Agro
BDMG oferece mentoria gratuita a produtores rurais que investirem em agricultura sustentável
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) passa a oferecer mentoria gratuita para produtores rurais que contratarem linhas de crédito voltadas à agricultura regenerativa. A iniciativa é válida para operações realizadas até 30 de novembro nas linhas Bioinsumos e Solo Mais, com o objetivo de incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e de baixo carbono em Minas Gerais.
Mentoria personalizada para otimizar resultados
A consultoria terá duração de cinco meses e será conduzida por profissionais reconhecidos no mercado. As orientações serão personalizadas, levando em conta a realidade de cada projeto financiado. Além dos produtores, os técnicos das propriedades também participarão do acompanhamento, recebendo direcionamento sobre melhores práticas agrícolas.
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a iniciativa busca apoiar a transição para um modelo de produção mais sustentável.
“Essa é uma forma de potencializar a aplicação do crédito captado conosco, gerando impactos positivos tanto para o negócio quanto para o meio ambiente”, afirma Viégas Neto.
Linhas de crédito focadas em sustentabilidade
As linhas Bioinsumos e Solo Mais permitem aos produtores:
- Adquirir insumos para manejo regenerativo do solo;
- Comprar equipamentos agrícolas;
- Implantar sistemas de irrigação e unidades de produção de bioinsumos;
- Estruturar a fertilidade do solo;
- Instalar biodigestores e compostagem, entre outros projetos financiáveis.
Além disso, o BDMG aumentou de 20% para 30% o percentual do crédito que pode ser usado como capital de giro, oferecendo maior flexibilidade para que os produtores administrem os recursos conforme suas necessidades.
Benefícios sociais e ambientais
A adoção de práticas regenerativas traz impactos positivos como:
- Mitigação das emissões de gases de efeito estufa;
- Redução de custos de produção;
- Melhor aproveitamento de nutrientes e da água;
- Apoio à sustentabilidade do negócio.
O acesso ao crédito das linhas Bioinsumos e Solo Mais ocorre por meio de cooperativas de crédito parceiras, incluindo sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Ministro André de Paula participa do lançamento do Sistema Unificado de Informação, Petição e Avaliação Eletrônica
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participa, nesta terça-feira (26), às 10h, da cerimônia de lançamento do Sistema Unificado de Informação, Petição e Avaliação Eletrônica (Sispa), ferramenta criada para modernizar e integrar o processo de registro de agrotóxicos no país.
A solenidade, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), contará ainda com a participação do presidente da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Ruy Pereira; do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Safatle; e do secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf.
O sistema atende às determinações da Lei nº 14.785/2023 e permitirá maior integração, agilidade e transparência na tramitação dos processos de registro.
SERVIÇO:
Lançamento do Sistema Unificado de Informação, Petição e Avaliação Eletrônica (Sispa)
Data: terça-feira (26)
Horário: 10h
Local: Auditório Moacir Micheletto – Sede do Ministério da Agricultura e Pecuária
Informações à imprensa
[email protected]
-
Esportes6 dias agoCruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
-
Agro6 dias agoEnologia de precisão ganha espaço no Brasil e impulsiona nova era da produção de vinhos
-
Política Nacional6 dias agoMinirreforma eleitoral permite programa de recuperação fiscal para partidos políticos
-
Agro7 dias agoSenado avança em projeto que pode destravar até R$ 200 bi para produtores endividados
-
Agro6 dias agoExportações de carne bovina do Brasil batem recorde em abril, mas avanço da quota chinesa gera alerta no setor
-
Política Nacional6 dias agoMedida provisória libera financiamento para motoristas de aplicativo e taxistas
-
Brasil5 dias ago“Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio é avanço civilizatório”, destaca ministro do MJSP após comemoração dos 100 dias da iniciativa
-
Política Nacional5 dias agoDeputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis
