Esportes
Ary Borges: É muito emocionante pensar em como cheguei aqui
Se setores do futebol mundial ainda não estavam familiarizados com Ary Borges, agora estão . Fazendo sua estreia na Copa do Mundo Feminina da FIFA™, a meio-campista de 23 anos foi a vencedora do Brasil, marcando três gols e marcando um na vitória por 4 a 0 sobre o Panamá.
“Eu mal podia esperar por isso, e é um sonho estar aqui jogando a Copa do Mundo”, disse Ary. “Realmente é um dos melhores dias da minha vida. Estou muito feliz com meus três gols e, acima de tudo, com o início que fizemos.”
Em um dia inesquecível, ela se tornou a primeira jogadora do Brasil – homem ou mulher – a marcar um hat-trick em sua estreia na Copa do Mundo. Nesse processo, e durante 90 minutos, ela transformou Adelaide em um pedacinho de São Luís, cidade do nordeste brasileiro onde nasceu e cresceu e em cujas praias recebeu uma educação sobre a vida e o futebol.
Borges não teve uma educação fácil. Aos 10 anos, seus pais a deixaram com a avó, quando se mudaram para São Paulo – a cidade economicamente mais produtiva do país – para melhorar a situação financeira da família.
Quando ela finalmente se juntou aos pais na cidade grande, o futebol ajudou a aproximá-los novamente. Alimentado pelo sonho de vê-la se tornar uma jogadora, o pai de Borges, Dino, percorreu São Paulo em busca de um clube onde ela pudesse realizar seu talento para o jogo.
Ele encontrou um no Centro Olímpico, que tem fama de desenvolver jovens jogadores e onde ela teve sua primeira experiência no futebol competitivo organizado. Seguiram-se passagens pelo Sport Recife, São Paulo e Palmeiras antes de uma mudança em dezembro passado para os EUA e Racing Louisville na National Women’s Soccer League (NWSL). Então veio um lugar na história da Copa do Mundo no Hindmarsh Stadium, a última parada em uma carreira cheia de idas e vindas.
“É muito emocionante para mim olhar para trás e ver tudo o que fiz para chegar até aqui”, disse um choroso Borges em campo depois. “Tem sido um dia de sentimentos mistos. “Houve sorrisos, houve lágrimas e pensei em minha família e de onde vim. É um sonho para mim estar aqui”.
Ary nunca demorou a dizer que Marta é seu maior modelo no jogo. Ela realizou o sonho de jogar ao lado de seu herói há alguns anos, mas nem ela poderia imaginar que faria tal feito com o maior jogador do Brasil de fora.
Depois de tirar uma ou duas folhinhas do livro de Marta, a meio-campista abriu espaço para seu ídolo a 15 minutos do final. Os dois compartilharam um abraço caloroso enquanto trocavam de lugar, uma indicação de quanto ‘A Rainha’ aprovou o que ela tinha visto.
“Marcar três gols na estreia não é fácil, mas ela estava em um plano diferente”, disse Marta. “Ela fez um hat-trick e deu uma assistência, então foram quase quatro. Ela ficou muito feliz e eu me senti honrado em acompanhá-la. Eu estava bem relaxado mesmo.”
Fonte: Esportes
Esportes
Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
O Palmeiras sofreu um revés neste domingo (9) ao ser derrotado pelo Mirassol por 2 a 1, no Estádio José Maria Campos Maia, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A surpreendente derrota fez com que o Verdão perdesse a folga na liderança, permitindo que o rival Flamengo igualasse a pontuação na briga pelo título.
Apesar do resultado negativo, o Palmeiras permanece no topo da tabela com 68 pontos, mantendo a primeira posição por ter uma vitória a mais (21 contra 20) que o time carioca, que venceu o Santos por 3 a 2 na mesma rodada. O Mirassol, por sua vez, alcançou a quarta colocação, somando 59 pontos e consolidando sua boa campanha.
O Jogo
A partida começou com um susto para o líder do campeonato. Logo no primeiro minuto, Gabriel, do Mirassol, aproveitou uma jogada individual de Lucas Ramon e finalizou rasteiro entre as pernas do goleiro Carlos Miguel, abrindo o placar para os donos da casa.
O Palmeiras demorou a reagir, mas aos 27 minutos, Vitor Roque protagonizou um golaço de bicicleta. Após cobrança de escanteio e um desvio de cabeça de Allan, a bola sobrou para o atacante, que emendou um lindo voleio, empatando o confronto com uma pintura.
No entanto, a alegria alviverde durou pouco. Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos, Reinaldo cobrou um lateral para a área e João Victor subiu mais alto que a defesa palmeirense para cabecear e recolocar o Mirassol à frente no marcador: 2 a 1.
Na segunda etapa, o Palmeiras pressionou em busca do empate. Aos nove minutos, Andreas Pereira cobrou uma falta que exigiu grande defesa de Walter, goleiro do Mirassol. Pouco depois, em outro escanteio, Flaco López desviou, mas Walter novamente salvou em cima da linha. O Mirassol, por sua vez, também teve chances de ampliar, como em uma cabeçada de Alesson que passou perto do gol de Carlos Miguel. Apesar da insistência do Palmeiras, o placar não se alterou, e os donos da casa celebraram a importante vitória.
Próximos confrontos
- Mirassol:
- Santos x Mirassol (34ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras:
- Santos x Palmeiras (jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 15 de novembro de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
FICHA TÉCNICA
Mirassol 2 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, Mirassol (SP)
Data: 09 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões Amarelos:
- Mirassol: José Aldo, João Victor, Walter
- Palmeiras: Andreas Pereira, Bruno Fuchs, Raphael Veiga
Gols:
- Gabriel (Mirassol), aos 1′ do 1ºT
- Vitor Roque (Palmeiras), aos 27′ do 1ºT
- João Victor (Mirassol), aos 47′ do 1ºT
Mirassol: Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; José Aldo (Neto Moura), Danielzinho e Gabriel (Shaylon); Negueba (Carlos Eduardo), Alesson (Luiz Otávio) e Cristian (Chico da Costa). Técnico: Rafael Guanaes
Palmeiras: Carlos Miguel, Khellven (Mauricio), Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Andreas Pereira (Bruno Rodrigues), Felipe Anderson (Sosa) e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Esportes
-
Polícial3 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal e estado do Rio de Janeiro alinham ações no combate ao crime organizado
-
Paraná4 dias agoEnem 2025: 195 mil estudantes do Paraná realizam a prova neste domingo
-
Educação2 dias agoRedação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira
-
Brasil2 dias agoMinistro Celso Sabino participa da abertura da Freezone e apresenta a cultura amazônica para os visitantes da COP30 em Belém (PA)
-
Paraná7 dias agoMais de 15 mil pessoas devem passar pela Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
-
Polícial6 dias agoMissão Paraná: Ponta Grossa sedia lançamento de ação integrada das forças de segurança
-
Paraná2 dias agoHistórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
