Região Oeste
Câmara de Cascavel deve revogar mais de 500 leis das décadas de 50 e 60
Uma comissão formada por vereadores e funcionários da Câmara de Cascavel, no oeste do Paraná, propôs a revogação de 527 das 712 leis aprovadas entre os anos de 1953 e 1969. O motivo, segundo eles, é que essas leis não fazem mais sentido ou são inconstitucionais.
Entre as que devem ser revogadas estão, por exemplo, leis que autorizavam a prefeitura a comprar um telefone para emprestar a um colégio particular, que permitiam que o prefeito vendesse quatro pneus e três câmaras de ar e até a proibição de comércios de madeira na Avenida Brasil.
O trabalho de revisão que começou no ano passado vai passar um pente-fino nas mais de 7 mil leis do município. A quantidade analisada até maio representa cerca de 10% desse total.
Agora, os vereadores vão apresentar um projeto de lei para eliminar as normas sem validade e também farão um projeto de decreto para extinguir aquelas consideradas inconstitucionais e ainda vão encaminhar um ofício para a prefeitura pedindo informações sobre a aplicação de determinadas leis.
Região Oeste
Sanepar promove limpeza de 16 quilômetros de rede de esgoto em Foz do Iguaçu
.
Equipes da Sanepar realizaram nos dois primeiros meses deste ano o trabalho de desentupimento e limpeza de 16,6 quilômetros de rede coletora de esgoto instalada em Foz do Iguaçu. Até o fim do ano, serão vistoriados 80 quilômetros de tubulação em diversos bairros da cidade. O total da rede é bem maior, cerca de 1,2 mil quilômetros, o corresponde à distância entre Foz e Buenos Aires, na Argentina.
A limpeza é feita com a ajuda de um caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas, que são aberturas na calçada ou na rua que permitem o acesso à rede. Os profissionais retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes.
desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o coordenador de Redes da Sanepar, Marcos Simoni.
Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. Os materiais mais comuns encontrados são restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto.
O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material.
-
Curitiba6 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Norte do Estado4 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba2 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Política Paraná6 dias ago
Candidatura de Renato Freitas pode atrapalhar Carol Dartora
-
Política Paraná6 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Curitiba2 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Paraná6 dias ago
Setor de serviços cresceu 3,9% até novembro de 2024
-
Polícial6 dias ago
Adolescente é executado na barbearia