Connect with us


Política Nacional

Câmara debate cuidados com pessoas com Alzheimer e apoio a cuidadores; assista

Publicado em

YouTube

Cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil convivem com a demência, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Para marcar o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer (21 de setembro), a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública sobre o tema.

A presidente da ABRAz no Distrito Federal, Juliana Martins, destacou que os fatores de risco são diversos e estão ligados, por exemplo, ao estilo de vida – como sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool –, à baixa escolaridade e ao isolamento social na velhice.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a audiência, lembrou que a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Alzheimer, criada em 2023, também deve contemplar quem cuida dos pacientes.

Segundo ela, é necessário oferecer apoio a cuidadores familiares e incorporar essa função à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

O que é
A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta a memória, o comportamento e outras funções cognitivas, representando uma das principais causas de demência no mundo.

Leia mais:  Três novas leis ampliam proteção às mulheres e modernizam enfrentamento à violência de gênero

Estima-se que milhões de pessoas convivam com essa condição, muitas vezes sem diagnóstico adequado ou acesso aos cuidados necessários.

Da TV Câmara – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook

Política Nacional

Comissão do Esporte aprova prioridade no recebimento de recursos públicos para clubes formadores de atletas

Published

on

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1930/25, que prioriza as organizações esportivas certificadas como formadoras de atletas no recebimento de recursos públicos federais.

A proposta altera a Lei Geral do Esporte e foi apresentada pelos deputados Bandeira de Mello (PV-RJ) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e pelo suplente de deputado Douglas Viegas (SP).

O objetivo da proposta é incentivar que mais clubes busquem a certificação oficial, o que exige o cumprimento de diversas normas de proteção aos jovens. Atualmente, para ser considerada uma entidade formadora, a organização deve oferecer assistência educacional, médica, psicológica, fisioterapêutica e odontológica, além de garantir alimentação, transporte e alojamentos seguros e salubres.

Dos cerca de 700 clubes de futebol existentes no Brasil, 81 possuem o certificado de entidade formadora homologado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Compensação
O relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), recomendou a aprovação do projeto. Ele afirmou que a prioridade no recebimento de recursos públicos será um incentivo para que as instituições cumpram todas as exigências.

Leia mais:  Câmara aprova projeto que prevê medidas para assegurar o convívio de crianças com a natureza

“O novo benefício certamente incentivará que mais clubes esportivos observem as condições que garantem a segurança e a assistência aos jovens atletas em formação. A contrapartida para os clubes será a prioridade no recebimento de recursos públicos”, disse Ovando.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores e, depois, ser sancionado pela presidência da República.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262