Polícial
Banda de Música da PMPR celebra 169 anos preservando tradição e ampliando atuação junto à sociedade
A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) completa 169 anos nesta sexta-feira (3), consolidando uma trajetória iniciada em 1857 que atravessa gerações e acompanha a própria história da corporação. Reconhecida como uma das mais antigas bandas militares em atividade no Brasil, a unidade preserva a tradição musical da Instituição ao mesmo tempo em que amplia sua presença em eventos culturais, cívicos e comunitários em todo o Estado.
Ao longo de quase dois séculos, a Banda participou de momentos históricos que marcaram o Paraná e o país. O grupo contou com oito músicos na Guerra do Paraguai, participou da recepção ao imperador Dom Pedro II, em 1881, e recebeu, em 1959, o título de melhor Banda de Música do Brasil. A história também é preservada por meio de obras tradicionais, como o Hino da PMPR, a Canção 10 de Agosto, as canções da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e dobrados históricos como coronel Dulcídio e coronel Sarmento.
Mais do que cumprir o papel cerimonial nas solenidades militares, a Banda consolidou sua atuação como instrumento de aproximação entre a Polícia Militar e a população. Nos últimos anos, esteve presente em grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, como o Verão Maior Paraná, levando apresentações gratuitas a milhares de pessoas no litoral. Também realizou iniciativas de caráter social, como a live especial em homenagem ao Dia das Mães, transmitida do Jardim Botânico de Curitiba durante a pandemia, e o concerto realizado para crianças em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe em comemoração ao Dia das Crianças.
A diversidade do repertório é uma das marcas do grupo. Conforme a finalidade de cada evento, as apresentações conciliam hinos e dobrados militares com obras sinfônicas, músicas populares e repertórios contemporâneos. A proposta é preservar a tradição da Banda sem deixar de dialogar com diferentes públicos e aproximar cada vez mais a instituição da sociedade paranaense.
Cada apresentação é resultado de um planejamento que envolve escolha do repertório, cronograma de ensaios, preparação técnica dos músicos e organização logística. Os integrantes ingressam na Banda por meio de processo seletivo específico, passam por avaliações técnicas e mantêm uma rotina permanente de aperfeiçoamento, com estudos individuais, ensaios e capacitações para garantir o elevado padrão artístico do grupo.
“A Banda de Música da Polícia Militar representa muito mais do que uma tradição centenária. Ela preserva a história da nossa Corporação, fortalece os valores institucionais e aproxima a Polícia Militar da população por meio da cultura e da música, levando emoção, civismo e cidadania a cada apresentação”, afirmou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
Segundo o maestro da banda, capitão Jeferson Cardoso, manter viva uma história de quase dois séculos exige constante renovação. “O principal desafio é manter a excelência artística, renovar repertórios, investir na formação dos músicos e preservar a identidade histórica da Banda diante das transformações da sociedade.” Para ele, celebrar os 169 anos da unidade representa “renovar o orgulho de fazer parte dessa história, valorizando uma tradição dedicada à cultura, à música e à representação da Polícia Militar do Paraná”.
Entre dobrados militares, concertos populares e apresentações em eventos públicos, a Banda chega aos 169 anos renovando uma tradição que atravessou diferentes épocas. A cada nova apresentação, acrescenta mais um capítulo a uma história construída há quase dois séculos e que continua presente na memória de milhares de paranaenses.
Centro de Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR
Polícial
PMPR prende quatro pessoas e recupera veículo furtado em desmanche de Umuarama
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), prendeu quatro pessoas e recuperou um carro furtado na tarde de quinta-feira (2), durante uma ação realizada em Umuarama.
As equipes receberam informações de que um VW/Jetta, furtado na noite anterior em Campo Mourão, estaria escondido em um barracão na cidade. Ao verificar a denúncia, os policiais encontraram o veículo parcialmente desmontado no interior do imóvel.
No local, quatro homens foram flagrados realizando o desmonte do automóvel. Durante a abordagem, eles informaram que o carro havia sido levado ao barracão na noite anterior e alegaram desconhecer sua origem ilícita.
Os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com o veículo recuperado, à Delegacia da Polícia Civil de Umuarama para os procedimentos de polícia judiciária. O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 260 mil.
Fonte: Polícia Militar PR
-
Agro5 dias agoNovo acesso
-
Brasil4 dias agoAVISO DE PAUTA
-
Esportes5 dias agoPalmeiras goleia o Santos por 3 a 0 e encaminha classificação à semifinal da Copa do Brasil
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde prorroga permanência de médicos especialistas até fevereiro de 2027 em todo o país
-
Esportes6 dias agoPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
Educação6 dias agoIdeb: São Paulo inicia análise de resultados nas redes
-
Educação7 dias agoIdeb: Rio Grande do Sul inicia análise de resultados nas redes
-
Paraná5 dias agoMPPR identifica novas vítimas de homem denunciado por estupro de vulnerável em Fazenda Rio Grande e divulga novamente canais para denúncias
