Paraná
Celebração do Dia do Veterano reúne gerações de militares estaduais em Curitiba
O Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Paraná sediou nesta quarta-feira (11) um encontro alusivo ao Dia do Veterano. O evento reuniu membros das forças militares, tanto da ativa quanto da reserva, em um tributo aos militares estaduais que por décadas contribuíram para a construção da história da PMPR.
Celebrado em 1º de outubro, o Dia do Veterano é uma data comemorativa aos militares da reserva e reformados, em respeito às suas trajetórias. A data foi estabelecida por meio da Lei Estadual nº 20.257/2020, em referência ao momento histórico em que o primeiro cidadão provincial se vestiu com o uniforme da Polícia Militar do Paraná. Em 1854, o soldado Nicolau José Lopes foi incorporado na companhia da força policial.
O evento teve início com a apresentação dos militares veteranos ao subcomandante-geral da PMPR e comandante-geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer. Depois, os militares estaduais entoaram a Canção 10 de Agosto, hino da PMPR, sob os acordes da Banda de Música da PMPR, que também interpretou o Exórdio do Veterano, uma homenagem especial aos presentes.
A cerimônia incluiu a leitura da Ordem do Dia, elaborada pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. No documento, ele destacou a contribuição dos militares estaduais veteranos à história da PMPR. “Os veteranos foram responsáveis pela edificação de nossa história, repleta de conquistas e de heróis que se misturaram à esplêndida história do Paraná”, disse.
Já Semmer ressaltou a atual relevância da PMPR no cenário nacional. “Se a Polícia Militar do Estado hoje é uma das melhores instituições do país, é pela história de cada um dos que passaram na instituição”, complementou.
O evento também contou com um café da manhã oferecido aos militares estaduais veteranos e o sorteio de brindes, disponibilizados pela Associação da Vila Militar (AVM) e pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (Assofepar).
PRESENÇAS – Também participaram do evento o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o presidente da Associação dos Militares Ativos e Inativos (AMAI), coronel veterano Altair Mariot; e o presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ex-secretário municipal de Almirante Tamandaré acionado pelo MPPR por usar veículo oficial para fins particulares é condenado por improbidade administrativa
Um ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Abastecimento de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, foi condenado por ato de improbidade administrativa a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná.
Áudio do promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz
Conforme a ação, apresentada pela 4a Promotoria de Justiça da comarca, o ex-secretário teria usado como se fosse bem particular um automóvel do Município, adquirido com verbas do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Durante todo o período em que o então secretário exerceu o cargo, de novembro de 2014 a julho de 2015, ele, conforme a decisão judicial, “utilizou de maneira indevida o veículo […], dele fazendo uso exclusivo e continuado para fins particulares, inclusive em finais de semana”.
A sentença judicial, da qual ainda cabe recurso, determinou que o ex-secretário faça o ressarcimento ao erário municipal dos danos causados, ainda a serem calculados, inclusive com correção monetária. Além disso, ele deverá pagar multa em valor equivalente aos danos.
Processo 0001982-58.2020.8.16.0024
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes5 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro6 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Agro6 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Esportes7 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro6 dias agoConsumo de diesel no Brasil deve bater recorde em 2026 com 70,8 milhões de m³, impulsionado pelo agronegócio
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Esportes4 dias agoFlamengo atropela Atlético-MG por 4 a 0 no Brasileirão
-
Educação6 dias agoMEC promove Seminário Internacional de Gestão Educacional
