Paraná
Atuação do MPPR leva Rio Bonito do Iguaçu a contratar serviços veterinários para cães e gatos em situação de rua, cujo número aumentou após tornado
Como resultado de tratativas conduzidas pelo Ministério Público do Paraná, o Município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, deflagrou processo para contratação de serviços veterinários voltados a cães e gatos em situação de abandono. A presença de animais nas ruas da cidade aumentou consideravelmente após o tornado ocorrido em 7 de novembro de 2025, que atingiu cerca de 90% do município, causando cinco mortes e danos a inúmeros prédios públicos e residências.
Áudio do Promotor de Justiça Bruno Rinaldin
As negociações com a prefeitura foram coordenadas pelas Promotorias de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul, que atende o município, buscando o estabelecimento de uma política pública para a área. O edital para a contratação dos serviços recebe propostas até o próximo dia 18 de fevereiro e prevê investimento de R$ 917.032,15 para a prestação de serviços veterinários variados.
Saúde Pública – No edital, a prefeitura justifica a necessidade de implementação de políticas eficazes de controle populacional e de assistência à saúde de cães e gatos, principalmente após o tornado, em função do “crescimento desordenado da população de animais errantes”, com impactos diretos na saúde pública, devido ao aumento do risco de transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), como raiva, leishmaniose e esporotricose.
Entre os serviços veterinários a serem contratados constam castração e microchipagem, exames, higienização e internamento, procedimentos ambulatoriais, procedimentos de urgência e emergência, cirúrgicos e não cirúrgicos, em cães e gatos, a fim de promover o bem-estar animal. O edital também menciona que o município não possui hospital veterinário próprio com estrutura de alta complexidade, necessitando contratar empresa em condições de oferecer os tratamentos elencados.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
Paraná
Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro
A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:
O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.
O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.
Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes7 dias agoPalmeiras perde a liderança após empate sem gols com o Botafogo
-
Agro6 dias agoMatopiba desponta como nova fronteira da produtividade no Brasil
-
Esportes7 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
-
Agro6 dias agoIndependência ou morte: Brasil alimenta o mundo, mas ainda depende do exterior
-
Política Nacional3 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Brasil7 dias agoMPA participa da 3ª Cúpula da Pesca de Pequena Escala em Roma
-
Esportes4 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
Esportes7 dias agoFlamengo vence o Remo por 1 a 0 e assume liderança provisória do Brasileirão
