Connect with us


Paraná

Carreta da Inovação chega ao oeste do Paraná e ao Vale do Ivaí

Publicado em

A Carreta da Inovação chega nesta quarta-feira (18) aos municípios de Serranópolis do Iguaçu e Grandes Rios, oferecendo oficinas, cursos e diversas atividades voltadas à ciência, tecnologia, inovação e capacitação profissional. As unidades itinerantes permanecem nas cidades até sábado (21), com programação das 9h às 12h e das 14h às 18h. Na quarta-feira, as atividades terão início às 13h.

Em Serranópolis do Iguaçu, Oeste do Estado, a estrutura itinerante ficará instalada na Avenida Santos Dumont, nº 2181, Área Central, com atendimento à comunidade.

Já em Grandes Rios, localizada no Vale do Ivaí, a unidade estará posicionada na Avenida José Monteiro, ao lado da Igreja Matriz, em um ponto estratégico que facilita o acesso da população.

O secretário  Estadual de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, destacou a importância da iniciativa para a interiorização das políticas públicas de tecnologia no Estado e ressaltou o caráter gratuito e inclusivo da programação. “Mais do que apresentar equipamentos modernos, queremos despertar talentos, incentivar o empreendedorismo e mostrar que a inovação pode transformar vidas. Essa é uma política pública que gera oportunidades concretas e fortalece os municípios do interior”, destacou.

Leia mais:  Reta final: veja como vai funcionar o encontro da parte estaiada da Ponte de Guaratuba

ESTRUTURA – As estruturas são equipadas com computadores, recursos multimídia e ambiente interativo, proporcionando uma experiência prática e acessível para estudantes, jovens, empreendedores e demais interessados. Além de vídeos e jogos imersivos com uso de óculos de realidade virtual, impressão com impressora 3D de corte a laser e rodadas de jogos com videogame.

O projeto é desenvolvido pela SEIA em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Simepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A programação é gratuita e aberta ao público, contribuindo para fortalecer a cultura de inovação nos municípios e ampliar oportunidades para a população local.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Gaeco de Londrina denuncia 49 pessoas investigadas na Operação Panóptico, que apura organização criminosa com atuação nacional a partir de presídios

Published

on

O Ministério Público do Paraná denunciou nesta quarta-feira, 26 de agosto, 49 pessoas investigadas a partir da Operação Panóptico, que investiga organização criminosa armada com atuação em âmbito nacional a partir de presídios. Os fatos criminosos foram narrados em seis denúncias oferecidas pelo Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Áudio do Promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado

Foram imputados aos denunciados o crime de favorecimento ao domínio social estruturado, previsto no artigo 3º da Lei 15.358/2026, a chamada Lei Antifacção, e o de integrarem organização criminosa (Lei 12.850/2013). A Operação Panóptico foi deflagrada em 15 de junho último, quando foram cumpridos 304 mandados de prisão e 255 de busca e apreensão em quatro estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As denúncias oferecidas derivam do compartilhamento de provas produzidas no âmbito das operações Alvorada e Libertatem, deflagradas originalmente pelo Núcleo de Umuarama do Gaeco.

A partir das informações e provas compartilhadas, foi possível mapear e identificar os membros responsáveis pela atuação territorial, logística e financeira que compunham a chamada “Região 43”, cuja cidade-polo é Londrina, inclusive integrantes de alto escalão da organização criminosa investigada. Além de Londrina, as investigações da Operação Panóptico envolveram os outros nove núcleos regionais do Gaeco.

Leia mais:  Combate às arboviroses no Paraná conta com monitoramento por sistema inteligente e de baixo custo

Antes do oferecimento das denúncias, o Juízo de Garantias da 2ª Vara Criminal de Londrina já havia decretado a prisão preventiva de todos os investigados, a pedido do Gaeco de Londrina.

Atuação conjunta – A realização da Operação Panóptico em âmbito estadual foi possível graças à atuação conjunta dos dez núcleos do Gaeco com a Secretaria de Estado da Segurança do Paraná, por meio das  polícias Militar, Civil, Penal e Científica.

Processo 0027259-96.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.002446-4)

Processo 0046303-04.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004352-2)

Processo 0046305-71.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004353-0)

Processo 0046307-41.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004351-4)

Processo 0065409-83.2025.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.25.005834-0)

Processo 0046287-50.2026.8.16.0014 (PIC MPPR-0078.26.004354-8)

Matéria anterior:

15/06/2026 – Gaeco deflagra megaoperação contra o crime organizado, com o cumprimento de 559 mandados no Paraná e mais três estados

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262