Connect with us


Paraná

Atingida por quedas de barreira, Estrada da Graciosa ainda tem obras em andamento

Publicado em

Após a conclusão das obras emergenciais no km 39 e km 41 da BR-277, a Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL) concentra os esforços de recuperação da Estrada da Graciosa, também atingida por queda de barreira após as fortes chuvas do final do ano passado.

São quatro quilômetros com obras em andamento, sendo que no km 7, onde chegaram a ser registrados rachaduras e afundamento da pista, já foram concluídos os serviços de injeção de nata de cimento (jet grouting) para estabilizar o talude, e agora está em andamento a perfuração e injeção de tirantes na cortina de contenção do local. Esse ponto, considerado o mais crítico, deve ser o primeiro a ser entregue.

No km 8 foi concluído o grampeamento de solo no topo do talude danificado, e estão avançando os serviços de perfuração e grampeamento no talude próximo à pista, além de serviços de terraplenagem do local danificado. Este quilômetro é o único que conta com frente de trabalho noturna, visando dar maior celeridade aos serviços no local, atingido por novos escorregamentos de material em meses recentes, ainda que de menor porte em relação ao primeiro.

Leia mais:  Paraná terá maior crescimento da produção agrícola entre estados do Sul e Sudeste em 2025

No km 11 foi iniciada a perfuração e injeção dos grampos metálicos no talude abaixo da pista, visando conter e estabilizar a plataforma da rodovia no local.

E no km 12 está sendo concluído o grampeamento no topo do talude, em conjunto com a implantação de drenos horizontais profundos. No restante do talude danificado no local está em andamento a terraplenagem, com escavação e retaludamento do espaço.

Devido às constantes chuvas dos últimos meses, alto fluxo de veículos nos segmentos em obras e a longa distância a ser percorrida até o bota-fora do material escavado e removido, a conclusão dos serviços possivelmente deve se estender além de maio, quando estava prevista a conclusão da maior parte dos serviços de contenção.

VEÍCULOS – A rodovia permanece operando com sistema pare-e-siga entre o km 7 e km 8 e entre o km 11 e km 12, com sinalização provisória e orientação aos usuários nestes locais com pista única.

Leia mais:  Conservação: no Dia da Água, Estado restaura 16 nascentes de 11 municípios

O tráfego de veículos poderá ser bloqueado em dias com grande volume de chuvas ou devido a chuvas durante períodos prolongados, visando garantir a segurança dos usuários, uma vez que um elevado nível pluviométrico pode acarretar em novos escorregamentos. Os trabalhos também são prejudicados em todos o trecho nestas ocasiões.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Excelência ambiental: Aterro da Sanepar mantém selo internacional ISO 14.001

Published

on

Operado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Cianorte alcançou um marco de excelência ao renovar a certificação NBR ISO 14.001:2015, com registro de zero não conformidades em auditoria externa. A ISO 14.001 se refere a uma norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca o compromisso ambiental como fundamento da sua atuação em todas as áreas da Companhia. “As atividades da Sanepar são pautadas no compromisso com a conservação ambiental. A gestão dos processos é feita com respeito e cumprimento de todas normas que têm o objetivo de promover a sustentabilidade”, diz. 

O Aterro de Cianorte foi o pioneiro do Paraná e o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma empresa estatal de saneamento, a obter essa certificação internacional. “Isto significa um resultado perfeito em relação às exigências da certificação. Também demonstra a maturidade e a alta competência da gestão ambiental no local, que mantém a certificação ISO 14.001, alcançada pela primeira vez em 2013 e mantida desde então”, explicou o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RISCOS – Para Gervasoni, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Sanepar aplicado no aterro é a chave para a excelência na operação. “O SGA é o framework da Companhia, sendo essencial para a sua sustentabilidade. Sua implementação vai além dos escopos certificados, sendo um alinhamento estratégico que blinda o negócio contra riscos operacionais e fortalece nossa governança ambiental em toda a Sanepar”, detalhou o gerente.

Leia mais:  Com saldo de 11.681 vagas, Paraná liderou empregabilidade de mulheres no Sul em fevereiro

A metodologia do SGA proporciona a identificação e o gerenciamento de riscos ambientais, além de promover a conscientização dos empregados sobre a preservação ambiental. O resultado reflete diretamente a competência técnica e o empenho da equipe em zelar pela excelência operacional e pelo desenvolvimento responsável das atividades.
O desempenho foi reconhecido pelo Auditor Líder da QMS Certification, Neimar Ricardo. “O resultado de zero não conformidades nesta auditoria é de extrema importância e serve como um poderoso indicador da maturidade do SGA. Isso demonstra também, de forma inequívoca, a eficácia dos controles implementados pela Sanepar, o alto nível de excelência da equipe e a robustez do SGA do Aterro de Cianorte”, comentou Ricardo.
 

ENGAJAMENTO – Para os empregados do aterro, a manutenção da certificação ISO 14001 é garantia de que todos os processos operacionais sejam padronizados e acompanhados por sistemas de controle ambiental, em conformidade com as normas legais, promovendo segurança à população e respeito ao meio ambiente.
“Ela não apenas valida nossos padrões rigorosos de engenharia e controle ambiental, mas também assegura a prevenção contínua de contaminações, refletindo nosso compromisso com a excelência operacional”, afirmou o gerente da Sanepar que integra a alta direção do Comitê do Sistema de Gestão Ambiental do Aterro, Marcos Moretto.
Lutero Eduardo Lucio, químico responsável pela implementação do SGA no Aterro, reforça que a excelente performance na auditoria externa é mérito, em especial, da equipe operacional que trabalha no local e que conta com empregados dedicados como Marcio Benitz, Paulo Cesar Martins, José Jadir Correia Barros, Marcio Santos e Pedro Fortunato. “A excelência na gestão é resultado direto do envolvimento e da dedicação da equipe. Este resultado de zero não conformidades, após 13 anos de certificação, é um testemunho da responsabilidade e da competência”, comentou Lutero.

Leia mais:  Operação Crédito Contaminado: Receita Estadual quer recuperar mais de R$ 100 milhões em ICMS

GESTÃO DO LIXO – O aterro de Cianorte é operado pela Sanepar desde 2002, por meio de concessão entre a Companhia e o município de Cianorte. O aterro trata ainda, com contratos específicos, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios de Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Guaporema.

Além do Aterro de Cianorte, a Sanepar opera mais dois aterros no estado: em Apucarana, no Vale do Ivaí, e em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, ambos operados com a mesma metodologia de gestão ambiental. Em Cornélio Procópio, assim como em Cianorte, a Sanepar atua também na coleta dos resíduos.

CERTIFICAÇÃO – Neste ano, a auditoria externa foi realizada pela QMS Brasil, na última semana de maio, com a participação de auditores externos, dos empregados do aterro, das áreas de gestão ambiental da Sanepar e do coordenador Industrial, Ismael Vasquez.

A QMS Certification é um organismo de certificação em processos de qualidade que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262