades de prática de crimes, ao mesmo tempo em que reforça o controle territorial e amplia a capacidade de resposta das equipes em campo.
A Operação Sinergia está inserida na estratégia da Missão Paraná, que busca a descentralização das políticas públicas de segurança e o fortalecimento da resposta operacional nos municípios paranaenses. Ao levar a estrutura do Estado diretamente para as comunidades, a Sesp visa inibir práticas ilícitas e consolidar um ambiente seguro por meio da união de esforços de todas as forças de segurança que atuam na região.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Esportes7 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná7 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Política Nacional6 dias agoReconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
-
Polícial6 dias agoPRF escolta mulher em trabalho de parto até maternidade no Paraná
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Esportes6 dias agoPalmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
-
Paraná6 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
-
Polícial6 dias agoPolícia Militar do Paraná lança mais uma etapa da Operação Omnis em todo o estado
