Economia
Brasil e Índia terão visto eletrônico para negócios e ampliam acordo de preferências tarifárias
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), três resultados relevantes da missão oficial que lidera esta semana na Índia.
O comércio entre Brasil e Índia está crescendo. O ano passado foi 12 bilhões de dólares. Este ano pode chegar a 15 bilhões de dólares. A exportação da Índia para o Brasil cresce mais de 30% este ano e poderemos rapidamente chegar a 20 bilhões de dólares”
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
PREFERÊNCIAS TARIFÁRIAS – Alckmin e o ministro de Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, anunciaram a ampliação do Acordo de Preferências Tarifárias Mercosul-Índia. O vice-presidente explicou que a versão atual cobre em torno de 450 linhas tarifárias, mas chegou-se a um cronograma de ampliação para diversificar produtos com tarifa reduzida. A perspectiva de expansão é esperada pelas empresas brasileiras presentes no mercado indiano ou que exportam para ele.
20 BILHÕES – “Hoje temos um acordo de preferência tarifária que cobre um número de linhas tarifárias pequeno. Então, podemos aprofundar, ampliar essas linhas tarifárias para ter preferência nas vendas”, disse Alckmin. “O comércio entre Brasil e Índia está crescendo. O ano passado foi 12 bilhões de dólares. Este ano pode chegar a 15 bilhões de dólares. A exportação da Índia para o Brasil cresce mais de 30% este ano e poderemos rapidamente chegar a 20 bilhões de dólares”, projetou.
VISTO ELETRÔNICO – O vice-presidente também anunciou que o Brasil passará a emitir visto eletrônico de negócios para a Índia. “Quero trazer uma boa notícia que é o visto eletrônico. Toda a área de negócios, consultoria terá visto eletrônico aqui na embaixada em Nova Delhi e no consulado em Mumbai”, anunciou Alckmin.
PETROBRAS – O vice-presidente também destacou a área de energia. “A Petrobras assina hoje um contrato para fornecimento de mais 6 milhões de barris de petróleo para a Índia. E está lançando 18 blocos offshore para a exploração de petróleo no Brasil, na Bacia de Santos e na Bacia de Campos. É recorde. Então são 18 blocos no ano que vem e um número muito maior ainda em onshore, em terra”, disse.
FIOCRUZ – Alckmin ressaltou que será anunciado ainda acordo na área de saúde, com a chegada do ministro Alexandre Padilha a Nova Délhi. “Queremos ampliar a nossa parceria na saúde e na indústria ligada à saúde. E chega nesta sexta-feira o ministro da saúde do Brasil, porque podemos ampliar também na área da indústria farmacêutica e vacinas”, disse Alckmin.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Economia
Nota MDIC – Reunião de Trabalho sobre negociação entre Brasil e EUA
Dando prosseguimento às negociações entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, foi realizada neste sábado (13/06) reunião virtual de trabalho entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e o Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Jamieson Greer. Pelo lado brasileiro participaram também os Embaixadores Audo Faleiro e Mauricio Lyrio, e a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres.
O ciclo de reuniões prosseguirá e na próxima semana deverá ocorrer outra reunião no nível técnico, a exemplo da realizada na última quinta-feira, 11 de junho, entre representantes do MDIC, do MRE e do USTR.
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
Paraná7 dias agoAlunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA
-
Esportes7 dias agoSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
Agro6 dias agoCom custos em alta, eficiência passa a definir competitividade no agro
-
Esportes6 dias agoAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
Polícial5 dias agoPMPR prende homem por tráfico de drogas e receptação de veículos furtados em Maringá
-
Esportes7 dias agoEndrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
Paraná6 dias agoJornada de inovação da Unicentro conta com estudantes, pesquisadores e startups
-
Agro4 dias agoDia dos Namorados impulsiona floricultura no Brasil: criatividade em buquês deve elevar vendas em até 8%
