Connect with us


Paraná

Biblioteca Pública do Paraná inaugura Estante Afro — Maria Águeda com mais de 500 livros

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) inaugurou neste sábado (2) a “Estante Afro — Maria Águeda”, com mais de 500 títulos de livros de autores negros, doados pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio do escritor e ativista Kandiero, idealizador do Instituto. As obras vão incorporar o acervo atual da biblioteca, que possui aproximadamente 750 mil itens.

Ao abrir a cerimônia de inauguração, o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, ressaltou que o ato é o início da construção do acervo. “Continuaremos recebendo doações. Esta ação representa o caráter democrático da instituição, sendo uma das poucas bibliotecas do Brasil a possuir um acervo totalmente dedicado à literatura negra”, afirmou.

Kandiero, responsável pela intermediação da doação do acervo, disse considerar este lançamento um momento histórico e que, de certa forma, coroa os 20 anos de ensino da história e cultura afro no currículo escolar. “Aos poucos vamos rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso”, disse ele. “Próximo do fim da década dos afrodescendentes (2015-2024), proposto pela ONU, cujo tema é justiça, reconhecimento, desenvolvimento e enfrentamentos discriminações múltiplas e agravadas, a Biblioteca Púbica do Paraná dá este passo e contribui com a valorização e visibilidade da presença negra e da cultura afro no Paraná”, ressaltou o ativista e editor à frente do Centro Cultural Humaitá.

Leia mais:  MPPR recomenda e Município de Curitiba encaminha projeto de lei que revoga participação de vereadores em Conselho Municipal de Transportes

Houve uma apresentação musical com Rubia Divino e Klüber, com repertório do álbum “Transborda”, da cantora. Bruno Leonardi, responsável pela Seção de Documentação Paranaense da BPP; Edicelia Souza, Kandiero e Rosane Arminda Pereira, todos ligados a movimentos afros, participaram de uma mesa-redonda sobre a importância desta ação.

O público, formado por professores, líderes de instituições e movimentos negros, ressaltou a importância de um debate voltado à cultura afro, além de espaços educativos e culturais que destaquem a produção negra. 

O evento foi finalizado com o Sarau das “Marias”, composto por Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira, Rosilda de Fátima Schimanski Taborda e Silvana Felipe Benedito (com leitura de Pedra Felipe Benedito).

Participaram da cerimônia a professora Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial; André Avelino, diretor de Ação Cultural e Incentivo à Cultura, da Secretaria da Cultura; Angela Sarneski, da Rede Mulheres Negras – PR e Associação Laura dos Santos.

MARIA ÁGUEDA – O nome é uma homenagem à Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense.

Leia mais:  4ª Conferência Estadual de Cultura acontece em dezembro, em Foz do Iguaçu

A estante ficará no hall térreo durante 15 dias e depois será abrigada na Seção de Documentação Paranaense, localizada no segundo andar da biblioteca. Entre os livros doados estão: Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves; Brasil Afro Alto Revelado, de Miriam Alves; Os Últimos Inéditos de Prosa e Poesia, de Cruz e Souza,  e As Andorinhas, de Paulina Chiziane.

A ação conjunta com a Secretaria de Estado de Cultura promove e fortalece as pautas relacionadas à cultura negra, não só no Paraná como no Brasil. A iniciativa tem um grande simbolismo e marca uma das principais missões de uma biblioteca: ser um local de encontro comunitário acolhedor, aberto e gratuito, onde todos podem refletir, compartilhar e debater.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ – Criada em 1857, a Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores e mais importantes bibliotecas públicas do Brasil, com aproximadamente 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais multimídia. Os serviços e projetos desenvolvidos pela instituição garantem acessibilidade e diversidade, tornando o espaço um dos centros culturais públicos mais visitados do país.

SERVIÇO:

Biblioteca Pública do Paraná

Rua Cândido Lopes, 133, Centro

Curitiba/PR

3221 4900

bpp.pr.gov.br

facebook.com/bibliotecapr

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos

Published

on

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.

O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.  

Leia mais:  Câmpus de Umuarama da UEM comemora 21 anos com 800 alunos matriculados

O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. 

A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262